Pesquisar neste blog

domingo, 9 de agosto de 2020

Há Controvérsias!



2º Timóteo 2:23
Evite as controvérsias tolas e inúteis, pois você sabe que acabam em brigas.

Havia um personagem na Escolinha do Professor Raimundo, programa televisivo estrelado pelo saudoso Chico Anysio e mais um monte de monstros do humor, chamado Pedro Pedreira, um advogado sisudo e marrento, que tinha um bordão: “Há controvérsias!”
Pois bem. No meio religioso cristão, este bordão poderia se fazer presente em cada texto de cunho teológico escrito – e mesmo em textos das Escrituras –, pois cada ramificação teológica e eclesiástica traz suas interpretações a respeito.
Vejo muitas vezes por aí controvérsias serem levantadas quanto a questões doutrinárias, catecismos, regras de usos e costumes e coisas afins. As vejo como inutilidades; é “correr atrás do vento”, como diz o escritor de Eclesiastes. Praticamente de nada aproveita.
A Bíblia é um livro de revelação, não de interpretação. Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal, pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo (2º Pedro 1:20-21). Por ela e por meio do Espírito, o Senhor nos revela a Sua Palavra. Por isso, deve ser lida em oração e comunhão.
Quando os homens resolvem interpretar a Palavra ao invés de interiorizá-la como revelação divina, surgem controvérsias. Mesmo quando o assunto era as discussões a respeito da Lei de Moisés, o apóstolo Paulo já advertia Tito a não entrar em discussões: Evite, porém, controvérsias tolas, genealogias, discussões e contendas a respeito da Lei, porque essas coisas são inúteis e sem valor. Quanto àquele que provoca divisões, advirta-o uma primeira e uma segunda vez. Depois disso, rejeite-o. Você sabe que tal pessoa se perverteu e está em pecado; por si mesma está condenada (Tito 3:9-11). Quando Paulo fala que aquele que provoca divisões, depois de advertido e não se corrigindo, deve ser rejeitado, ele não falava de rejeição da pessoa, mas das atitudes de contenda, isto é, a pessoa seguia sendo amada como um irmão em Cristo, mas se fechavam as portas para as discussões divisórias.
Dia desses vi uma pesquisa que apontava que 80% dos brasileiros alfabetizados não conseguiam interpretar um texto a contento. Imaginem isso! Então, em se tratando de textos bíblicos, quando alguém se aventura a querer interpretá-los sem o auxílio do Espírito Santo, imaginem a confusão que isso pode causar!
Devemos comparar coisas espirituais com coisas espirituais, ou seja, foi o Espírito Santo do Senhor Quem inspirou e deve ser Ele também Quem auxilia na revelação dos significados da Palavra. Temos que buscar a “mente de Cristo” para entender melhor o que é de Cristo: Delas também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito, interpretando verdades espirituais para os que são espirituais. Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente. Mas quem é espiritual discerne todas as coisas, e ele mesmo por ninguém é discernido; pois “quem conheceu a mente do Senhor para que possa instruí-lo?” Nós, porém, temos a mente de Cristo (1º Coríntios 2:13-16).
Nem mesmo os eruditos, quando falam de teologias, se entendem a respeito. No reino das interpretações encontra-se lugar para todos os devaneios!
De novo: a Bíblia não é interpretação; é revelação.
Como humanos que somos, sempre poderemos discordar sobre determinados temas, inclusive os cristãos. Então eu trago comigo uma regrinha básica para tratar com isso: Se há dez pontos com relação às coisas da fé cristã, vamos fatalmente concordar em seis ou sete. Trabalho em cima destes, para fomentar a comunhão e a harmonia. Quanto aos três ou quatro pontos discordantes, deixo que o tempo, o amor de Cristo e a Sua paz nos tragam as respostas. Pronto.
Todos nós que alcançamos a maturidade devemos ver as coisas dessa forma, e, se em algum aspecto vocês pensam de modo diferente, isso também Deus lhes esclarecerá. Tão-somente vivamos de acordo com o que já alcançamos (Filipenses 3:15-16).
Bem dizia Paulo, escrevendo a seu pupilo Timóteo: Não entre em discussão teológica; só dá briga! Fique na paz!

Por hora é isso, pessoal. Que a liberdade e o amor de Cristo nos acompanhem.
Saudações,
Kurt Hilbert

Nenhum comentário:

Postar um comentário