Pesquisar neste blog

domingo, 3 de setembro de 2023

129 – A Queda de Jericó (Josué 5 – 6)


 

Naquela2(versículo de Josué 5) ocasião o SENHOR disse a Josué: “Faça facas de pedra I e circuncide os israelitas”. Josué3 fez facas de pedra e circuncidou os israelitas em Gibeate-Aralote.

Ele4 fez isso porque todos os homens aptos para a guerra morreram no deserto depois de terem saído do Egito. Todos5 os que saíram haviam sido circuncidados, mas todos os que nasceram no deserto, no caminho, depois da saída do Egito, não passaram pela circuncisão.

E8, depois que a nação inteira foi circuncidada, eles ficaram onde estavam, no acampamento, até se recuperarem.

Jericó1(versículo de Josué 6) estava completamente fechada por causa dos israelitas. Ninguém saía nem entrava.

Então2 o SENHOR disse a Josué: “Saiba que entreguei nas suas mãos Jericó, seu rei e seus homens de guerra. Marche3 uma vez ao redor da cidade, com todos os homens armados. Faça isso durante seis dias. Sete4 sacerdotes levarão cada um uma trombeta de chifre de carneiro II à frente da arca. No sétimo dia, marchem todos sete vezes ao redor da cidade, e os sacerdotes toquem as trombetas. Quando5 as trombetas soarem um longo toque, todo o povo dará um forte grito; o muro da cidade cairá e o povo atacará, cada um do lugar onde estiver”.

Josué fez exatamente o que Deus lhe disse e, no sétimo dia, após a sétima volta, as trombetas soaram.

Quando20 soaram as trombetas o povo gritou. Ao som das trombetas, e do forte grito, o muro caiu. Cada um atacou do lugar onde estava, e tomaram a cidade. Consagraram21 a cidade ao SENHOR III, destruindo ao fio da espada homens, mulheres, jovens, velhos, bois, ovelhas e jumentos, todos os seres vivos que nela havia.

Depois24 incendiaram a cidade inteira e tudo o que nela havia, mas entregaram a prata, o ouro e os utensílios de bronze e de ferro ao tesouro do santuário do SENHOR. Mas25 Josué poupou a prostituta Raabe, a sua família, e todos os seus pertences, pois ela escondeu os homens que Josué tinha enviado a Jericó como espiões. E Raabe vive entre os israelitas até hoje.

Naquela26 ocasião Josué pronunciou este juramento solene: “Maldito seja diante do SENHOR IV o homem que reconstruir esta cidade de Jericó: Ao preço de seu filho mais velho lançará os alicerces da cidade; ao preço de seu filho mais novo porá suas portas!”

Assim27 o SENHOR esteve com Josué, cuja fama espalhou-se por toda a região.

 

v     Para entender a história

Josué lidera os israelitas, mas Deus está sempre no comando. A batalha é um sucesso porque Josué obedece às instruções de Deus. Jericó é o “primeiro fruto” de Canaã, e a cidade inteira é oferecida em sacrifício ao Senhor. Raabe, a prostituta, é poupada, pois Deus aceita aqueles que se voltam para ele.

 

v     Curiosidades

                                      I.     Facas de pedra – Nessa época, a maioria das armas era feito de bronze. Agora que os israelitas estão prestes a tomar Jericó, toda a população masculina é novamente consagrada a Deus com facas de pedra. Na Bíblia, esse material está associado à força e à determinação de propósitos.

                                   II.     “Trombeta de chifre de carneiro” – A trombeta tradicional de Israel é chamada de “shofar”. O instrumento produz um som alto e estridente, que era usado para convocação de batalha ou chamado para culto. O “shofar” ainda hoje é usado em alguns serviços religiosos dos judeus.

                                III.     “Consagraram a cidade ao SENHOR – Os israelitas homenagearam a Deus como o arquiteto de sua vitória oferecendo-lhe os espólios de guerra. As coisas dedicadas ao Senhor são sagradas e negadas aos demais. A cidade e tudo o que havia nela foram sacrificados ao Senhor. Metais e outros objetos que não puderam ser destruídos pelo fogo foram colocados no tesouro do Senhor.

                                IV.     “Maldito seja diante do SENHOR – Hiel de Betel reconstruiu uma cidade murada em Jericó, no século IX a.C. Esse ato custou a Hiel o filho mais velho e o caçula, cumprindo-se, assim, a maldição de Josué.

 

- Jericó: Conhecida como “a cidade das palmeiras”, a Jericó do Antigo Testamento estava encravada num exuberante oásis. Escavações no local revelaram várias cidades antigas, construídas e destruídas, uma em cima da outra. Recentes testes de carbono ligam à época de Josué a destruição de uma cidade fortemente cercada por muralhas.

- A antiga Jericó: Ruínas em Tell-Es-Sultan revelam povoamentos que datam entre cerca de 9.600 a 1.400 a.C. As muralhas de Jericó foram construídas por volta de 8.000 a.C., o que a torna a mais antiga cidade murada do mundo.

- O cerco de sete dias: O número sete simboliza a perfeição e a inteireza. É recorrente durante toda a história do cerco, destacando o significado da vitória de Israel: a triunfal entrada do povo de Deus na “terra prometida”.


Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário