Pesquisar neste blog

domingo, 24 de setembro de 2023

Quem Faz Isso?


 

Mateus 12:21

“Em seu nome as nações porão sua esperança”.

 

A Palavra base aqui fala de Jesus, e refere-se a uma citação do profeta Isaías que, centenas de anos antes, dizia assim: “Eis o meu servo, a quem sustento, o meu escolhido, em quem tenho prazer. Porei nele o meu Espírito, e ele trará justiça às nações. Não gritará nem clamará, nem erguerá a voz nas ruas. Não quebrará o caniço rachado, e não apagará o pavio fumegante. Com fidelidade fará justiça; não mostrará fraqueza e nem se deixará ferir, até que estabeleça a justiça na terra. Em sua lei as ilhas porão sua esperança” (Isaías 42:1-4). Os termos “lei” e “nome” tinham similaridade de significados, assim como “ilhas” e “nações”.

Tanto no tempo de Isaías quanto no tempo de Jesus de Nazaré, a noção de “mundo” era muito limitada. O que era o mundo no tempo de Jesus, por exemplo? Era aquilo que podemos chamar de “mundo conhecido”. Regiões do Oriente longínquo, por exemplo, eram desconhecidas, assim como a existência das Américas era ignorada.

O que era o mundo, segundo a compreensão daquela época? Era o Oriente Médio, a própria Palestina, pequenas nações vizinhas, o Egito e parte no norte da África, a região da Ásia Menor e o sul da hoje Europa. E não passava muito disso. E todo esse “mundo conhecido” era tomado pelas influências greco-romanas. A influência grega se dava pela filosofia e conhecimentos gerais, e a romana se dava pela imposição e domínio de suas forças armadas. A Grécia dominava pela pena e Roma pela espada.

Essa era, em linhas gerais, a noção de “mundo” naquele tempo.

Mas a Palavra aqui usada como base para estas linhas aponta para mais longe. Quando fala de nações, dá uma ideia mais ampla, significando a não limitação de alcance dos ensinamentos de Jesus.

Ele mesmo enviou Seus discípulos como apóstolos (mensageiros enviados) a pregar o Evangelho a todas as nações: Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei” (Mateus 28:19-20).

E veja que interessantes são as profecias anteriores a este tempo, anunciadas muitos anos antes deste envio de Jesus se dar: O SENHOR desnudará seu santo braço à vista de todas as nações, e todos os confins da terra verão a salvação de nosso Deus (Isaías 52:10). “E todas as nações se reunirão para honrar o nome do SENHOR em Jerusalém” (Jeremias 3:17).

Temos, no entanto, que considerar mais isto: geográfica e historicamente, o envio que Jesus dá somente se torna pleno em nosso tempo, pois, hoje, se tem acesso “a todas as nações”, diferentemente daquela época, quando “todas as nações” eram somente aquelas alcançáveis pelos meios limitados de que dispunham e aquelas que eram conhecidas.

Pois bem. Havia também outra profecia nesta Palavra, quando se dizia que “em seu nome as nações porão sua esperança”. Não se trata, assim, somente de a Palavra chegar “a todas as nações”, mas estas, diante da Palavra, porem em Seu Nome toda sua esperança.

Poderíamos nos perguntar: Nos dias de hoje, em pleno século XXI, as nações de fato põem toda sua esperança em Jesus Cristo?

A resposta deve ser franca, sincera e direta: Não, não põem!

Pessoas de dentre as nações fazem isso, mas uma coletividade nacional toda, não.

O que dizer a respeito disso, de que as nações não põem toda sua esperança no Nome do Senhor?

Por fé, digo que este tempo ainda está por vir.

Chegará o tempo em que se cumprirá também esta profecia, assim como tantas outras já se cumpriram, e outras tantas também – ao lado desta – se cumprirão.

Tenho que tomar em conta outra profecia do próprio Cristo, que não pode nos passar despercebida, esta como um aviso: “Então eles os entregarão para serem perseguidos e condenados à morte, e vocês serão odiados por todas as nações por minha causa (Mateus 24:9). Sim, também as dificuldades extremas estão previstas, e o Senhor não as escondeu de ninguém. Muitas já se cumpriram desde o início da Igreja, e outras ainda estão por vir. Saibamos que nem sempre seremos amados por causa da nossa posição no Senhor. Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa, os insultarem, os perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês. Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a sua recompensa nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês” (Mateus 5:11-12). Tudo isso Jesus de Nazaré dizia aos Seus contemporâneos – e o diz a nós também.

Tudo se cumprirá, enfim!

Até lá, quero continuar mantendo-me fiel ao Senhor, ao Seu amor e a tudo o que isso representa, buscando compartilhar a Sua Palavra que, em me fazendo bem, também pode fazer bem aos outros.

E convido a você, que aqui lê, a andarmos juntos, com toda nossa esperança no Senhor!

 

É isso. Que a liberdade e o amor de Cristo nos acompanhem!

Saudações,

Kurt Hilbert

2 comentários: