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domingo, 15 de outubro de 2023

132 – Débora e Sísera (Juízes 2 – 5)


O7(versículo de Juízes 2) povo prestou culto ao SENHOR durante toda a vida de Josué e dos líderes que continuaram vivos depois de Josué e que tinham visto todos os grandes feitos que o SENHOR realizara em favor de Israel.

Depois10 que toda aquela geração foi reunida a seus antepassados, surgiu uma nova geração que não conhecia o SENHOR e o que ele havia feito por Israel. Então11 os israelitas fizeram o que o SENHOR reprova e prestaram culto aos baalins. Abandonaram12 o SENHOR, o Deus dos seus antepassados, que os havia tirado do Egito, e seguiram e adoraram vários deuses dos povos ao seu redor, provocando a ira do SENHOR. Abandonaram13 o SENHOR e prestaram culto a Baal e a Astarote I. A14 ira do SENHOR se acendeu contra Israel, e ele os entregou nas mãos de invasores que os saquearam. Ele os entregou aos inimigos ao seu redor, aos quais já não conseguiam resistir. Sempre15 que os israelitas saíam para a batalha, a mão do SENHOR era contra eles para derrotá-los, conforme lhes havia advertido e jurado. Grande angústia os dominava.

Então16 o SENHOR levantou juízes II, que os libertaram das mãos daqueles que os atacavam. Mesmo17 assim eles não quiseram ouvir os juízes, antes se prostituíram com outros deuses e os adoraram. Ao contrário dos seus antepassados, logo se desviaram do caminho pelo qual os seus antepassados tinham andado, o caminho da obediência aos mandamentos do SENHOR. Sempre18 que o SENHOR lhes levantava um juiz, ele estava com o juiz e os salvava das mãos de seus inimigos enquanto o juiz vivia; pois o SENHOR tinha misericórdia por causa dos gemidos deles diante daqueles que os oprimiam e os afligiam. Mas19, quando o juiz morria, o povo voltava a caminhos ainda piores do que os caminhos dos seus antepassados, seguindo outros deuses, prestando-lhes culto e adorando-os. Recusavam-se a abandonar suas práticas e seu caminho obstinado.

Assim2(versículo de Juízes 4) o SENHOR os entregou nas mãos de Jabim, rei de Canaã, que reinava em Hazor III. O comandante do seu exército era Sísera, que habitava em Harosete-Hagoim. Os3 israelitas clamaram ao SENHOR, porque Jabim, que tinha novecentos carros de ferro, os havia oprimido cruelmente durante vinte anos.

Débora4, uma profetisa, mulher de Lapidote, liderava Israel naquela época. Ela5 se sentava debaixo da tamareira de Débora, entre Ramá e Betel, nos montes de Efraim, e os israelitas a procuravam, para que ela decidisse as suas questões. Débora6 mandou chamar Baraque, filho de Abinoão, de Quedes, em Naftali, e lhe disse: “O SENHOR, o Deus de Israel, lhe ordena que reúna dez mil homens de Naftali e Zebulom e vá ao monte Tabor. Ele7 fará que Sísera, o comandante do exército de Jabim, vá atacá-lo, com seus carros de guerra e tropas, junto ao rio Quisom, e os entregará em suas mãos”.

Baraque negou-se a partir para a batalha sem Débora. Ela alertou Baraque de que ele não teria nenhuma honra na batalha, pois Deus entregaria Sísera nas mãos de uma mulher. Baraque e Débora convocaram dez mil homens e marcharam para o monte Tabor. Héber, o queneu, estava acampado perto de Quedes. Seu clã deu a notícia a Sísera, e ele enviou o seu exército para o rio Quisom.

E14 Débora disse a Baraque: “Vá! Este é o dia em que o SENHOR entregou Sísera em suas mãos. O SENHOR está indo à sua frente!” Então Baraque desceu o monte Tabor, seguido por dez mil homens. Diante15 do avanço de Baraque, o SENHOR derrotou Sísera IV pela espada e todos os seus carros de guerra e o seu exército, e Sísera desceu do seu carro e fugiu a pé. Baraque16 perseguiu os carros de guerra e o exército até Harosete-Hagoim. Todo o exército de Sísera caiu ao fio da espada; não sobrou um só homem.

Sísera17, porém, fugiu a pé para a tenda de Jael, mulher do queneu Héber, pois havia paz entre Jabim, rei de Hazor, e o clã do queneu Héber.

Jael18 saiu ao encontro de Sísera e o convidou: “Venha, entre na minha tenda, meu senhor. Não tenha medo!” Ele entrou, e ela o cobriu com um pano.

“Estou19 com sede”, disse ele. “Por favor, dê-me um pouco de água”. Ela abriu uma vasilha de leite feita de couro, deu-lhe de beber, e tornou a cobri-lo.

E20 Sísera disse à mulher: “Fique à entrada da tenda. Se alguém passar e perguntar se há alguém aqui, responda que não”.

Entretanto21, Jael, mulher de Héber, apanhou uma estaca da tenda e um martelo e aproximou-se silenciosamente enquanto ele, exausto, dormia um sono profundo. E cravou-lhe a estaca na têmpora até penetrar o chão, e ele morreu.

Baraque22 passou à procura de Sísera, e Jael saiu ao seu encontro. “Venha”, disse ela, “eu lhe mostrarei o homem que você está procurando”. E entrando ele na tenda, viu ali caído Sísera, morto, com a estaca atravessada nas têmporas.

Naquele23 dia Deus subjugou Jabim, o rei cananeu, perante os israelitas. E24 os israelitas atacaram cada vez mais a Jabim, o rei cananeu, até que eles o destruíram.

E31(versículo de Juízes 5) a terra teve paz durante quarenta anos.

 

v     Para entender a história

Por rejeitar Deus, os israelitas sofrem nas mãos do inimigo. Deus os salva de seus opressores através de pessoas e acontecimentos. Débora e Jael desempenham um papel importante na libertação dos israelitas, e sua força e coragem contrastam com a fraqueza de Baraque e Sísera.

 

v     Curiosidades

                                      I.     Baal e Astarote – Eram deuses cananeus e fenícios da natureza e da fertilidade. Astarote (que significa “esposa”) era adorada como consorte de Baal (que significa “senhor”). Baal era associado a relâmpagos e chuva. Costumava ser reproduzido segurando um relâmpago. Astarote tinha ligação com amor, sexo e maternidade.

                                   II.     “O SENHOR levantou juízes” – Os juízes regeram Israel desde a morte de Josué até a época dos reis (cerca de 1374 – 1043 a.C.). Houve mais de doze juízes, mas alguns também agiam como conselheiros legais. Eles foram escolhidos por Deus para livrar os israelitas da opressão e para tentar manter o povo fiel à Lei de Moisés.

                                III.     “Jabim, rei de Canaã, que reinava em Hazor” – O nome “Jabim” era, possivelmente, um título real, pois a Bíblia menciona um outro Jabim que reinou em Hazor (Josué 11:1-11). Hazor era uma das maiores e mais prósperas cidades de Canaã. Ficava localizada estrategicamente na rota principal de comércio do Egito para a Mesopotâmia.

                                IV.     “O SENHOR derrotou Sísera” – A canção de vitória de Débora conta como Deus mandou uma tempestade que inundou a área e devastou o exército de Sísera (Juízes 5:20-21). O nome de Baraque lembra a intervenção de Deus, pois significa “trovão”. O exército israelita não foi afetado pela inundação, pois estava em terreno alto.

 

- Débora: Débora foi a quarta pessoa a ocupar o encargo de “juiz de Israel”, e uma das poucas mulheres na Bíblia a governar os israelitas. Ela era uma “juíza” no sentido moderno da palavra, além de líder militar e profetisa. Sua canção da vitória, a “Canção de Débora”, é um dos mais antigos exemplos da poesia hebraica, e registra, em detalhes, a batalha contra Sísera (Juízes cap. 5).

- Héber, o queneu, e Jael: Héber e Jael pertenciam ao clã seminômade dos queneus, que trabalhavam com metais. O nome do clã vem da palavra hebraica para “ferreiro”. Os queneus mantinham períodos de relações amistosas tanto com os israelitas como com os cananeus.

 

Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.

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