Pesquisar neste blog

quarta-feira, 11 de novembro de 2020

38 – O Maior no Reino (Lucas 9 e Mateus 18)


  

Surgiu46(versículo de Lucas 9) entre os discípulos a discussão sobre qual deles seria o maior. Conhecendo seus pensamentos, Jesus47 pegou uma criança e colocou-a de pé a seu lado. Então48 disse a eles: “Quem acolhe esta criança em meu nome, acolhe a mim; e quem me acolhe, acolhe ao que me enviou. Pois o menor entre vocês, este será o maior”.

E3(versículo de Mateus 18) continuou: “Eu lhes asseguro que quem não se transformar e não tornar-se como uma criança I não entrará no Reino dos Céus... E5 quem acolhe, em meu nome, uma criança como esta, está acolhendo a mim. Mas6 se alguém fizer tropeçar a um desses pequeninos que creem em mim II, a este seria melhor ter uma pedra de moinho atada ao pescoço e ser lançado nas profundezas do mar. Ai7 do mundo, pelas coisas que levam as pessoas a tropeçar! Tais coisas são inevitáveis, mas ai do homem por quem elas vêm! Se8 sua mão ou seu pé o levar a tropeçar, corte-os e jogue-os fora III. É melhor entrar na vida mutilado ou aleijado do que, tendo as duas mãos e os dois pés, ser lançado no fogo eterno. E9 se o seu olho o fizer tropeçar, arranque-o e jogue-o fora. É melhor entrar na vida com um só olho do que, tendo os dois, ser lançado no fogo do inferno IV. Cuidem10 para não desprezarem um só destes pequeninos! Pois eu lhes digo que os seus anjos no céu V estão sempre vendo a face de meu Pai. O12 que vocês acham? Se um homem possui cem ovelhas VI, e uma delas se perde, não deixará as noventa e nove nos montes, indo procurar a que se perdeu? E13 se conseguir encontrá-la, ficará mais feliz com aquela ovelha do que com as noventa e nove VII que não se perderam. Da14 mesma forma, o Pai de vocês, que está nos céus, não quer que nenhum destes pequeninos se perca”.

 

v     Para entender a história

Os doze discípulos escolhidos – posteriormente enviados como apóstolos –, ficaram orgulhosos e estão discutindo acerca de seus papéis no vindouro Reino dos Céus. Para ilustrar a realidade do Reino, Jesus usa o exemplo da frágil e humilde aparência de uma criança, dizendo que eles deveriam se comportar como uma, assim como zelar com cuidado pelos mais pequeninos. Também usa a parábola da ovelha perdida, que deve ser um modelo para os discípulos. Sua missão é salvar almas perdidas. Mas, antes, os discípulos têm que lidar com seus próprios orgulhos pessoais. Para executar a vontade de Deus, eles precisam aprender a trabalhar juntos, sem que um se sobreponha a outro. Os que têm a humildade de servir aos outros, estão no caminho da verdadeira grandeza.

 

v     Curiosidades

                                      I.     “Tornar-se como uma criança” – As crianças estavam sob a responsabilidade dos pais e dos mais velhos e dependiam deles para o seu bem-estar. Os seguidores de Jesus devem adotar essa atitude, ao invés de uma auto-suficiência que crie uma barreira entre eles e Deus.

                                   II.     “Pequeninos que creem em mim” – Trata-se das pessoas que aceitam que suas vidas não têm valor sem Deus. Elas confiam em Jesus, sabendo que o melhor que têm a fazer nesta vida é viver sua doutrina.

                                III.     “Corte-os e jogue-os fora” – As palavras de Jesus não devem ser tomadas literalmente. É claro que ele não pede que nos mutilemos fisicamente, mas para dar ênfase ao que quer dizer, usa palavras fortes. Ele ensina que o pecado afasta as pessoas de Deus e, portanto, sua causa deve ser procurada e removida.

                                IV.     “Lançado no fogo do inferno” – No texto original, inferno aparece como “Gehena”, termo grego para designar uma ravina profunda, perto de Jerusalém, chamada Vale de Hinnom. Nesse vale, houve crianças sacrificadas a deuses pagãos. Até alguns reis de Judá tiveram culpa nesses ritos cruéis. No tempo de Jesus, era um depósito de lixo onde o fogo ficava sempre queimando, e onde cães reviravam o lixo à procura de restos de comida, e a disputavam entre eles, rangendo os dentes para intimidar o concorrente. Daí vem a célebre expressão “onde há fogo e ranger de dentes”.

                                   V.     “Os seus anjos no céu” – A Bíblia fala de anjos como representantes celestes de nações, igrejas e indivíduos.  Os anjos “estão sempre vendo a face de Deus”, o que corresponde a uma expressão das cortes que significa ter acesso direto ao rei. Todas as pessoas, seja qual for a sua posição social, têm sempre acesso pessoal a Deus.

                                VI.     “Se um homem possui cem ovelhas” – A imagem de um pastor cuidando de seu rebanho é freqüente na Bíblia. Ovelhas são animais indefesos que dependem de um pastor para o acesso à comida e água e a proteção de perigos. Esse relacionamento é usado para simbolizar o amor e a preocupação de Deus pela humanidade.

                             VII.     “Mais feliz com aquela ovelha do que com as noventa e nove” – Jesus se identificou com o papel de um pastor, cujo dever era velar por cada ovelha do rebanho. Ele se preocupa com a fé de cada indivíduo. Suas palavras não significam que uma ovelha seja mais importante que as demais. O que ele diz é que Deus compreende e perdoa aos que se extraviam e que há especial alegria quando eles são trazidos de volta ao rebanho.

 

Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário