Pesquisar neste blog

domingo, 29 de outubro de 2023

133 – Gideão e os Midianitas (Juízes 6 – 7)


De1(versículo de Juízes 6) novo os israelitas fizeram o que o SENHOR reprova, e durante sete anos ele os entregou nas mãos dos midianitas I. Os2 midianitas dominaram Israel; por isso os israelitas fizeram para si esconderijos nas montanhas, nas cavernas e nas fortalezas. Sempre3 que os israelitas faziam as suas plantações, os midianitas, os amalequitas e outros povos da região a leste deles as invadiam. Acampavam4 na terra e destruíam as plantações ao longo de todo o caminho, até Gaza, e não deixavam nada vivo em Israel, nem ovelhas nem gado nem jumentos. Eles5 subiam trazendo os seus animais e suas tendas, e vinham como enxames de gafanhotos; era impossível contar os homens e os seus camelos II. Invadiam a terra para devastá-la. Por6 causa de Midiã, Israel empobreceu tanto que os israelitas clamaram por socorro ao SENHOR.

Então11 o Anjo do SENHOR veio e sentou-se sob a grande árvore de Ofra, que pertencia ao abiezrita Joás. Gideão, filho de Joás, estava malhando o trigo num tanque de prensar uvas, para escondê-lo dos midianitas. Então12 o Anjo do SENHOR apareceu a Gideão e lhe disse: “O SENHOR está com você III, poderoso guerreiro”.

“Ah13, Senhor”, Gideão respondeu, “se o SENHOR está conosco, por que aconteceu tudo isso? Onde estão todas as suas maravilhas que os nossos pais nos contam quando dizem: ‘Não foi o SENHOR que nos tirou do Egito?’ Mas agora o SENHOR nos abandonou e nos entregou nas mãos de Midiã”.

O14 SENHOR se voltou para ele e disse: “Com a força que você tem, vá libertar Israel das mãos de Midiã. Não sou eu quem o está enviando?”

Gideão perguntou ao Anjo por que Deus o havia escolhido, já que ele pertencia ao clã mais fraco dos israelitas. Ele quis também uma prova da vontade de Deus. Preparou uma oferenda de carne e pão não fermentado, e Deus fez com que se consumissem em chamas. Então, Gideão aceitou a tarefa e ergueu um altar.

Naquela25 mesma noite o SENHOR lhe disse: “Despedace o altar de Baal, que pertence a seu pai, e corte o poste sagrado que está ao lado do altar IV. Depois26 faça um altar para o SENHOR V, para o seu Deus, no topo desta elevação”.

Gideão fez isso, à noite, pois temia a reação de seu povo. Quando descobriram o que havia feito, quiseram matá-lo. Mas o seu pai interveio, e ele foi poupado. Após Gideão receber mais dois sinais de Deus, reuniu um exército. Dentre mais de trinta mil homens, somente trezentos foram escolhidos para atacar o acampamento midianita. Isso provaria que só o poder de Deus leva à vitória.

[Gideão] dividiu16(versículo de Juízes 7) os trezentos homens em três companhias, pôs nas mãos de todos eles trombetas e jarros vazios, com tochas dentro.

E17 ele lhes disse: “Observem-me. Façam o que eu fizer. Quando eu chegar à extremidade do acampamento, façam o que eu fizer. Quando18 eu e todos os que estiverem comigo tocarmos as nossas trombetas ao redor do acampamento, toquem as suas, e gritem: Pelo SENHOR e por Gideão!”

Gideão19 e os cem homens que o acompanhavam chegaram aos postos avançados do acampamento pouco depois da meia noite, assim que foram trocadas as sentinelas. Tocaram as suas trombetas e quebraram os jarros que tinham nas mãos; as20 três companhias tocaram as trombetas e despedaçaram os jarros. Empunhando as tochas com a mão esquerda e as trombetas com a direita, gritaram: “À espada, pelo SENHOR e por Gideão!” Cada21 homem mantinha a sua posição em torno do acampamento, e todos os midianitas fugiam correndo e gritando.

Quando22 as trezentas trombetas soaram VI, o SENHOR fez que em todo o acampamento os homens se voltassem uns contra os outros com as suas espadas.

O exército midianita foi completamente derrotado, e os sobreviventes fugiram em busca de segurança. Os israelitas perguntaram a Gideão se ele queria ser o seu líder. Ele recusou-se e disse-lhes que somente Deus reinaria sobre eles. E viveram em paz durante quarenta anos. Entretanto, quando Gideão morreu, os israelitas voltaram a adorar ídolos.

 

v     Para entender a história

Deus escolhe servos improváveis para fazer cumprir a sua vontade. Gideão é o filho de um esforçado lavrador que abandonara Deus. Mesmo assim, prova ser digno de seu papel, arriscando a própria vida ao destruir o altar pagão do pai. Sob a orientação e proteção de Deus, Gideão leva o seu povo à vitória.

 

v     Curiosidades

                                      I.     Nas mãos dos midianitas – Tratava-se de um povo nômade do noroeste da Arábia. Eram descendentes de Midiã, o filho de Abraão com sua concubina Quetura. Abraão mandou Midiã embora, junto com os outros filhos de suas concubinas, porque eram uma ameaça à herança de Isaque (Gênesis 25:6). Os midianitas nem sempre foram inimigos dos israelitas (Êxodo 2:15).

                                   II.     Os homens e os seus camelos – Camelos já eram domesticados por volta de 2500 a.C. Esta é a primeira vez que a Bíblia menciona camelos sendo usados em uma guerra. Eles eram particularmente úteis para ataques em longa distância, no difícil terreno do deserto.

                                III.     “O SENHOR está com você” – O chamado de Gideão é semelhante ao de Moisés (Êxodo cap. 3). Como Moisés, Gideão sente-se incapacitado para a tarefa e pede um sinal de Deus.

                                IV.     “O poste sagrado que está ao lado do altar” – Este poste sagrado pertencia a Astarote, a deusa cananéia da fertilidade, associada a árvores sagradas. Esculpida em madeira, era, provavelmente, um tronco de árvore com os galhos cortados.

                                   V.     “Um altar para o SENHOR – Deus deu aos israelitas instruções específicas para a construção de um altar. Não podia haver degraus levando até ele e deveria ser feito de pedra não lavrada. Isso garantiria a pureza do altar: “Se me fizerem um altar de pedras, não o façam com pedras lavradas, porque o uso de ferramentas o profanaria. Não subam por degraus ao meu altar, para que nele não seja exposta a sua nudez” (Êxodo 20:25-26).

                                VI.     “As trezentas trombetas soaram” – O som das trombetas, juntamente com os gritos e os jarros sendo quebrados, criou a impressão de que um enorme exército cercara o acampamento midianita.

 

- Altares antigos: A palavra hebraica para altar significa “um lugar de sacrifício ou matança”. Apesar de os israelitas usarem altares, na maioria das vezes, para oferendas de sacrifício, alguns eram erguidos como memoriais de eventos sagrados. O pai de Gideão ergueu um altar para um deus pagão e, por isso, violou o primeiro mandamento (Êxodo 20:3).


Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário