Pesquisar neste blog

domingo, 5 de março de 2023

116 – A Sarça Ardente (Êxodo 2 – 3)


Certo11(versículo de Êxodo 2) dia, sendo Moisés já adulto I, foi ao lugar onde estavam os seus irmãos hebreus e descobriu como era pesado o trabalho que realizavam. Viu também um egípcio espancar um dos hebreus. Correu12 o olhar por todos os lados e, não vendo ninguém, matou o egípcio e o escondeu na areia.

No13 dia seguinte saiu e viu dois hebreus brigando. Então perguntou ao agressor: “Por que você está espancando o seu companheiro?” O14 homem respondeu: “Quem o nomeou líder e juiz sobre nós? Quer matar-me como matou o egípcio?” Moisés teve medo e pensou: “Com certeza tudo já foi descoberto!”

Quando15 o faraó soube disso, procurou matar Moisés, mas este fugiu e foi morar na terra de Midiã II.

Moisés fez amizade com Jetro, um sacerdote de Midiã, e se casou com sua filha, Zípora. Moisés viveu em Midiã por muitos anos. Durante esse tempo, o faraó morreu e um novo rei subiu ao trono. Entretanto, os israelitas continuaram escravizados.

Moisés1(versículo de Êxodo 3) pastoreava o rebanho de seu sogro Jetro, que era sacerdote de Midiã. Um dia levou o rebanho para o outro lado do deserto e chegou a Horebe, o monte de Deus. Ali2 o Anjo do SENHOR lhe apareceu numa chama de fogo III que saía do meio de uma sarça. Moisés viu que, embora a sarça estivesse em chamas, esta não era consumida pelo fogo. “Que3 impressionante!”, pensou. “Por que a sarça não se queima? Vou ver isso de perto”.

O4 SENHOR viu que ele se aproximava para observar. E então, do meio da sarça Deus o chamou: “Moisés, Moisés!”

“Eis-me aqui”, respondeu ele.

Então5 disse Deus: “Não se aproxime. Tire as sandálias IV dos pés, pois o lugar em que você está é terra santa”. Disse6 ainda: “Eu sou o Deus de seu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó”. Então Moisés cobriu o rosto, pois teve medo de olhar para Deus.

Disse7 o SENHOR: “De fato tenho visto a opressão sobre o meu povo no Egito, e também tenho escutado o seu clamor, por causa dos seus feitores, e sei quanto eles estão sofrendo. Por8 isso desci para livrá-lo das mãos dos egípcios e tirá-los daqui para uma terra boa e vasta, onde manam leite e mel”.

Deus disse a Moisés que o mandaria de volta ao faraó, para libertar os israelitas de sua escravidão no Egito. Moisés não se achou digno desse papel.

Deus12 afirmou: “Eu estarei com você. Esta é a prova de que sou eu quem o envia: quando você tirar o povo do Egito, vocês prestarão culto a Deus neste monte”.

Moisés13 perguntou: “Quando eu chegar diante dos israelitas e lhes disser: O Deus dos seus antepassados me enviou a vocês, e eles me perguntarem: ‘Qual é o nome dele?’ Que lhes direi?”

Disse14 Deus a Moisés: “Eu Sou o que Sou V. É isto que você dirá aos israelitas: Eu Sou me enviou a vocês”.

Disse15 também Deus a Moisés: “Diga aos israelitas: O SENHOR, o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó, enviou-me a vocês. Esse é o meu nome para sempre, nome pelo qual serei lembrado de geração em geração.

 

v     Para entender a história

O sofrimento dos israelitas é o tema central dessas passagens. Apesar de ter tido a sua formação na corte egípcia, Moisés preocupa-se com o seu povo e mata um feitor de escravos. Deus mostra que não esqueceu o seu povo escolhido, convocando Moisés para levar os israelitas para a “terra prometida”.

 

v     Curiosidades

                                      I.     Sendo Moisés já adulto – Moisés foi criado na corte real, onde deve ter aprendido a ler e escrever hieróglifos egípcios e recebido treinamento militar, além de absorver a cultura disponível na época. O principal passatempo dos cortesãos era caçar. Os animais do deserto eram colocados em gaiolas especiais e depois usados como presas para caça. Os nobres caçavam aves selvagens, nas margens do Nilo, utilizando bastões de arremessar semelhantes a bumerangues.

                                   II.     “Foi morar na terra de Midiã” – Midiã é uma região no deserto da Arábia, perto do Golfo de Akaba. É provável ter sido chamada assim por causa de Midiã, o filho de Abraão e Quetura (Gênesis 25:1-6). Seus descendentes, os midianitas, eram uma tribo nômade que entrou em freqüentes lutas contra os israelitas, depois do Êxodo.

                                III.     “Chama de fogo” – Em geral, a presença de Deus é simbolizada pelo fogo, uma marca de seu poder e santidade. O fogo também é usado para expressar o julgamento divino (Isaías 66:15-16).

                                IV.     “Tire as sandálias” – Deus manda Moisés tirar as sandálias como um sinal de respeito a um local sagrado. No antigo Oriente Médio, costumava-se realizar cerimônias religiosas com os pés descalços. Era para garantir que os santuários ficassem livres de sujeira.

                                   V.     “Eu Sou o que Sou” – A Bíblia usa vários nomes para se referir a Deus. Cada qual descreve um diferente aspecto de sua natureza, como “Shapat”, que é “Juiz”, em hebraico; ou “El Elyon”, que significa “Todo-Poderoso”. A frase “Eu Sou o que Sou” é a palavra hebraica “Yahweh”. O povo judeu considera este nome o mais sagrado de Deus e não o pronuncia.

 

- Horebe, o monte de Deus: Horebe é a palavra hebraica para “deserto” ou “desolação”. O monte Horebe é também conhecido como monte Sinai. Sua localização exata é incerta, mas o local mais aceito é Jebel Musa. Trata-se de uma montanha de 2.286m na Península do Sinai.

 

Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário