Pesquisar neste blog

domingo, 20 de agosto de 2023

128 – A Travessia do Jordão (Deuteronômio 31 – 34; Josué 1 – 3)



Moisés1(versículo de Deuteronômio 31) disse ainda estas palavras a todo o Israel: “Estou2 com cento e vinte anos de idade I e já não sou capaz de liderá-los. O SENHOR me disse: ‘Você não atravessará o Jordão II’. O3 SENHOR, o seu Deus, o atravessará pessoalmente à frente de vocês. Ele destruirá estas nações perante vocês, e vocês tomarão posse da terra delas. Josué também atravessará à frente de vocês, conforme o SENHOR disse”.

Moisés anotou todas as leis de Deus. Esse “Livro da Lei” foi colocado junto da arca da aliança. Depois, Moisés abençoou os israelitas, tribo por tribo.

Então1(versículo de Deuteronômio 34), das campinas de Moabe Moisés subiu ao monte Nebo, ao topo do Pisga, em frente de Jericó. Ali o SENHOR lhe mostrou a terra toda: de Gileade a Dã, toda2 a região de Naftali, o território de Efraim e Manassés, toda a terra de Judá até o mar ocidental (*), o3 Neguebe e toda a região que vai do vale de Jericó, a cidade das Palmeiras, até Zoar. E4 o SENHOR lhe disse: “Esta é a terra que prometi sob juramento a Abraão, a Isaque e a Jacó, quando lhes disse: Eu a darei a seus descendentes. Permiti que você a visse com os seus próprios olhos, mas você não atravessará o rio, não entrará naquela terra”.

Moisés5, o servo do SENHOR, morreu ali em Moabe, como o SENHOR dissera. Ele6 o sepultou em Moabe, no vale que fica diante de Bete-Peor, mas até hoje ninguém sabe onde está o seu túmulo.

Depois1(versículo de Josué 1) da morte de Moisés, servo do SENHOR, disse o SENHOR a Josué, filho de Num, auxiliar de Moisés: “Meu2 servo Moisés está morto. Agora, pois, você e todo este povo, preparem-se para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que eu estou para dar aos israelitas. Somente7 seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem sucedido por onde quer que andar. Não8 deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido”.

Então1(versículo de Josué 2) Josué, filho de Num, enviou secretamente de Sitim dois espiões e lhes disse: “Vão examinar a terra, especialmente Jericó”. Eles foram e entraram na casa de uma prostituta chamada Raabe, e ali passaram a noite.

Quando o rei de Jericó soube que os homens estavam em sua cidade, mandou Raabe levá-los a ele. Em vez disso, ela os escondeu no terraço de sua casa. Ela sabia que Deus estava com os israelitas e que eles tomariam a sua terra.

Antes8 dos espiões se deitarem, Raabe subiu ao terraço e9 lhes disse: “Sei que o SENHOR lhes deu esta terra. Vocês nos causaram um medo terrível, e todos os habitantes desta terra estão apavorados por causa de vocês. Pois10 temos ouvido como o SENHOR secou as águas do mar Vermelho perante vocês quando saíram do Egito, e o que vocês fizeram a leste do Jordão com Seom e Ogue, os dois reis amorreus que aniquilaram. Quando11 soubemos disso, o povo desanimou-se completamente, e por causa de vocês todos perderam a coragem, pois o SENHOR, o seu Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra III. Jurem-me12 pelo SENHOR que, assim como eu fui bondosa com vocês, vocês também serão bondosos com a minha família. Dêem-me um sinal seguro de13 que pouparão a vida de meu pai e de minha mãe, de meus irmãos e minhas irmãs, e de tudo o que lhes pertence. Livrem-nos da morte”.

“As14 nossas vidas pelas de vocês!”, os homens lhe garantiram. “Se você não contar o que estamos fazendo, nós a trataremos com bondade e fidelidade quando o SENHOR nos der a terra”.

Então15 Raabe os ajudou a descer pela janela com uma corda, pois a casa em que morava fazia parte do muro da cidade, e16 lhes disse: “Vão para aquela montanha, para que os perseguidores não os encontrem. Escondam-se lá por três dias, até que eles voltem; depois poderão seguir o seu caminho”.

Os17 homens lhe disseram: “Estaremos livres do juramento que você nos levou a fazer se18, quando entrarmos na terra, você não tiver amarrado este cordão vermelho IV na janela pela qual nos ajudou a descer, e se não tiver trazido para a sua casa o seu pai e a sua mãe, os seus irmãos e toda a sua família”.

