Pesquisar neste blog

domingo, 12 de março de 2023

Alegria!


Filipenses 4:4-5

Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se! Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor.

 

Nesta carta à igreja em Filipos, o apóstolo Paulo relembra a todos a importância de andar em alegria.

Alegria não é um estado alienante e abobalhado de ser. Tampouco é um humor forçado e engraçadinho, desejoso por provocar claques de risos em quem esteja no ambiente.

Alegria é um estado de espírito e um modo de ser, que pode e deve ser exercitado, desde a expressão do rosto, passando pela postura corporal e concluindo-se na alma. Tudo se inicia no Espírito, que nos é dado quando passamos a crer de fato em Cristo: Quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados em Cristo com o Espírito Santo da promessa (Efésios 1:13). O Espírito nos capacita a dar frutos, dentre os quais está a alegria: Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio (Gálatas 5:22-23).

A alegria se sente; mas antes, a alegria se é.

Não há como sermos seres alegres sem nos exercitarmos na alegria. Alegria e contentamento são sinônimos no Senhor, e o reconhecer-se n’Ele nos faz termos a experiência do contentamento/alegria: Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece (Filipenses 4:12-13). A alegria em Cristo nos dá forças!

Alegria é um ato constante de saber-se envolto pelo amor e cuidado de Deus. Eu, porém, confio em teu amor; o meu coração exulta em tua salvação. Quero cantar ao SENHOR pelo bem que me tem feito (Salmo 13:5-6).

Alegria é saber que temos, literalmente a cada minuto, a oportunidade de refletir o modo de Ser de Deus para aquela pessoa que está ao nosso lado, seja onde for e seja quem for. Pois o SENHOR é bom e o seu amor leal é eterno (Salmo 100:5). E sabemos como Deus É, olhando para Cristo: O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser (Hebreus 1:3).

“Alegrem-se sempre no Senhor”, escreve o apóstolo. Esse “sempre” é um estado de atenção, onde devemos cuidar para não abrir espaço em nossa alma para a tristeza e a depressão. É “vigiar e orar”, para que o que nos acometa seja sempre o reconhecimento de que estamos em Deus.

Alegria é também saber-se incluso na oração de Jesus: “Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles, para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. Dei-lhes a glória que me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um: eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste (João 17:20-23).

“Alegrar-se no Senhor” é sabermos que Deus está perto, e que vem ao nosso encontro sempre, sempre que estamos atentos e conscientes deste vir, sempre que vamos ao encontro d’Ele, em resposta ao Seu vir, e sabermos que Ele está conosco sempre que permitimos que assim seja.

Em assim sendo, não há por que andarmos tristes!

A alegria será o estado natural do nosso ser.

A alegria é contagiante!

Quando nossas atitudes refletem a alegria pacificada de quem vai ao encontro de todos em amor, colheremos alegria de volta.

Basta experimentar.

E, sim, cada linha deste texto foi escrita para mim mesmo, pois sou o primeiro a ser submetido à Palavra que aqui compartilho, e o primeiro a trabalhar cada Palavra em mim mesmo!

 

É isso. Que a liberdade e o amor de Cristo nos acompanhem!

Saudações,

Kurt Hilbert

Nenhum comentário:

Postar um comentário