Pesquisar neste blog

quarta-feira, 15 de julho de 2020

22 – Fé e Poder de Salvação (Lucas 7)



Quando1 (versículo de Lucas 7) Jesus acabou de dizer tudo isso ao povo, ele entrou em Cafarnaum I. Estava lá muito doente e à morte o servo de um centurião, que o prezava muito. O3 centurião ouvira falar de Jesus II e a ele enviou alguns anciãos dos judeus, pedindo-lhe que viesse e curasse seu servo. Quando4 encontraram Jesus, eles lhe rogaram enfaticamente: “Este homem merece que lhe faça isso, pois5 ama a nossa nação e nos construiu a sinagoga...”
Ele6 não estava longe da casa do centurião quando este enviou amigos para lhe dizer: “Senhor, não se incomode, pois não sou digno que entre em minha casa... Mas7 diz somente uma palavra e meu servo estará curado. Pois8 eu também estou sob uma autoridade e tenho soldados debaixo de mim. Digo a um ‘vá’, e ele vai; e a outro ‘venha’, e ele vem. E digo ao meu servidor ‘faça isso’, e ele faz”.
Ao9 ouvir isso, Jesus se admirou e, voltando-se para a multidão que o seguia, disse: “Eu lhes digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé”. Então10 os homens que haviam sido enviados voltaram à casa e encontraram o servo recuperado...
Um36 dos fariseus convidou Jesus para um jantar e, assim, ele foi à casa do fariseu e se reclinou à mesa III.  Sabendo37 que Jesus comia ali, uma mulher que fora pecadora trouxe um frasco de alabastro com perfume IV e, colocada38 atrás dele, junto de seus pés, começou a lavá-los com suas lágrimas. Enxugou-os com seus cabelos, e os beijou e ungiu com perfume.
Vendo39 isso, o fariseu que o convidara disse consigo: “Se este homem fosse um profeta, saberia quem está tocando nele e que espécie de mulher ela é – uma pecadora”. Jesus40 lhe respondeu: “Simão, tenho algo a lhe dizer”. “Fale, mestre”, disse ele. “Dois41 homens deviam dinheiro a um credor. Um deles lhe devia quinhentos denários e o outro cinquenta. Nenhum42 deles tinha como pagar e, por isso, ele perdoou ambas as dívidas. Qual dos dois o amará mais?” Simão43 respondeu: “Suponho que aquele que tinha a maior dívida...” “Você julgou certo”, disse Jesus.
Em44 seguida ele se voltou para a mulher e disse a Simão: “Você vê esta mulher? Entrei em sua casa, mas você não me deu água para lavar os meus pés; ela, porém, molhou os meus pés com suas lágrimas e os enxugou com seus cabelos. Você45 não me saudou com um beijo, mas esta mulher, desde que entrei aqui, não parou de beijar os meus pés. Portanto47, eu lhe digo, que os muitos pecados dela lhe foram perdoados, pois ela amou muito V. Mas aquele a quem pouco foi perdoado, pouco ama”.
E48 Jesus disse a ela: “Seus pecados estão perdoados”. As49 outras visitas murmuraram entre si: “Quem é este que até perdoa pecados?”
Jesus50 disse à mulher: “Sua fé a salvou; vá em paz”.
  
v     Para entender a história
A fé tem o poder de mudar qualquer situação. A fé do centurião em Jesus salva a vida do seu servo. A fé da mulher aparece na sua manifestação espontânea de gratidão. Sua humildade contrasta com o orgulho do fariseu. Jesus quer que as pessoas percebam que a atitude errada impede a salvação.      

v     Curiosidades
                                      I.     “Ele entrou em Cafarnaum” – Cafarnaum era a base de Jesus durante a sua pregação na Galileia. Cidade movimentada, era o centro da indústria pesqueira e a terra de Pedro e outros discípulos pescadores.
                                   II.     “O centurião ouvira falar de Jesus” – Um centurião era um oficial romano que comandava cerca de oitenta homens. Este centurião era, provavelmente, um oficial não-judeu da força auxiliar de Herodes Antipas, governador da Galileia.
                                III.     “Ele... se reclinou à mesa” – Os judeus ricos adotaram o uso romano de comerem reclinados numa espécie de divã. As pessoas se apoiavam no lado esquerdo, com os pés para longe da mesa, e pegavam a comida com a mão direita.
                                IV.     “Um frasco de alabastro com perfume” – Faziam-se perfumes de várias plantas, ervas e especiarias, importadas da Índia, Egito, Pérsia e Arábia. Só os perfumes mais caros eram guardados em frascos de alabastro. Os perfumes mais baratos, de uso diário, eram colocados em frascos de cerâmica. O alabastro é uma pedra macia e transparente que pode ser talhada e polida. O de melhor qualidade era importado do Egito.
                                   V.     “Pois ela amou muito” – Em hebraico, “amar” era uma expressão que significava “mostrar gratidão”. Uma pessoa com uma grande dívida seria mais grata pelo seu perdão do que outra com uma dívida pequena. A mulher é muito mais pecadora que o fariseu, mas está realmente arrependida e sua fé em Jesus lhe traz o perdão.

Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário