Pesquisar neste blog

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

28 – Jesus Alimenta a Multidão (Mateus 14)



Quando13(versículo) soube do acontecido, ele se afastou de barco I para um lugar solitário. Ouvindo isso, o povo o seguia a pé, deixando as cidades. Quando14 Jesus desembarcou e viu uma enorme multidão, teve pena deles e curou seus doentes.
Como15 a noite se aproximava, os discípulos foram a ele e disseram: “Este é um lugar deserto e já está ficando tarde. Manda a multidão embora, assim eles poderão ir para as aldeias e comprar comida”.
Jesus16 respondeu: “Eles não precisam ir embora. Deem vocês algo a eles para comer”.
“Só17 temos aqui cinco pães e dois peixes”, responderam eles.
“Tragam-nos18 aqui para mim”, disse ele. E19 ordenou que o povo se sentasse na grama. Tomando os cinco pães e os dois peixes e olhando para o céu, deu graças e partiu os pães. Então, entregou-os aos discípulos e estes os distribuíram ao povo. Todos20 comeram e ficaram satisfeitos, e os discípulos encheram doze cestos com os pedaços II que sobraram. O21 número dos que comeram era cerca de cinco mil homens III, fora mulheres e crianças.
Em22 seguida, Jesus mandou os discípulos entrarem no barco e seguirem adiante para a outra margem, enquanto ele dispensava a multidão.

v     Para entender a história
Nas aglomerações, Jesus é o anfitrião; ele cuida das necessidades físicas e espirituais da multidão. Interessante notar que ele multiplicou os pães e peixes, mas quem os distribuiu à multidão foram seus discípulos. O mesmo ocorre hoje, onde a bênção está no Evangelho de Cristo, mas quem tem a incumbência de divulgá-lo somos nós, os que seguimos a Cristo.

v     Curiosidades
                                      I.     “Ele se afastou de barco” – Quando soube que Antipas, o governador da Galileia que matara João Batista, estava preocupado com sua popularidade, Jesus se afastou para um lugar deserto. Os discípulos acabavam de voltar de sua primeira missão e Jesus queria se concentrar na sua preparação, longe da multidão e dos problemas políticos.
                                   II.     “Os discípulos encheram doze cestos com os pedaços” – Jesus respeitava a tradição judaica que considerava o pão uma dádiva de Deus que não devia ser desperdiçada. Os cestos de sobras deram aos discípulos a prova material dos poderes divinos do seu mestre.
                                III.     “Cinco mil homens” – A multidão comendo junta simbolizava a unidade da nova comunidade em torno do Messias.

Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário