Pesquisar neste blog

domingo, 19 de março de 2023

117 – Moisés Volta ao Egito (Êxodo 4 – 5)


Moisés1(versículo de Êxodo 4) respondeu: “E se eles não acreditarem em mim nem quiserem me ouvir e disserem: ‘O SENHOR não lhe apareceu’?”

Então2 o SENHOR lhe perguntou: “Que é isso em sua mão?”

“Uma vara” I, respondeu ele.

Disse3 o SENHOR: “Jogue-a ao chão”.

Moisés jogou-a, e ela se transformou numa serpente. Moisés fugiu dela, mas4 o SENHOR lhe disse: “Estenda a mão e pegue-a pela cauda”. Moisés estendeu a mão, pegou a serpente e esta se transformou numa vara em sua mão. E5 disse o SENHOR: “Isso é para que eles acreditem que o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó, apareceu a você”.

Disse10, porém, Moisés ao SENHOR: “Ó Senhor! Nunca tive facilidade para falar, nem no passado nem agora que falaste a teu servo. Não consigo falar bem! Ah13 Senhor! Peço-te que envies outra pessoa”.

Então14 o SENHOR se irou com Moisés e lhe disse: “Você não tem o seu irmão Arão, o levita II? Eu sei que ele fala bem”.

Deus disse a Moisés que Arão deveria falar ao povo, no lugar dele, e que Moisés realizaria prodígios com o seu cajado. Então, Moisés foi procurar Jetro, o seu sogro, e pediu para voltar ao Egito. Jetro concordou, e Moisés partiu com a família. Deus instruiu Arão a se encontrar com Moisés no deserto. Arão obedeceu, e Moisés lhe contou tudo o que Deus havia dito.

Assim29 Moisés e Arão foram e reuniram todas as autoridades dos israelitas, e30 Arão lhes contou tudo o que o SENHOR dissera a Moisés. Em seguida Moisés também realizou os sinais diante do povo, e31 eles creram. Quando o povo soube que o SENHOR decidira vir em auxílio deles e tinha visto a sua opressão, curvou-se em adoração.

Depois1(versículo de Êxodo 5) disso Moisés e Arão foram falar com o faraó e disseram: “Assim diz o SENHOR, o Deus de Israel: ‘Deixe o meu povo ir para celebrar-me uma festa no deserto’”.

O2 faraó respondeu: “Quem é o SENHOR, para que eu lhe obedeça e deixe Israel sair? Não conheço o SENHOR, e não deixarei Israel sair”.

No6 mesmo dia o faraó deu a seguinte ordem aos feitores e capatazes responsáveis pelo povo: “Não7 forneçam mais ao povo palha para fazer tijolos III, como faziam antes. Eles que tratem de ajuntar palha! Mas8 exijam que continuem a fazer a mesma quantidade de tijolos; não reduzam a cota. São preguiçosos, e por isso estão clamando: ‘Iremos oferecer sacrifícios ao nosso Deus’”.

Então15 os capatazes israelitas foram apelar para o faraó: “Por que tratas os teus servos dessa maneira?”

Respondeu17 o faraó: “Preguiçosos é o que vocês são! Preguiçosos! Por isso andam dizendo: ‘Iremos oferecer sacrifícios ao SENHOR’. Agora18, voltem ao trabalho. Vocês não receberão palha alguma! Continuem a produzir a cota integral de tijolos!”

Os19 capatazes israelitas se viram em dificuldade quando lhes disseram que não poderiam reduzir a quantidade de tijolos exigida a cada dia. Ao20 saírem da presença do faraó, encontraram-se com Moisés e Arão, que estavam à espera deles, e21 lhes disseram: “O SENHOR os examine e os julgue! Vocês atraíram o ódio do faraó e dos seus conselheiros sobre nós, e lhes puseram nas mãos uma espada para que nos matem”.

Moisés22 voltou-se para o SENHOR e perguntou: “SENHOR, por que maltrataste a este povo? Afinal, por que me enviaste?”

Deus voltou a garantir a Moisés que libertaria os israelitas da escravidão e cumprir a promessa de lhes dar a terra de Canaã. Mas, quando Moisés voltou e informou isso, seu povo não o ouviu, por causa do sofrimento pelo qual estava passando.

 

v     Para entender a história

Moisés reluta em assumir o papel que Deus reservou para ele. Contudo, é convencido pelos prodígios de Deus e pelo fato de Arão ser indicado como o seu porta-voz. A descrença inicial dos israelitas em Moisés transformou-se em raiva quando, em vez de ganharem a liberdade, sofrem uma opressão ainda maior por parte dos egípcios.

 

v     Curiosidades

                                      I.     Uma vara – A vara (ou cajado) de Moisés é um cajado de pastor de ovelhas. Na Bíblia, é chamado de “vara de Deus” (Êxodo 4:20). Os antigos egípcios acreditavam que varas mágicas podiam protegê-los de maus espíritos, mas o cajado de Moisés era um símbolo da autoridade de Deus.

                                   II.     “Arão, o levita” – Arão era três anos mais velho do que Moisés (Êxodo 7:7). Sua função como porta-voz de Moisés antecipa o seu papel como o primeiro sumo sacerdote israelita. Arão será responsável pela liderança espiritual dos israelitas.

                                III.     “Palha para fazer tijolos” – A maioria dos prédios egípcios era feita com tijolos, apesar de também serem usados arenito, granito e mármore. Os operários moldavam os tijolos com uma mistura de palha, barro, areia e cimento, depois os deixavam secar ao sol.

 

- Os anciãos (ou autoridades) israelitas: A palavra em hebraico para “anciãos” também significa “os barbados”. Durante esse período, os anciãos israelitas costumavam ser os membros decanos de seus clãs e se tornavam líderes por conta da sabedoria e experiência.


Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário