Pesquisar neste blog

domingo, 23 de outubro de 2022

107 – Esaú e Jacó (Gênesis 25 – 27)


 

Certa29(versículo de Gênesis 25) vez, quando Jacó preparava um ensopado, Esaú chegou faminto, voltando do campo, e30 pediu-lhe: “Dê-me um pouco desse ensopado vermelho aí. Estou faminto!” Por isso também foi chamado Edom I.

Respondeu-lhe31 Jacó: “Venda-me primeiro o seu direito de filho mais velho II”.

Disse32 Esaú: “Estou quase morrendo. De que me vale esse direito?”

Jacó33, porém, insistiu: “Jure primeiro”. Então ele fez um juramento, vendendo o seu direito de filho mais velho a Jacó.

Então34 Jacó serviu a Esaú pão com ensopado de lentilhas. Ele comeu e bebeu, levantou-se e se foi. Assim Esaú desprezou o seu direito de filho mais velho III.

Tendo1(versículo de Gênesis 27) Isaque envelhecido, seus olhos ficaram tão fracos que ele já não podia enxergar. Certo dia chamou Esaú, seu filho mais velho, e lhe disse: “Meu filho!”

Ele respondeu: “Estou aqui”.

Disse-lhe2 Isaque: “Já estou velho e não sei o dia da minha morte. Pegue3 agora suas armas, o arco e a aljava, e vá ao campo caçar alguma coisa para mim. Prepare-me4 aquela comida saborosa que tanto aprecio e traga-me, para que eu a coma e o abençoe antes de morrer IV”.

Rebeca ouviu o que Isaque dissera e, quando Esaú estava fora, preparou uma refeição com dois cabritos que Jacó lhe havia trazido. Jacó vestiu as melhores roupas do irmão e Rebeca cobriu as mãos dele com as peles dos cabritos. Ao levar a comida para o pai, Isaque perguntou qual dos filhos era ele.

Jacó19 disse a seu pai: “Sou Esaú, seu filho mais velho. Fiz como o senhor me disse. Agora, assente-se e coma do que cacei para que me abençoe”.

Isaque20 perguntou ao filho: “Como encontrou a caça tão depressa, meu filho?”

Ele respondeu: “O SENHOR, o seu Deus, a colocou no meu caminho”.

Então21 Isaque disse a Jacó: “Chegue mais perto, meu filho, para que eu possa apalpá-lo e saber se você é realmente meu filho Esaú”.

Jacó22 aproximou-se do seu pai Isaque, que o apalpou e disse: “A voz é de Jacó, mas os braços são de Esaú”. Não23 o reconheceu, pois seus braços estavam peludos como os de Esaú, seu irmão; e o abençoou.

Isaque24 perguntou-lhe outra vez: “Você é mesmo meu filho Esaú?”

E ele respondeu: “Sou”.

Então25 lhe disse: “Meu filho, traga-me da sua caça para que eu coma e o abençoe”.

Jacó a trouxe, e o pai comeu; também trouxe vinho, e ele bebeu. Então26 seu pai Isaque lhe disse: “Venha cá, meu filho, dê-me um beijo”.

Ele27 se aproximou e o beijou. Quando sentiu o cheiro de suas roupas, Isaque o abençoou, dizendo:

“Ah, o cheiro de meu filho é como o cheiro de um campo que o SENHOR abençoou. Que28 Deus lhe conceda do céu o orvalho e da terra a riqueza, com muito cereal e muito vinho. Que29 as nações o sirvam e os povos se curvem diante de você. Seja senhor dos seus irmãos, e curvem-se diante de você os filhos de sua mãe. Malditos sejam os que o amaldiçoarem e benditos sejam os que o abençoarem”.

Assim que Jacó saiu da presença do pai, Esaú retornou. Isaque tremeu violentamente ao perceber que havia abençoado Jacó, em vez do filho que amava. Esaú gritou e chorou, e jurou matar o irmão, após a morte do pai. Rebeca mandou que Jacó fugisse imediatamente para a casa de Labão, o irmão dela, que morava em Harã.

 

v     Para entender a história

Ao abençoar Jacó, Isaque cumpre a promessa de Deus a Rebeca de que o filho mais novo seria o senhor do mais velho. Apesar de Jacó obter a bênção do pai de maneira enganosa, mesmo assim, segundo os costumes da época, ela é válida. Rebeca sofre por seu papel no estratagema, pois o seu filho favorito é forçado a fugir de casa.

 

v     Curiosidades

                                      I.     Também foi chamado Edom – Edom é a palavra hebraica para “vermelho”. Esse nome lembra a descrição de Esaú, ao nascer: “O primeiro a sair era ruivo” (Gênesis 25:25). Deus disse a Rebeca que duas nações nasceriam de seus filhos. A tribo descendente de Esaú era chamada de edomitas.

                                   II.     “O seu direito de filho mais velho” – Era costume o filho mais velho herdar a maior parte das propriedades da família, por ocasião da morte do pai. Apesar de serem gêmeos, Esaú era considerado o mais velho, porque nascera antes de Jacó.

                                III.     “Esaú desprezou o seu direito de filho mais velho” – Como filho mais velho de Isaque, Esaú também herdara a aliança que Deus fez com Abraão. Rejeitando o seu direito de nascença, por uma tigela com ensopado de lentilhas, ele mostrou que não dava valor à aliança com Deus. Não era mais digno de sua herança.

                                IV.     “O abençoe antes de morrer” – No antigo Oriente Médio, bênçãos eram um compromisso legal. Em geral, eram dadas para confirmar direitos de herança, antes de uma longa viagem, ou quando alguém estava morrendo. Tabletes de escrita em argila, descobertas em Nuzi, relatam a batalha legal de um filho, porque houve testemunhas da bênção de seu pai.

 

- Armas de caça: Esaú caçava com arco e flecha. Também devia usar redes e armadilhas. Arcos eram preparados com madeira e osso, e flechas eram feitas de junco ou madeira leve, com ponta de pedra, osso ou metal. Às vezes, as pontas das flechas eram mergulhadas em venenos.

- Cerâmica doméstica: Os hebreus usavam potes de argila para cozinhar, guardar e servir comida. Água e azeite eram armazenados em jarros de argila gigantes. A cerâmica dos cananeus data do mesmo período (2000 a 1700 a.C.).

- Rebeca: Os textos hebraicos destacam o papel de Rebeca na história. Há um jogo de palavras que liga o nome Rebeca a direito de nascença (bekorah) e bênção (berakah).


Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário