Pesquisar neste blog

domingo, 2 de outubro de 2022

Sou Enquanto Estou


 

João 9:5

“Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo”.

 

Fico impressionado com a simplicidade e a objetividade desta declaração de Jesus de Nazaré a respeito de Si mesmo!

Ele não tinha nenhuma dúvida a Seu respeito, a respeito de Sua missão e vida, a respeito de Quem Ele É, em e por Deus.

Jesus jamais duvidou daquilo que Ele falou!

Não é impressionante isso?

Quantas vezes nós, lá no íntimo, duvidamos ou não temos certeza do que falamos?

E por que posso dizer que Jesus nunca duvidou do que Ele disse?

Pelo fato d’Ele declarar de Si: “Eu sou a Verdade” (João 14:6).

Ora, quem diz de Si ser a Verdade, jamais fica em dúvida acerca do que diz depois de dizer isso!

Muitos mestres e filósofos, em seus caminhos existenciais, fossem religiosos ou filosóficos, buscaram a verdade e, alguns, disseram tê-la encontrado. Todos, no entanto, disseram que a encontraram fora de si e a tiveram que interiorizar, ou, no máximo, disseram que encontraram a verdade no seu interior – mas jamais alguém ousou dizer “ser” a verdade!

Assim, Jesus tinha certeza de Ser a luz do mundo.

E Ele ensinou aos discípulos dizendo que eles, enquanto unidos em amor a Ele, também seriam a luz do mundo, transferindo, assim, a Sua luz a eles, para que eles andassem iluminados e iluminando assim como Ele fazia. Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloca-se no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus” (Mateus 5:14-16).

Existe a escuridão psicológica e espiritual no mundo, fazendo com que, muitas vezes, não consigamos enxergar bem o sentido da vida, nem nosso caminho trilhado.

Mas a escuridão não resiste à luz!

A escuridão em si mesma não existe; é sempre a ausência de luz que produz as trevas.

Pela luz percebemos as coisas, o que nos cerca, vemos com clareza. A escuridão – a ausência de luz – faz com que as coisas se tornem imperceptíveis, o que nos cerca se torna incerto, vemos apenas parcialmente, com obscuridade, ou não vemos nada.

Dito isto, vejo outro ponto importante nesta declaração de Jesus: Ele diz que Ele É a luz do mundo “enquanto” está no mundo, significando dizer que tudo se condiciona ao tempo aproveitado e vivido, o presente e o aqui e agora.

“Enquanto estou no mundo” quer dizer aqui e agora, o presente, o momento, que é tudo o que há!

Assim acontece comigo e com você: só podemos ser enquanto somos, aqui e agora, no momento presente. Eu só “sou” agora. No passado eu “era”. No futuro “serei”. O “sou” é o momento infinito em si mesmo do agora, do presente.

Somente somos enquanto e quando estamos. Explico: eu só sou um apoio a quem precisa, quando estou presente, ao lado de quem precisa. Eu só sou amor, quando estou compartilhando o amor, estando com a pessoa com quem compartilho. Eu só sou alegria, enquanto meus atos demonstram a alegria, estando alegre e estando presente no ambiente onde a alegria é compartilhada.

Somente sou luz, enquanto estou no mundo da pessoa com quem desejo compartilhar a luz – que É Cristo em mim!

Hoje, aqui e agora, Jesus É a luz por nosso intermédio!

E esta é a minha oração: Que todos nós possamos ser luz – a luz de Cristo em nós! – compartilhada mutuamente, iluminando o caminho uns dos outros, enquanto estivermos aqui.

 

Por hora é isso, pessoal. Que a liberdade e o amor de Cristo nos acompanhem.

Saudações,

Kurt Hilbert

Nenhum comentário:

Postar um comentário