Pesquisar neste blog

domingo, 19 de junho de 2022

98 – O Dilúvio e o Arco-Íris (Gênesis 7 – 9)


Quarenta17(versículo de Gênesis 7) dias durou o Dilúvio sobre a terra, e as águas aumentaram e elevaram a arca acima da terra. As18 águas prevaleceram, aumentando muito sobre a terra, e a arca flutuava na superfície das águas [...] Todos23 os seres vivos foram exterminados da face da terra [...] Só restaram Noé e aqueles que com ele estavam na arca.

Então1(versículo de Gênesis 8) Deus lembrou-se de Noé e de todos os animais selvagens e rebanhos domésticos que estavam com ele na arca, e enviou então um vento sobre a terra, e as águas começaram a baixar I.

As3 fontes das profundezas e as comportas do céu se fecharam, e a chuva parou. As4 águas foram baixando pouco a pouco sobre a terra. Ao fim de cento e cinqüenta dias, as águas tinham diminuído, e4, no décimo sétimo dia do sétimo mês, a arca pousou nas montanhas de Ararate II [...].

Passados6 quarenta dias, Noé abriu a janela que fizera na arca. Esperando7 que a terra já tivesse aparecido, Noé soltou um corvo, mas este ficou dando voltas. Depois8 soltou uma pomba para ver se as águas tinham diminuído na superfície da terra. Mas9 a pomba não encontrou lugar onde pousar os pés porque as águas ainda cobriam toda a superfície da terra e, por isso, voltou para a arca, a Noé. Ele estendeu a mão para fora, apanhou a pomba e a trouxe de volta para dentro da arca. Noé10 esperou mais sete dias e soltou novamente a pomba. Ao11 entardecer, quando a pomba voltou, trouxe em seu bico uma folha nova de oliveira III. Noé então ficou sabendo que as águas tinham diminuído sobre a terra. Esperou12 ainda outros sete dias e de novo soltou a pomba, mas desta vez ela não voltou.

No13 primeiro dia do primeiro mês do ano seiscentos e um da vida de Noé, secaram-se as águas na terra. Noé então removeu o teto da arca e viu que a superfície da terra estava seca. No14 vigésimo sétimo dia do segundo mês, a terra estava completamente seca.

Então15 Deus disse a Noé: “Saia da arca, você e sua mulher, seus filhos e as mulheres deles”.

[...]

Então18 Noé saiu da arca com sua mulher e seus filhos e as mulheres deles, e19 com todos os animais grandes, todos os animais pequenos que se movem rente ao chão e todas as aves. Tudo o que se move sobre a terra saiu da arca, uma espécie após outra.

Depois20 Noé construiu um altar dedicado ao SENHOR e, tomando alguns animais e aves puros, ofereceu-os como holocausto, queimando-os sobre o altar. O21 SENHOR sentiu o aroma agradável e disse a si mesmo: “Nunca mais amaldiçoarei a terra por causa do homem, pois o seu coração é inteiramente inclinado para o mal desde a infância. E nunca mais destruirei todos os seres vivos como fiz desta vez. Enquanto22 durar a terra, plantio e colheita, frio e calor, verão e inverno, dia e noite jamais cessarão”.

Deus1(versículo de Gênesis 9) abençoou Noé e seus filhos, dizendo-lhes: “Sejam férteis, multipliquem-se e encham a terra [...] Vou9 estabelecer a minha aliança com vocês e com os seus futuros descendentes, e10 com todo ser vivo...”

[...]

E12 Deus prosseguiu: “Este é o sinal da aliança que estou fazendo entre mim e vocês e com todos os seres vivos que estão com vocês, para todas as gerações futuras: o13 meu arco que coloquei nas nuvens IV. Será o sinal da minha aliança com a terra”.

 

v     Para entender a história

A história da Criação descreve o primeiro início, quando Deus dá ordem ao caos. O dilúvio leva o mundo de volta ao caos, mas também marca um novo início possível. Mares e terra firme, novamente, encontram o seu lugar; animais e seres humanos se alastram e recebem a bênção de Deus em uma nova criação.

 

v     Curiosidades

                                      I.     Enviou então um vento sobre a terra, e as águas começaram a baixar – O “vento” faz lembrar o “Espírito” de Deus, que “pairava sobre as águas” durante a história da Criação. Deus disse, no princípio: “Que as águas debaixo do céu sejam reunidas... e que apareça o solo seco”.

                                   II.     A arca pousou nas montanhas de Ararate – Esta história não se refere ao monte Ararate, mas às montanhas de uma região conhecida como Ararate desde o século XVI a.C. Posteriormente, tornou-se a Armênia, e a sua montanha mais alta foi, então, batizada de Ararate.

                                III.     “Uma folha nova de oliveira” – A folha de oliveira arrancada é um sinal de que Deus criou um novo mundo. O símbolo moderno da paz – uma pomba carregando um ramo de oliveira – teve sua origem nessa história.

                                IV.     “O meu arco que coloquei nas nuvens” – A palavra da Bíblia para arco-íris é a mesma para o arco que dispara a flecha. Um instrumento de guerra passa agora a ser um marco visual do compromisso assumido por Deus de nunca mais destruir todos os seres vivos.

 

- Jesus e o Dilúvio: Jesus disse aos Seus discípulos que o fim do mundo ocorreria de maneira inesperada, do mesmo modo como ocorreu com o dilúvio: “Nos dias que antecederam o dilúvio, os homens... nada sabiam do que iria ocorrer, até que veio o dilúvio e os levou a todos. Assim será...” (Mateus 24:38-39).

 

Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário