Pesquisar neste blog

sábado, 4 de junho de 2022

97 – Noé Constrói a Arca (Gênesis 6 e 7)


 

Esta9(versículo de Gênesis 6) é a história da família de Noé:

Noé era homem justo, íntegro entre o povo da sua época; ele andava com Deus. Noé10 gerou três filhos: Sem, Cam e Jafé.

Ora11, a terra estava corrompida aos olhos de Deus I e cheia de violência. Ao12 ver como a terra se corrompera, pois toda a humanidade havia corrompido a sua conduta, Deus13 disse a Noé: “Darei fim a todos os seres humanos, porque a terra encheu-se de violência por causa deles. Eu os destruirei juntamente com a terra. Você14, porém, fará uma arca II de madeira de cipreste; divida-a em compartimentos e revista-a de piche por dentro e por fora. Faça-a15 com cento e trinta e cinco metros de comprimento, vinte e dois metros e meio de largura e treze metros e meio de altura. Faça-lhe16 um teto com um vão de quarenta e cinco centímetros entre o teto e o corpo da arca. Coloque uma porta lateral na arca e faça um andar superior, um médio e um inferior”.

“E21 armazene todo tipo de alimento”. Noé22 fez tudo exatamente como Deus lhe tinha ordenado.

Então1(versículo de Gênesis 7) o SENHOR disse a Noé: “Entre na arca, você e toda a sua família, porque você é o único justo que encontrei nesta geração. Leve2 com você sete casais de cada espécie de animal puro, macho e fêmea, e um casal de cada espécie de animal impuro, macho e fêmea, e3 leve também sete casais de aves de cada espécie, macho e fêmea, a fim de preservá-las em toda a terra. Daqui4 a sete dias farei chover sobre a terra quarenta dias e quarenta noites III, e farei desaparecer da face da terra todos os seres vivos que fiz”.

E5 Noé fez tudo como o SENHOR lhe tinha ordenado.

No11 dia em que Noé completou seiscentos anos, um mês e dezessete dias, nesse mesmo dia todas as fontes das grandes profundezas jorraram, e as comportas do céu se abriram. E12 a chuva caiu sobre a terra quarenta dias e quarenta noites.

Naquele13 mesmo dia, Noé e seus filhos, Sem, Cam e Jafé, com sua mulher e com as mulheres de seus três filhos, entraram na arca. Com14 eles entraram todos os animais de acordo com as suas espécies: todos os animais selvagens, todos os rebanhos domésticos, todos os demais seres vivos que se movem rente ao chão e todas as criaturas que têm asas: todas as aves e todos os outros animais que voam. Casais15 de todas as criaturas que tinham fôlego de vida vieram a Noé e entraram na arca. Os16 animais que entraram foram um macho e uma fêmea de cada ser vivo, conforme Deus ordenara a Noé. Então o SENHOR fechou a porta IV.

 

v     Para entender a história

A história de Noé e sua arca traça um paralelo com o que viria no futuro da humanidade e que traria salvação a quem aceitasse o convite para entrar: o advento de Cristo e Sua Igreja.

 

v     Curiosidades

                                      I.     A terra estava corrompida aos olhos de Deus – Diante dos olhos de Deus, a terra estava morrendo. Ele havia confiado a sua criação à humanidade, mas as pessoas estavam levando uma vida iníqua e contaminando tudo à sua volta. Noé era isento de culpa, pois levava uma vida íntegra, respeitando Deus e sua criação. Em hebraico, seu nome significa “conforto”. Noé deveria levar conforto à terra amaldiçoada.

                                   II.     Você, porém, fará uma arca – Arca é a palavra hebraica para “caixa” ou “recipiente”. Na Bíblia, também é usada para descrever o cesto do bebê Moisés. A arca de Noé, como o cesto de Moisés, representa a salvação e a proteção de Deus.

                                III.     “Quarenta dias e quarenta noites” – Na Bíblia, o número quarenta está associado com a maioria dos poderosos atos de Deus. Aqui, o dilúvio é visto como uma história de salvação, levando a uma nova era, e não como um ato de destruição.

                                IV.     “Então o SENHOR fechou a porta” – Simbolicamente, Deus está separando os justos dos indignos.

 

- O grande Dilúvio: Há histórias de grandes inundações, em muitas culturas, por todo o mundo. Dentre elas, “O Épico Gilgamesh”, da antiga Mesopotâmia, também destaca uma arca e animais. Os deuses pagãos, nessa história, provocaram uma inundação porque vinham sendo mantidos acordados por causa do terrível ruído que as pessoas faziam.

 

Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário