Pesquisar neste blog

quarta-feira, 5 de agosto de 2020

25 – Mais Forte Que a Doença e a Morte (Marcos 5)



Quando21(versículo) Jesus tornou a cruzar de barco para a outra margem I, juntou-se uma grande multidão enquanto ele estava no lago. Então22, um dos chefes da sinagoga II, chamado Jairo, apareceu lá. Vendo Jesus, ele caiu aos seus pés, e23 lhe suplicou: “Minha filhinha está morrendo. Por favor, vem e coloca tuas mãos sobre ela, para que seja curada e viva”. Jesus24 foi com ele.
Uma grande multidão o seguia e o comprimia. E25 estava lá uma mulher que padecia de fluxo de sangue III por doze anos. Ela26 havia sofrido muito, sob o cuidado de muitos médicos, e gastara tudo o que tinha, mas, em vez de melhorar, piorava. Quando27 ouviu sobre Jesus, seguiu-o na multidão e tocou seu manto IV, pois28 pensava: “Se eu apenas tocar suas roupas, já serei curada”. Na29 mesma hora, seu sangue estancou e ela sentiu no corpo que estava livre do seu mal.
Jesus30 logo notou que uma força saíra dele. Voltou-se no meio da multidão e perguntou: “Quem tocou em meu manto?”
“Vês31 o povo amontoado junto de ti”, responderam os discípulos, “e ainda perguntas: ‘quem me tocou?’”
Mas32 Jesus continuou olhando em torno para ver quem o tinha feito. Então33, sabendo o que lhe sucedera, a mulher veio, prostrou-se aos seus pés e, tremendo de medo, contou toda a verdade. Ele34 lhe disse: “Filha, tua fé te curou. Vai em paz e fica livre do teu sofrimento”.
Enquanto35 Jesus ainda falava, chegaram alguns homens da casa de Jairo, o chefe da sinagoga. “Tua filha morreu”, disseram. “Para que continuar incomodando o mestre?”
Sem36 tomar conhecimento do que eles diziam, Jesus disse ao chefe da sinagoga: “Não temas; apenas creia”.
Ele37 não permitiu que ninguém o seguisse, exceto Pedro, Tiago e João, o irmão de Tiago. Ao38 chegarem à casa do chefe da sinagoga, Jesus viu uma grande comoção, com pessoas chorando e se lamentando V.
Ele39 entrou e lhes disse: “Por que todo esse tumulto e lamento? A criança não está morta, apenas dorme”. E40 riram dele.
Depois de fazer todos saírem, ele chamou o pai, a mãe e os discípulos que o acompanhavam e entrou no lugar onde estava a criança. Pegou-a41 pela mão e lhe disse: “Talita cumi!” – que significa: “Menina, levanta-te!”.
Imediatamente42, a menina se levantou e passou a andar – ela tinha doze anos. Ficaram todos muito atônitos. Ele43 deu ordens estritas de não deixarem ninguém saber daquilo e lhes mandou darem algo de comer à menina.

v     Para entender a história
Os milagres dessa história mostram que o poder da fé pode vencer a doença e a morte. A mulher crê que bastará tocar Jesus para sarar, e sua fé é recompensada. Jesus lhe diz: “Tua fé te curou”. Jairo sabe que sua filha morreu. Jesus lhe diz: “Apenas creia”, e traz a criança de volta à vida.

v     Curiosidades
                                      I.     “Cruzar de barco para a outra margem” – Jesus e seus discípulos deixaram a região de Decápolis e cruzaram o lago rumo à Galileia, ao norte.
                                   II.     “Um dos chefes da sinagoga” – A administração da sinagoga costumava caber a um leigo, que cuidava do prédio e organizava os serviços religiosos.
                                III.     “Padecia de fluxo de sangue” – A doença da mulher tornava a sua vida péssima. Ela não podia se casar, nem mesmo ter vida social, pois o fluxo de sangue a levava a ser considerada impura, segundo as leis judaicas.
                                IV.     “Tocou seu manto” – O Evangelho de Mateus diz que a mulher “tocou a borda do seu manto”. Em atenção aos mandamentos de Deus (Números 15:38), Jesus usava franjas na borda do manto. Muitos artistas o pintaram usando um manto azul, cor que representa o céu e simboliza “esperança”.
                                   V.     “Pessoas chorando e se lamentando” – Quando alguém morria, esperava-se que família e amigos expressassem sua tristeza com uma demonstração pública de dor. Como em todas as culturas do Oriente Médio, o enterro era feito em 24 horas. Muitas famílias contratavam tocadores de flauta e carpideiras profissionais. Mateus (9:23) registrou: “Jesus viu os tocadores de flauta e as multidões barulhentas”. O período de lamentação durava sete dias.

Flautas: Por produzir um som agudo e plangente, a flauta de junco era tocada durante o período de lamentação.

Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário