Pesquisar neste blog

sábado, 3 de setembro de 2022

Vida em Cristo é Interatividade



João 6:37

“Todo aquele que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei”.

 

Nesta declaração, Jesus mostra Sua interatividade com o Pai. Existe um trabalho conjunto e uma sinergia entre o Pai e o Filho – o Emanuel, o Deus conosco, a emanação divina entre os seres humanos.

Jesus mostra, tal qual revela várias vezes no Evangelho, a unicidade que existe entre Ele, como homem, e Deus, como Pai, o Criador de tudo o que é em Cristo. Ele já dizia, com todas as palavras e todos os significados: Eu e o Pai somos um (João 10:30).

Ele mostra que o resultado de tudo depende da interação entre Jesus, o Cristo, e Deus, o Pai e enviador. Jesus vai adiante, propondo uma unicidade mais ampla, quando ora: “Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles, para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. Dei-lhes a glória que me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um: eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste (João 17:20-23).

Ainda, Ele nos ensina que, para que demos frutos de vida na vida, dependemos desta interação indispensável: Deus/Cristo/ser humano/Cristo/Deus, onde o ser humano não é o centro, mas onde Deus é tudo em todos! Neste sentido, veja este ensinamento, nas palavras de Jesus: “Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma (João 15:5). E também este outro ensinamento, nas palavras do apóstolo Paulo: Porque ele “tudo sujeitou debaixo de seus pés”. Ora, quando se diz que “tudo” lhe foi sujeito, fica claro que isso não inclui o próprio Deus, que tudo submeteu a Cristo. Quando, porém, tudo lhe estiver sujeito, então o próprio Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, a fim de que Deus seja tudo em todos (1º Coríntios 15:27-28). A fim de que Deus seja tudo em todos!

Somos ensinados, na Palavra usada aqui como mote para este texto, e de forma inequívoca, clara e lúcida, que somente podemos crer em Cristo, viver por e em Cristo, obedecer e amar a Cristo, se Deus assim, por graça, nos impulsionar a tal. É Deus Quem nos acrescenta à Igreja, tal qual era nos primórdios da mesma: E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos (Atos 2:47).

E somos ensinados também que, quando assim acontece, em Cristo jamais somos rejeitados, mas acolhidos com amor imerecido. Isso se chama graça de Deus!

Jesus, falando de Si, dizia que ninguém vem ao Pai senão por Ele, e que ninguém vem a Ele senão pelo Pai: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim” (João 14:6). “Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, não o atrair; [...] Todos os que ouvem o Pai e dele aprendem vêm a mim” (João 6:44-45). Novamente, Ele enfatiza a interação Deus/Cristo/ser humano.

Dentro da Sua mensagem, sempre há o apontamento para o ser humano, enfatizando que amamos a Deus quando amamos o ser humano, e que encontramos a Ele no ser humano mais próximo de nós, e que somente no ser humano é que podemos demonstrar e compartilhar o que temos recebido de Deus, assim como Ele – Jesus – fez o tempo todo.

Veja que revelador este ensinamento: “Digo-lhes a verdade: o que vocês fizeram a alguns dos meus menores irmãos, a mim o fizeram (Mateus 25:40). “Digo-lhes a verdade: o que vocês deixaram de fazer a alguns destes mais pequeninos, também a mim deixaram de fazê-lo (Mateus 25:45).

O apóstolo João ensina algo complementar a estas palavras de Jesus: Se alguém afirmar: “Eu amo a Deus”, mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê (1º João 4:20). Aqui é enfatizado que não podemos permanecer na teoria, mas que temos que ir dela à prática, fazermos o caminho do invisível para o visível.

Sempre – e de novo – o Senhor nos mostra que a vida é interatividade total!

 

Por hora é isso, pessoal. Que a liberdade e o amor de Cristo nos acompanhem.

Saudações,

Kurt Hilbert

Nenhum comentário:

Postar um comentário