Pesquisar neste blog

quarta-feira, 12 de agosto de 2020

26 – A Morte de João Batista (Mateus 14)



Na3(versículo) ocasião, Herodes mandara prender João, acorrentá-lo e colocá-lo no cárcere por causa de Herodias I, mulher de seu irmão Filipe, pois4 João andara dizendo a ele: “Não te é lícito tê-la contigo”. Herodes5 queria matar João, mas temia o povo, que o considerava um profeta.
No6 aniversário de Herodes, a filha de Herodias dançou para eles e Herodes gostou tanto que7 prometeu sob juramento que lhe daria qualquer coisa que ela pedisse. Induzida8 por sua mãe, ela disse: “Dá-me aqui, numa travessa, a cabeça de João Batista”.
O9 rei ficou perturbado, mas, em razão do seu juramento e da presença das visitas, ordenou que o pedido fosse atendido e10 mandou que João fosse decapitado na prisão II. Sua11 cabeça foi trazida numa travessa e entregue à moça, que a levou à sua mãe. Os12 discípulos de João vieram, levaram o seu corpo e o enterraram. Então, eles foram contar a Jesus.

v     Para entender a história
A morte de João marca o começo de uma nova fase na vida pública de Jesus – ele começa a “treinar” seus discípulos na prática, enviando-os a pregar.

v     Curiosidades
                                      I.     “Por causa de Herodias” – Herodias era neta de Herodes, o Grande. Ela primeiro se casou com seu tio Filipe, e tiveram uma filha, Salomé. Abandonou Filipe para se casar com o irmão dele, Herodes Antipas. Este segundo casamento era contrário às leis do Antigo Testamento, daí as críticas de João Batista.
                                   II.     “Decapitado na prisão” – João foi encarcerado em Maqueronte, uma fortaleza distante, na fronteira da Pereia com a Nabateia. Herodes passava algum tempo lá porque temia um ataque do rei nabateu, cuja filha havia sido a sua primeira mulher.

Rei Herodes: Herodes Antipas era filho de Herodes, o Grande, e herdara uma parte do reino do seu pai. Antipas não era propriamente um rei, mas um tetrarca, que governou a Galileia e a Pereia de 4 a.C. a 36 d.C. Rei Herodes era a sua denominação popular.

Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário