Na1(versículo de Atos
13) igreja de Antioquia havia profetas e mestres: Barnabé, Simeão,
chamado Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, que fora criado com Herodes, o
tetrarca, e Saulo. Enquanto2 adoravam o Senhor e jejuavam, disse o
Espírito Santo: “Separem-me Barnabé e Saulo para a obra que os tenho chamado”.
Assim3, depois de jejuar e orar, impuseram-lhes as mãos e os
enviaram.
Enviados4
pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia I
e dali navegaram para Chipre II.
Chegando5 em Salamina, proclamaram a palavra de Deus nas sinagogas
judaicas. João estava com eles como auxiliar.
Viajaram6
por toda a ilha, até chegarem a Pafos. Ali encontraram um judeu, chamado
Barjesus, que praticava magia e era falso profeta. Ele7 era assessor
do procônsul Sérgio Paulo. O procôncul, sendo homem culto, mandou chamar
Barnabé e Saulo, porque queria ouvir a palavra de Deus. Mas8 Elimas,
o mágico (esse é o significado do seu nome), opôs-se a eles e tentava desviar
da fé o procônsul. Então9 Saulo,
também chamado Paulo III,
cheio do Espírito Santo, olhou firmemente para Elimas e disse: “Filho10
do Diabo e inimigo de tudo o que é justo! Você está cheio de toda espécie de
engano e maldade. Quando é que vai parar de perverter os retos caminhos do
Senhor? Saiba11 agora que a mão do Senhor está contra você, e você
ficará cego e incapaz de ver a luz do sol durante algum tempo”.
Imediatamente vieram
sobre ele névoa e escuridão, e ele, tateando, procurava quem o guiasse pela
mão. O12 procônsul, vendo o que havia acontecido, creu,
profundamente impressionado com o ensino do Senhor.
De13 Pafos,
Paulo e seus companheiros navegaram para Perge, na Panfília. João os deixou ali IV e
voltou para Jerusalém. De14 Perge prosseguiram até Antioquia da
Pisídia. No sábado, entraram na sinagoga e se assentaram. Depois15
da leitura da Lei e dos Profetas, os chefes da sinagoga lhes mandaram dizer:
“Irmãos, se vocês têm uma mensagem de encorajamento para o povo, falem”.
Paulo
falou aos judeus sobre a morte e ressurreição de Jesus e explicou que o único
caminho para Deus era Jesus.
Quando42
Paulo e Barnabé estavam saindo da sinagoga, o povo os convidou a falar mais a
respeito dessas coisas no sábado seguinte. Despedida43 a
congregação, muitos dos judeus e estrangeiros piedosos convertidos ao judaísmo
seguiram Paulo e Barnabé. Estes conversavam com eles, recomendando-lhes que
continuassem na graça de Deus.
No44 sábado
seguinte, quase toda a cidade se reuniu para ouvir a palavra do Senhor. Quando45
os judeus viram a multidão, ficaram cheios de inveja e, blasfemando,
contradiziam o que Paulo estava dizendo.
Então46
Paulo e Barnabé lhes responderam corajosamente: “Era necessário anunciar
primeiro a vocês a palavra de Deus; uma vez que a rejeitam e não se julgam
dignos da vida eterna, agora nos voltamos para os gentios V. Pois47 assim o Senhor nos
ordenou: ‘Eu fiz de você luz para os gentios, para que você leve a salvação até
aos confins da terra’”.
Ouvindo48
isso, os gentios alegraram-se e bendisseram a palavra do Senhor; e creram todos
os que haviam sido designados para a vida eterna.
v
Para
entender a história
A escolha dos
primeiros missionários da Igreja é um passo histórico. Paulo e seus
companheiros não saem com planos estratégicos; ao invés disso, confiam no
Espírito Santo para orientar sua missão. Quando sua mensagem é rejeitada pelos
judeus de Antioquia da Pisídia, Paulo decide levar o Evangelho aos gentios.
v
Curiosidades
I. “Selêucia”
– Naquele tempo, Selêucia era um importante porto marítimo para os romanos, por
causa da sua posição privilegiada numa rota comercial. Estava a cerca de 25
quilômetros de Antioquia.
II. “Chipre”
– A ilha de Chipre é visível desde o porto de Selêucia. Foi famosa por suas
ricas minas de cobre. Seu nome vem da palavra latina que significa “cobre”.
Salamina (a atual Famagusta) era a capital, mas os romanos usavam a cidade de
Pafos como quartel-general. Chipre tinha grande população de judeus.
III. “Saulo, também chamado Paulo” – Saulo (nome
hebreu) agora é chamado Paulo (nome romano). Paulo é judeu, mas, como cidadão
romano, também faz parte do mundo gentio. Esta mudança de nome dá ênfase ao
papel de Paulo como apóstolo dos gentios.
IV. “João os deixou ali”
– Trata-se de João Marcos, o provável autor do segundo Evangelho (Marcos). Seu
papel como auxiliar terminou quando retornou a Jerusalém, por razão
desconhecida. Isto provocou desentendimento entre Paulo e Barnabé, tio de João.
Barnabé queria que João se reunisse a eles, mas Paulo achava que João não era
confiável.
V. “Os gentios”
– Os judeus chamavam os não-judeus de “gentios”, da palavra latina “gens”, que
significa “nação”. A palavra tinha outro sentido naquele tempo, quando os
judeus tiveram que partilhar a “terra prometida” com nações não-judias e se
mantiveram separados deles.
Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.
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