Os homens partiram e voltaram para Josué com a boa notícia de que todos os habitantes estavam com medo dos israelitas. No dia seguinte, eles se prepararam para atravessar o Jordão.

Josué5(versículo de Josué 3) ordenou ao povo: “Santifiquem-se, pois amanhã o SENHOR fará maravilhas entre vocês”.

E6 disse aos sacerdotes: “Levem a arca da aliança V e passem à frente do povo”. Eles a levaram e foram na frente.

O15 Jordão transborda em ambas as margens na época da colheita VI. Assim que os sacerdotes que carregavam a arca da aliança chegaram ao Jordão e seus pés tocaram as águas, a16 correnteza que descia parou de correr e formou uma muralha à grande distância, perto de uma cidade chamada Adã, nas proximidades de Zaretã; e as águas que desciam para o mar da Arabá, o mar Salgado (**), escoaram totalmente. E assim o povo atravessou o rio em frente de Jericó. Os17 sacerdotes que carregavam a arca da aliança do SENHOR ficaram parados em terra seca no meio do Jordão, enquanto todo o Israel passava, até que toda a nação o atravessou também em terra seca.

 

v     Para entender a história

A miraculosa travessia do Jordão lembra a abertura do Mar Vermelho, quando Moisés levou os israelitas para fora do Egito. Agora, Israel tem um novo líder em Josué, e os anos de perambulação no deserto chegaram ao fim. Deus está com o seu povo quando, finalmente, ele entra na terra que fora prometida aos patriarcas.

 

v     Curiosidades

                                      I.     “Cento e vinte anos de idade – Segundo a tradição judaica, Moisés tinha quarenta anos quando saio do Egito para viver em Midiã. Quarenta anos depois, aos oitenta (Êxodo 7:7), ele desafiou o faraó e levou os israelitas para fora do Egito. Moisés passou os últimos quarenta anos de sua vida no deserto, como castigo de Deus aos israelitas por terem rejeitado a “terra prometida”.

                                   II.     “Não atravessará o Jordão” – Após muitos anos no deserto, Moisés desobedeceu às instruções de Deus. Deus mandou que falasse com uma pedra, para fazer jorrar água, mas, em vez disso, ele a golpeou com o cajado (Números 20:11-12).

                                III.     “É Deus em cima nos céus e embaixo na terra” – No Novo Testamento, Raabe é lembrada como um modelo de fé. Ao confessar que Deus é o seu Senhor, ela é aceita como uma das pessoas da aliança. Abandona a prostituição e inicia uma nova vida como esposa e mãe. O Evangelho de Mateus relaciona Raabe como uma ancestral de Jesus (Mateus 1:5).

                                IV.     “Este cordão vermelho” – O cordão vermelho lembra o sangue dos cordeiros que os israelitas passaram em suas portas na noite anterior à saída do Egito. O sangue distinguiu os israelitas dos egípcios. O cordão vermelho vai distinguir a família de Raabe e a salvará do destino dos seus concidadãos de Jericó.

                                   V.     “Levem a arca da aliança” – A arca era o objeto mais sagrado do Tabernáculo e simbolizava o trono de Deus. Era carregada adiante do povo para mostrar que o próprio Deus estava levando Israel para a terra da promessa da aliança.

                                VI.     “Transborda em ambas as margens na época da colheita” – A colheita de grãos era feita em abril e maio. Na maior parte do ano, o Jordão podia ser atravessado com facilidade, mas, durante a época da colheita, ficava cheio por causa do derretimento da neve do monte Hermon e das chuvas da primavera. Contendo as águas do rio, Deus demonstrou a sua presença e honrou Josué, o novo líder dos israelitas.

 

(*) Isto é, o Mar Mediterrâneo

(**) Isto é, o Mar Morto

 

- Josué: Josué foi um dos doze homens escolhidos para explorar Canaã, quarenta anos antes. Só ele e Calebe fizeram um relato animador, e Deus recompensou a fé dos dois. Tiveram permissão para entrar em Canaã, enquanto que o restante da geração do Êxodo foi condenada a morrer no deserto. Como sucessor de Moisés, Josué completará a salvação de Israel. O nome “Josué” significa “O Senhor é Salvador”.

 

Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário