Pesquisar neste blog

domingo, 25 de setembro de 2022

105 – A Prova de Abraão (Gênesis 21 –22)


O1(versículo de Gênesis 21) SENHOR foi bondoso com Sara, como lhe dissera, e fez por ela o que prometera. Sara2 engravidou e deu um filho a Abraão em sua velhice, na época fixada por Deus em sua promessa. Abraão3 deu o nome de Isaque ao filho que Sara lhe dera. Quando4 seu filho Isaque tinha oito dias de vida, Abraão o circuncidou, conforme Deus lhe havia ordenado. Estava5 ele com cem anos de idade quando lhe nasceu Isaque, seu filho.

O8 menino cresceu e foi desmamado. No dia em que Isaque foi desmamado I, Abraão deu uma grande festa. Sara9, porém, viu que o filho que Hagar, a egípcia, dera a Abraão estava rindo II de Isaque, e10 disse a Abraão: “Livre-se daquela escrava e do seu filho, porque ele jamais será herdeiro com o meu filho Isaque”.

Abraão amava Ismael e não queria mandá-lo embora. Mas Deus disse-lhe para atender Sara e prometeu proteger Hagar e Ismael. Então, Abraão lhes deu comida e um odre de água, e eles vagaram pelo deserto. Quando a água acabou e os dois estavam perto de morrer, Deus providenciou um poço e os salvou. Ismael morou no deserto e se casou com uma egípcia.

Passado1(versículo de Gênesis 22) algum tempo, Deus pôs Abraão à prova, dizendo-lhe: “Abraão!”

Ele respondeu: “Eis-me aqui”.

Então2 disse Deus: “Tome seu filho, seu único filho III, Isaque, a quem você ama, e vá para a região de Moriá IV. Sacrifique-o ali como holocausto(*) num dos montes que lhe indicarei”.

Na manhã seguinte, bem cedo, Abraão partiu com o filho Isaque e dois servos. Levou junto uma faca e lenha para o holocausto.

Disse5 ele a seus servos: “Fiquem aqui com o jumento enquanto eu e o rapaz vamos até lá. Depois de adorarmos, voltaremos V”.

Quando9 chegaram ao lugar que Deus lhe havia indicado, Abraão construiu um altar e sobre ele arrumou a lenha. Amarrou seu filho Isaque e o colocou sobre o altar, em cima da lenha. Então10 estendeu a mão e pegou a faca para sacrificar seu filho. Mas11 o Anjo do SENHOR o chamou do céu: “Abraão! Abraão!”

“Eis-me aqui”, respondeu ele.

“Não12 toque no rapaz”, disse o Anjo. “Não lhe faça nada. Agora sei que você teme a Deus, porque não me negou seu filho, o seu único filho”.

Abraão13 ergueu os olhos e viu um carneiro preso pelos chifres num arbusto. Foi lá, pegou-o e sacrificou-o como holocausto em lugar de seu filho. Abraão14 deu àquele lugar o nome de “O SENHOR proverá”. Por isso até hoje se diz: “No monte do SENHOR se proverá”.

Então19 voltou Abraão a seus servos, e juntos partiram para Berseba, onde passou a viver VI.

 

v     Para entender a história

A fé e a esperança de Abraão o sustentam durante a agonizante viagem a Moriá. Enquanto a história se desenrola, fica claro que Deus não quer que Abraão mate Isaque, mas testa o seu compromisso até o limite. A disposição de Abraão em sacrificar o filho que ama é a prova de que coloca Deus acima de qualquer coisa. Esta passagem também pré-configura o sacrifício de Jesus de Nazaré no Calvário, quando Deus não negou Seu Filho em favor da humanidade.

 

v     Curiosidades

                                      I.     No dia em que Isaque foi desmamado – Nos tempos de Abraão, a mortalidade infantil era comum. Costumava-se festejar a passagem de um bebê para a infância quando a criança completava dois ou três anos.

                                   II.     Estava rindo – A Bíblia não explica de que maneira Ismael estava rindo – zombando – de Isaque, mas o Novo Testamento interpreta as ações de Ismael como uma perseguição: “O filho nascido de modo natural perseguiu o filho nascido segundo o Espírito” (Gálatas 4:29).

                                III.     “Seu único filho” – Isaque era o filho único prometido. No Novo Testamento, a disposição de Abraão em sacrificar Isaque pode ser comparada à disposição de Deus em sacrificar o seu único Filho (João 3:16).

                                IV.     “A região de Moriá” – Moriá é uma palavra hebraica para “o SENHOR proverá”. O nome do lugar onde Isaque deveria morrer fornece uma pista da verdadeira intenção de Deus. Se Abraão coloca a sua fé em Deus, então Deus provê uma resposta para o dilema. Tradicionalmente, o monte Moriá é identificado como a colina em Jerusalém onde Salomão construiu o Templo.

                                   V.     “Voltaremos” – Abraão não diz “voltarei”, mas “voltaremos”. Ele obedece à ordem de Deus para sacrificar Isaque. Por outro lado, também acredita na promessa de Deus de que ele será o “pai de muitas nações”. Ele não questiona essa contradição. Sua fé o leva a acreditar que Deus lhe devolverá Isaque.

                                VI.     “Berseba, onde passou a viver” – A cidade foi fundada no local onde Abraão cavou um poço. Berseba significa “poço de sete”. Abraão deu sete ovelhas para o rei do lugar, com a finalidade de acertar uma disputa sobre a propriedade do poço (Gênesis 21:30).

 

(*) Um holocausto é um sacrifício totalmente queimado.

 

Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário