Jesus 16(versículo)
contou uma parábola:
“Certo homem estava
preparando um grande banquete e fez muitos convites. Na17 hora do
banquete, mandou seu servo dizer aos convidados: ‘Venham, pois tudo está
pronto’. Mas18 todos eles começaram
a dar desculpas I. O primeiro disse: ‘Acabei de comprar um campo
e preciso ir vê-lo...’ Falou19 outro: ‘Acabei de comprar cinco
juntas de bois e estou indo experimentá-las. Por favor, desculpe-me’. E20
outro: ‘Acabo de me casar e, por isso, não posso ir’. O21 servo
voltou e contou ao patrão. Então, o dono
da casa se zangou II e ordenou ao servo: ‘Vá depressa às ruas e
becos da cidade e traga os pobres, os
mutilados, os cegos e os coxos III’. ‘Senhor22’,
informou o servo, ‘já fiz o que mandaste, mas ainda sobram lugares’. Então23
o patrão lhe disse: ‘Saia para as estradas e sendas do campo e faça com que
todos entrem, para que a casa fique cheia. Eu24 lhe digo, nenhum
daqueles homens inicialmente convidados e que recusaram provará do meu
banquete’”.
v
Para
entender a história
Jesus alerta os
fariseus de que eles podem ser deixados fora do Reino de Deus. Esses líderes
religiosos foram chamados primeiro, pois poderiam servir de exemplo aos demais.
Eles, porém, recusaram; e os que eram menos esperados, mas que aceitaram o
convite, são bem-vindos. Também nós temos que estar alertas para não deixarmos
as coisas cotidianas serem mais importantes que o convite do Senhor, dando
desculpas esfarrapadas para não irmos ao encontro d’Ele.
v
Curiosidades
I. “Começaram a dar desculpas”
– Como o convite, inicialmente, já fora aceito, estava havendo uma quebra de
compromisso. Os convidados iniciais representam os líderes religiosos, que
defendiam em público padrões elevados que eles próprios não observavam. O servo
representa Jesus, que executa a obra de Deus na terra.
II. “O dono da casa se zangou”
– Era muito grosseiro faltar a um convite no último minuto. Nenhuma das
desculpas era sincera: nunca se comprava um campo ou um boi sem examiná-lo
antes, e os homens recém-casados eram dispensados do serviço militar, mas não
de participar das reuniões sociais formais.
III. “Traga os pobres, os mutilados, os cegos
e os coxos” – Em razão de suas deformidades, essas pessoas
– pela Lei de Moisés – estariam excluídas do Templo e de todas as reuniões
religiosas. Elas representam – naquele tempo – os judeus que são espiritual ou
socialmente marginalizados, mas que acolhem os ensinamentos de Jesus. Mesmo
pessoas de fora da comunidade judaica respondem à sua palavra e são chamadas
para o Reino de Deus. Especialmente, esse exemplo nos deixa claro que ninguém,
por sua condição pessoal, seja ela qual for, está excluso do amor e do convite do
Senhor.
Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.
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