Pesquisar neste blog

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

40 – Jesus e os Humildes (Lucas 18 e 19)


 

Para9(versículo de Lucas 18) alguns que se orgulhavam de sua própria virtude e desprezavam os outros, Jesus contou esta parábola:

“Dois10 homens subiram ao Templo para orar; um era fariseu e o outro publicano. O11 fariseu se levantou I e orou a respeito de si mesmo: ‘Deus, eu te agradeço por não ser como outros homens – ladrões, malfeitores, adúlteros –, e nem como este publicano. Jejuo12 duas vezes por semana e pago o dízimo de tudo o que ganho’”.

O13 publicano, porém, ficou de pé, à distância II. Ele nem sequer erguia os olhos para o céu, mas batia no peito e dizia: ‘Deus, tenha piedade de mim, que sou pecador’”.

“Eu14 lhes digo que este homem, mais do que o outro, foi para casa justificado diante de Deus. Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado”.

As15 pessoas também estavam trazendo crianças a Jesus, para que este as tocasse. Ao verem isso, os discípulos as censuraram. Mas16 Jesus chamou a si as crianças, dizendo: “Deixem vir a mim as criancinhas III, pois o Reino de Deus pertence aos que são semelhantes a elas. Digo-lhes17 a verdade: quem não receber o Reino de Deus como uma criança, jamais entrará nele”.

Quando35 Jesus se aproximava de Jericó IV, um cego estava sentado pedindo esmola à beira da estrada V. Ao36 ouvir que a multidão passava, ele perguntou o que acontecia. Disseram-lhe37: “Jesus de Nazaré está passando”.

Então38 ele se pôs a gritar: “Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim!”

Os39 que iam adiante o repreendiam para que ficasse quieto, mas ele gritava ainda mais: “Filho de Davi, tem misericórdia de mim!”

Jesus40 parou e ordenou que o homem lhe fosse trazido. Quando ele chegou perto, Jesus lhe perguntou: “O41 que você quer que eu lhe faça?” “Senhor, eu quero ver”, respondeu ele.

Jesus42 lhe disse: “Recupere a visão! A sua fé o curou”. Na43 mesma hora ele recuperou a visão, e seguia Jesus glorificando a Deus. Quando as pessoas viram isso, também elas louvaram a Deus.

Jesus1(versículo de Lucas 19) entrou em Jericó e estava atravessando a cidade. Havia2 lá um homem rico chamado Zaqueu, chefe dos publicanos. Ele3 queria ver quem era Jesus, mas, sendo baixinho, não o conseguiu, por causa da multidão. Por4 isso, correu adiante e subiu num sicômoro VI para vê-lo, já que Jesus estava vindo por aquele caminho.

Quando5 chegou àquele ponto, Jesus olhou para cima e lhe falou: “Zaqueu, desça depressa. Quero ficar em sua casa hoje”. De6 imediato, ele desceu e recebeu-o com alegria.

Todo7 o povo viu isso e começou a murmurar: “Ele se hospedou na casa de um ‘pecador’”.

Mas8 Zaqueu levantou-se e disse ao Senhor: “Olha, Senhor! Estou dando a metade dos meus bens aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais VII”.

Jesus9 lhe disse: “Hoje houve salvação nesta casa, porque este homem também é um filho de Abraão VIII. Pois10 o Filho do homem veio para buscar e salvar o que estava perdido”.

 

v     Para entender a história

Para ilustrar a importância da humildade, Jesus recorre a situações típicas. Quem está no caminho certo não é o auto-elogioso fariseu, mas o arrependido publicano, que ora com um coração singelo. Também fez certo o chefe dos publicanos em Jericó que, sem se importar com o que os outros iriam pensar de seu gesto, subiu num sicômoro para ver Jesus. E, para entrar no Reino de Deus, ensina Jesus, as pessoas devem ser puras e confiantes como crianças.

 

v     Curiosidades

                                      I.     “O fariseu se levantou” – Os fieis podiam orar no Templo a qualquer hora do dia. As pessoas ficavam de pé e oravam em voz alta. Os judeus respeitavam a devoção dos fariseus. A crítica de Jesus ao comportamento deles chocava a todos.

                                   II.     “O publicano, porém, ficou de pé, à distância” – A sociedade judaica desprezava os publicanos por terem a fama de desonestos e por colaborarem com os romanos. Muitos consideravam tais homens impuros demais para se aproximarem de Deus.

                                III.     “Deixem vir a mim as criancinhas” – Para Jesus as crianças não são um estorvo e nem são menos importantes que os adultos. Jesus insiste em que Seus discípulos sejam receptivos a todos os membros da sociedade.

                                IV.     “Quando Jesus se aproximava de Jericó” – Jesus visitava a nova cidade de Jericó, construída por Herodes, o Grande, cerca de um quilômetro e meio ao sul das ruínas da cidade de mesmo nome citada no Antigo Testamento.

                                   V.     “Um cego estava sentado pedindo esmola à beira da estrada" – Jericó ficava numa estrada usada por romeiros a caminho de Jerusalém. Na beira do caminho e nas portas de cidades grandes, a presença de pedintes era uma cena habitual.

                                VI.     “Subiu num sicômoro” – Por causa do tronco curto e dos galhos espalhados, é fácil subir num sicômoro. Eles são freqüentemente plantados à beira da estrada, para dar sombra.

                             VII.     “Devolverei quatro vezes mais” – No tempo de Jesus, os ladrões tinham que restituir tudo o que haviam roubado e mais um quinto (lei oriunda desde o tempo de Moisés). Zaqueu mostra que o seu arrependimento supera isso de longe.

                          VIII.     “Este homem também é um filho de Abraão” – Os chefes religiosos encaravam Zaqueu como um parasita que traía a sua comunidade. Aos seus olhos, ele não era um verdadeiro judeu. Foi por isso que a multidão se chocou com a ida de Jesus à sua casa. Jesus, com esta fala, recebe o arrependido chefe local dos publicanos de volta à sociedade judaica.

 

- Fariseu: Os fariseus eram um ramo influente da comunidade religiosa judaica nos dias de Jesus. Considerados peritos em religião, os membros desse grupo acreditavam que a lei oral – ou a tradição – da fé judaica era tão autorizada e inspirada por Deus quanto a Torá, ou lei escrita. Em conseqüência, obedeciam com muito rigor as leis de Deus, bem como toda a tradição interpretativa que haviam estabelecido. A eles Jesus reservou algumas das críticas mais severas (um exemplo disso está no capítulo 23 de Mateus).

 

- Publicano: Os publicanos eram os coletores de impostos, mal vistos pelo povo por terem fama de desonestos e por trabalharem para o Império Romano, que àquele tempo, dominava sobre o povo judeu.

 

Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário