Pesquisar neste blog

quarta-feira, 3 de junho de 2020

17 – As Bodas de Caná (João 2)



No1 (versículo de João 2) terceiro dia houve um casamento em Caná, na Galileia, e a mãe de Jesus estava presente. Jesus2 e os seus discípulos também haviam sido convidados. Quando3 o vinho acabou I, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não tem mais vinho”.
“Que4 temos nós com isto, mulher?”, replicou Jesus. “Meu momento ainda não chegou II.
Sua5 mãe disse aos servidores: “Façam tudo o que ele lhes disser III.
Havia6 por perto seis jarras de pedra, do tipo usado pelos judeus para as purificações rituais IV, de oitenta a cento e vinte litros cada uma.
Jesus7 disse aos servidores: “Encham as jarras de água”. Eles encheram-nas até as bordas. Então8 ele lhes disse: “Agora, tirem um pouco e levem ao mestre do banquete”.
Assim fizeram eles, e9 o mestre provou a água que tinha sido transformada em vinho. Ao contrário dos servidores, o mestre não tinha ideia de onde ela vinha. Então ele chamou o noivo à parte10 e lhe disse: “Todos servem o melhor vinho primeiro e deixam o mais barato para quando os convidados já beberam bastante; mas você guardou o melhor até agora”.
Este11 primeiro de seus sinais milagrosos V foi realizado por Jesus em Caná da Galileia. Ele assim revelou sua glória VI e seus discípulos creram nele. Depois12 ele desceu para Cafarnaum, com sua mãe e irmãos e com seus discípulos. E ali ficaram por uns poucos dias.

v     Para entender a história
A purificação ritual era uma prática religiosa básica. Neste milagre, a água pode ser interpretada como a religião judaica da época. Transformando a água em vinho, Jesus demonstra que trará mudança. O vinho pode representar seu próprio sangue, que ele derramará para levar as pessoas a Deus. 

v     Curiosidades
                                      I.     “Quando o vinho acabou” – As festas de casamento costumavam durar sete dias. Os convidados festejavam e bebiam vinho, que o noivo providenciava. Faltar vinho antes do fim da celebração era muito embaraçoso.
                                   II.     “Meu momento ainda não chegou” – No Evangelho de João, o “momento” de Jesus chega quando ele morre na cruz e ressurge dos mortos – e esta é a primeira de oito referências. Todas as suas ações são guiadas por este senso de missão. Jesus quer que sua mãe entenda que o que ele vai fazer atende a esse propósito, mais do que à mera satisfação material dos convidados.
                                III.     “Façam tudo o que ele lhes disser” – Embora sabedora do poder extraordinário do filho, Maria provavelmente não esperasse um milagre. Sua fé na capacidade dele para resolver esse problema doméstico foi amplamente recompensada.
                                IV.      “Jarras de pedra, do tipo usado pelos judeus para as purificações rituais” – Os ritos da Lei exigiam que os judeus se lavassem da impureza antes de uma refeição ou cerimônia religiosa. Guardava-se a água em grandes jarras de pedra ou cerâmica, de 80 até 120 litros cada, aproximadamente. Muitos ricos tinham piscinas para banhos rituais.
                                   V.     “Primeiro de seus sinais milagrosos” – Os milagres narrados no Evangelho de João são chamados de “sinais”. Todos os milagres de Jesus têm um significado profundo.
                                VI.     “Ele assim revelou sua glória” – Na Bíblia, a “glória” se refere a Deus, em todo o seu poder e força.  O milagre prova aos discípulos a especial relação de Jesus com Deus.

Caná da Galileia: Caná era a terra do discípulo Bartolomeu. Supõe-se que ela seja a atual Kfar Kanna, onde hoje há duas igrejas erigidas para comemorar o primeiro milagre de Jesus.

Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário