Pesquisar neste blog

domingo, 5 de julho de 2020

21 – O Sermão da Montanha (Mateus 5, 6 e 7)



Ao1 (versículo de Mateus 5) ver as multidões, ele subiu à encosta de um monte e se sentou I. Seus discípulos se aproximaram, e2 ele começou a lhes ensinar, dizendo:
Bem-aventurados3 II os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos Céus. Bem-aventurados4 os que choram, pois serão consolados. Bem-aventurados5 os humildes, pois herdarão a terra. Bem-aventurados6 os que têm fome e sede de justiça, pois serão saciados. Bem-aventurados7 os misericordiosos, pois obterão misericórdia. Bem-aventurados8 os puros de coração, pois verão a Deus. Bem-aventurados9 os que promovem a paz, pois serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados10 os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos Céus. Bem-aventurados11 serão vocês quando, por minha causa, os insultarem, perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês. Alegrem-se12 e exultem, porque grande é a sua recompensa no céu, pois da mesma forma perseguiram os profetas antes de vocês”.
Vocês13 são o sal III da terra. Mas, se o sal perde o seu sabor, como restaurá-lo?... Vocês14 são a luz IV do mundo. Uma cidade sobre um monte não pode ficar escondida. E15 nem as pessoas acendem uma lâmpada para colocá-la debaixo de uma tigela. Elas a colocam no candeeiro, para iluminar a todos os que estão na casa. Assim16, que também a luz de vocês brilhe diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem o Pai de vocês, que está nos céus”.
“Não17 pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas V; não vim abolir, mas cumprir. Digo-lhes18 a verdade: enquanto existirem céus e terra, não desaparecerá da Lei a menor letra, nem o menor traço, até que tudo seja cumprido. Quem19 transgredir o menor desses mandamentos e ensinar assim aos outros será considerado menor no Reino dos Céus, mas quem os pratica e ensina será chamado grande no Reino dos Céus. Pois20 eu lhes digo que se a justiça de vocês não for muito superior à dos fariseus e mestres da lei, de modo nenhum entrarão no Reino dos Céus...”
Jesus deu alguns exemplos de como seguir o espírito da Lei. Se era verdade que homicídio e adultério eram ilegítimos, também estava errado cultivar os pensamentos pecaminosos que levavam a tais atos. Ele explicou que por vezes a Lei fora mal interpretada.
“Vocês38 ouviram o que foi dito: ‘Olho por olho, dente por dente VI. Mas39 eu lhes digo: não resistam à pessoa má. Se alguém lhes bater na face direita, ofereçam também a outra. E40 se alguém processá-lo e tirar-lhe a túnica, deixe que leve também a capa...”
“Vocês43 ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo’. Mas44 eu lhes digo: amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, para45 que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus... Sejam48 perfeitos, como perfeito é o Pai celestial de vocês”.
“Cuidem1 (versículo de Mateus 6) para não praticarem as suas ‘boas obras VII diante dos homens, a fim de serem vistos por eles. Se fizerem isso, vocês não terão nenhuma recompensa do Pai celestial”.
“Ao2 ajudarem os necessitados, não o anunciem com trombetas, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas a fim de serem admirados pelos homens... Para3 que a ajuda de vocês permaneça secreta, não4 deixem que a sua mão esquerda saiba o que faz a direita...”
“E5, ao orarem, não façam como os hipócritas VIII, que gostam de orar em pé nas sinagogas e nas esquinas, para serem vistos... Mas6, ao orarem, entrem em seu quarto, fechem a porta e orem ao Pai de vocês, que é invisível... Não7 fiquem sempre repetindo as mesmas coisas, como fazem os pagãos, que pensam que, por muito falarem, serão ouvidos... É9 assim que vocês devem orar IX:”
“‘Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome. Venha10 o teu Reino. Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. O11 pão nosso de cada dia nos dá hoje. Perdoa-nos12 as nossa dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores. E13 não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o reino, o poder e a glória, para sempre. Amém’”.
“Não19 juntem para vocês tesouros na terra X... e20 sim tesouros no céu XI, que a traça e a ferrugem não destroem e os ladrões não arrombam nem furtam, pois21 onde estiver o tesouro de vocês, aí também estará o seu coração. Não25 se inquietem com a sua vida, com o que comer ou beber; ou com o corpo, com o que vestir... Os32 pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas”.
“Busquem33 em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas”.
“Não1 (versículo de Mateus 7) julguem, para que vocês não sejam julgados...”
“Em12 todas as coisas, façam aos outros o que gostariam que fizessem a vocês XII, pois isso resume a Lei e os Profetas”.
“Entrem13 pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que levam à destruição, e muitos entram por aí. Mas14 estreita é a porta e árduo o caminho que conduzem à vida, e poucos os encontram... Nem21 todo aquele que me diz ‘Senhor, Senhor’ entrará no Reino dos Céus, mas somente quem faz a vontade do Pai que está nos céus...”
“Assim24, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática é como um homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha XIII. Caiu25 a chuva, transbordaram os rios, os ventos sopraram e bateram naquela casa; nem por isso ela caiu, pois estava fundada na rocha. Mas26 quem as ouve e não as põe em prática é como um homem imprudente que edificou a sua casa sobre a areia. Caiu27 a chuva, transbordaram os rios, os ventos sopraram e bateram naquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda!”
Quando28 Jesus acabou de dizer essas coisas, as multidões estavam maravilhadas com o seu ensino.

v     Para entender a história
Jesus quer que seus discípulos entendam com clareza a vontade de Deus. Altamente respeitados pela sociedade, muitos chefes religiosos geram confusão com seus maus exemplos, e Jesus expõe a hipocrisia existente sob sua “virtude” espiritual. O Sermão da Montanha é um guia para os discípulos na sua missão de difundir pelo mundo os ensinamentos de Jesus.     

v     Curiosidades
                                      I.     “Ele subiu à encosta de um monte e se sentou” – A “encosta do monte” era a subida íngreme na margem oeste do Mar da Galileia. Jesus ia fazer a seus discípulos um discurso formal e, por isso, se sentou, como faziam os mestres do seu tempo. A multidão escutou o sermão à distância.
                                   II.     “Bem-aventurados” – As palavras de Jesus são conhecidas como “bem-aventuranças”. Quem põe a vontade de Deus acima da sua própria, alcançará um pleno estado de felicidade.
                                III.     “Vocês são o sal” – O sal purifica e impede a deterioração. Os verdadeiros discípulos de Jesus trazem estas qualidades ao mundo.
                                IV.     “Vocês são a luz” – Como a luz nas trevas, os discípulos iluminarão espíritos que ainda ignoram o caminho para Deus e serão um exemplo a ser seguido. Podemos notar que Jesus transfere aos seus discípulos as características que o Mestre vem trazer.
                                   V.      “A Lei ou os Profetas” – As Escrituras judaicas dividem-se em Lei, Profetas e Escritos. Jesus é a realização das profecias do Antigo Testamento. Os chefes religiosos distorceram a Lei de Deus e a interpretaram mal. O seu verdadeiro sentido é revelado nos ensinamentos de Jesus.
                                VI.     “Olho por olho, dente por dente” – Essa expressão encontra-se na Lei de Talião. Jesus diz às pessoas que não se vinguem das ofensas. Deus será o último juiz e punirá os que pecaram e não se arrependeram.
                             VII.     “Boas obras” – Dar esmola, orar e jejuar eram as três principais atividades religiosas daquele tempo. Jesus insiste em que tais atos devem ser sinceros, e não demonstrações públicas de falsa piedade.
                          VIII.     “Ao orarem, não façam como os hipócritas” – Convidava-se, naquele tempo, um homem para ficar defronte da sinagoga dirigindo as orações. Ser escolhido para isso era uma honra, e alguns usavam isso como ocasião de vanglória. A oração é um contato pessoal com Deus; por isso, Jesus ensina que as pessoas devem orar na intimidade e humildemente.
                                IX.     “É assim que vocês devem orar” – Jesus ensina uma oração para os discípulos orarem em grupo. Esse modelo de oração tornou-se central no culto cristão e é conhecido como a “Oração do Senhor” ou o “Pai Nosso”.
                                   X.     “Tesouros na terra” – As pessoas não devem ser movidas pelo ganho material, pois a riqueza terrena é efêmera.
                                XI.     “Tesouros no céu” – Ao empenharem-se a viver virtuosamente, as pessoas terão sua recompensa no céu.
                             XII.     “Façam aos outros o que gostariam que fizessem a vocês” – Duzentos anos depois de Jesus ter proferido essas palavras, o imperador romano Alexandre Severo as gravou em ouro na sua parede. Por isso é chamada de “regra de ouro”. Esse ensinamento de Jesus é um guia simples e prático que qualquer pessoa pode consultar nas suas relações com os outros.
                          XIII.     “Como um homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha” – Muitos escutarão Jesus e concordarão, mas só os que aplicarem os seus ensinamentos na vida diária sobreviverão às pressões da vida e alcançarão a plenitude junto a Deus.

 Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário