Pesquisar neste blog

domingo, 9 de outubro de 2022

106 – Isaque e Rebeca (Gênesis 24 –25)


 

Abraão1(versículo de Gênesis 24) já era velho, de idade bem avançada, e o SENHOR em tudo o abençoara. Disse2 ele ao servo mais velho de sua casa, que era o responsável por tudo quanto tinha: “Ponha a mão debaixo da minha coxa I e3 jure pelo SENHOR, o Deus dos céus e o Deus da terra, que não buscará mulher para meu filho entre as filhas dos cananeus, no meio dos quais estou vivendo, mas4 irá à minha terra e buscará entre os meus parentes uma mulher para meu filho Isaque”.

O5 servo lhe perguntou: “E se a mulher não quiser vir comigo a esta terra? Devo então levar teu filho de volta à terra de onde vieste?”

“Cuidado!”6, disse Abraão. “Não deixe o meu filho voltar para lá. O7 SENHOR, o Deus dos céus, que me tirou da casa de meu pai e de minha terra natal e que me prometeu sob juramento que à minha descendência daria esta terra, enviará o seu anjo adiante de você para que de lá traga uma mulher para meu filho. Se8 a mulher não quiser vir, você estará livre do juramento. Mas não leve o meu filho de volta para lá”. Então9 o servo pôs a mão debaixo da coxa de Abraão, seu senhor, e jurou cumprir aquela palavra.

O10 servo partiu, com dez camelos do seu senhor, levando também do que o seu senhor tinha de melhor II. Partiu para a Mesopotâmia III, em direção à cidade onde Naor tinha morado. Ao11 cair da tarde, quando as mulheres costumam sair para buscar água, ele fez os camelos se ajoelharem junto ao poço que ficava fora da cidade.

Então12 orou: “SENHOR, Deus do meu senhor Abraão, dá-me neste dia bom êxito e seja bondoso com o meu senhor Abraão. Como13 vês, estou aqui ao lado desta fonte, e as jovens do povo desta cidade estão vindo para tirar água. Concede14 que a jovem a quem eu disser: ‘Por favor, incline o seu cântaro e dê-me de beber’, e ela me responder: ‘Bebe; também darei água aos teus camelos’, seja essa a que escolheste para teu servo Isaque. Saberei assim que foste bondoso com o meu senhor”.

Antes15 que ele terminasse de orar, surgiu Rebeca, filha de Betuel, filho de Milca, mulher de Naor, irmão de Abraão, trazendo no ombro o seu cântaro. A16 jovem era muito bonita.

Rebeca deu de beber aos camelos do servo e, dessa maneira, sua oração foi atendida. Ele deu à casa de Betuel e Rebeca os preciosos presentes que Abraão enviara e lhes revelou o motivo de sua viagem. Rebeca concordou em seguir com ele, para se casar com Isaque, e partiu no dia seguinte, com as suas servas.

Abraão20(versículo de Gênesis 25) gerou Isaque, o21 qual aos quarenta anos se casou com Rebeca, filha de Betuel, o arameu de Padã-Arã, e irmã de Labão, também arameu.

Isaque22 orou ao SENHOR em favor de sua mulher, porque era estéril. O SENHOR respondeu à sua oração, e Rebeca, sua mulher, engravidou. Os23 meninos se empurravam dentro dela, pelo que disse: “Por que está me acontecendo isso?” Foi então consultar o SENHOR.

Disse-lhe23 o SENHOR: “Duas nações estão em seu ventre, já desde as suas entranhas dois povos se separarão; um deles será mais forte que o outro, mas o mais velho servirá ao mais novo IV”.

Ao24 chegar a época de dar à luz, confirmou-se que havia gêmeos em seu ventre. O25 primeiro a sair era ruivo, e todo o seu corpo era como um manto de pelos; por isso lhe deram o nome de Esaú. Depois26 saiu seu irmão, com a mão agarrada no calcanhar de Esaú; pelo que lhe deram o nome de Jacó. Tinha Isaque sessenta anos de idade quando Rebeca os deu à luz.

Os27 meninos cresceram. Esaú tornou-se caçador habilidoso e vivia percorrendo os campos, ao passo que Jacó cuidava do rebanho e vivia nas tendas. Isaque28 preferia Esaú, porque gostava de comer de suas caças; Rebeca preferia Jacó.

 

v     Para entender a história

Quando Abraão envia o servo para procurar uma esposa para Isaque, espera que Deus controle o resultado. O servo confia que Deus o ajude, e encontra Rebeca, a opção perfeita em todos os sentidos. Rebeca se dispõe a deixar tudo, para se casar com um estranho numa terra distante. Todos esses atos são de fé.

 

v     Curiosidades

                                      I.     Ponha a mão debaixo da minha coxa – Essa região dos testículos era considerada a fonte do poder da procriação. Fazer um juramento dessa maneira tornava-o solene e obrigatório. O costume foi particularmente apropriado nesse caso, pois o juramento cumpriria a promessa de Deus a Abraão de que a sua linhagem descenderia de Isaque.

                                   II.     “Do que o seu senhor tinha de melhor” – Nos tempos de Abraão, um dote era um presente que o noivo dava ao pai da noiva, como compensação pela “perda” da filha. Não se tratava de pagamento, apenas mostrava o quanto ela era valorizada. A noiva também recebia um dote de seu pai, uma propriedade para iniciar o casamento como uma pessoa independente e com meios próprios.

                                III.     “Partiu para a Mesopotâmia” – A Mesopotâmia era uma terra que ficava entre os rios Tigre e Eufrates, daí o seu nome significar “entre rios”.

                                IV.     “O mais velho servirá ao mais novo” – A hostilidade entre Esaú e Jacó começou no ventre. Normalmente, o filho mais novo servia ao mais velho, que também herdava uma parte dobrada das propriedades do pai. Percebe-se, neste caso, que a “normalidade” humana nem sempre se aplica aos planos de Deus.

 

- O camelo: Domesticado desde cerca de 2.500 a.C., o camelo é excepcionalmente adequado à vida no deserto. Seus três estômagos separados conseguem conter um total de 70 litros de água, e a gordura é armazenada na corcova, para quando a comida escasseia.

- Esaú e Jacó: Esaú quer dizer “vermelho e peludo”, o que descreve a sua aparência. O nome Jacó significa “suplantador”.

- A morte de Abraão: Sara viveu até os 127 anos, mas morreu antes de Isaque se casar. Abraão teve mais seis filhos com sua concubina Quetura. Ao morrer, tinha 175 anos e foi enterrado ao lado de Sara, numa caverna que havia comprado para ser o túmulo da família (Gênesis 25:1-10).

 

Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário