Pesquisar neste blog

quinta-feira, 16 de setembro de 2021

73 – Os Primeiros Missionários (Atos 13)


 

Na1(versículo de Atos 13) igreja de Antioquia havia profetas e mestres: Barnabé, Simeão, chamado Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, que fora criado com Herodes, o tetrarca, e Saulo. Enquanto2 adoravam o Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: “Separem-me Barnabé e Saulo para a obra que os tenho chamado”. Assim3, depois de jejuar e orar, impuseram-lhes as mãos e os enviaram.

Enviados4 pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia I e dali navegaram para Chipre II. Chegando5 em Salamina, proclamaram a palavra de Deus nas sinagogas judaicas. João estava com eles como auxiliar.

Viajaram6 por toda a ilha, até chegarem a Pafos. Ali encontraram um judeu, chamado Barjesus, que praticava magia e era falso profeta. Ele7 era assessor do procônsul Sérgio Paulo. O procôncul, sendo homem culto, mandou chamar Barnabé e Saulo, porque queria ouvir a palavra de Deus. Mas8 Elimas, o mágico (esse é o significado do seu nome), opôs-se a eles e tentava desviar da fé o procônsul. Então9 Saulo, também chamado Paulo III, cheio do Espírito Santo, olhou firmemente para Elimas e disse: “Filho10 do Diabo e inimigo de tudo o que é justo! Você está cheio de toda espécie de engano e maldade. Quando é que vai parar de perverter os retos caminhos do Senhor? Saiba11 agora que a mão do Senhor está contra você, e você ficará cego e incapaz de ver a luz do sol durante algum tempo”.

Imediatamente vieram sobre ele névoa e escuridão, e ele, tateando, procurava quem o guiasse pela mão. O12 procônsul, vendo o que havia acontecido, creu, profundamente impressionado com o ensino do Senhor.

De13 Pafos, Paulo e seus companheiros navegaram para Perge, na Panfília. João os deixou ali IV e voltou para Jerusalém. De14 Perge prosseguiram até Antioquia da Pisídia. No sábado, entraram na sinagoga e se assentaram. Depois15 da leitura da Lei e dos Profetas, os chefes da sinagoga lhes mandaram dizer: “Irmãos, se vocês têm uma mensagem de encorajamento para o povo, falem”.

Paulo falou aos judeus sobre a morte e ressurreição de Jesus e explicou que o único caminho para Deus era Jesus.

Quando42 Paulo e Barnabé estavam saindo da sinagoga, o povo os convidou a falar mais a respeito dessas coisas no sábado seguinte. Despedida43 a congregação, muitos dos judeus e estrangeiros piedosos convertidos ao judaísmo seguiram Paulo e Barnabé. Estes conversavam com eles, recomendando-lhes que continuassem na graça de Deus.

No44 sábado seguinte, quase toda a cidade se reuniu para ouvir a palavra do Senhor. Quando45 os judeus viram a multidão, ficaram cheios de inveja e, blasfemando, contradiziam o que Paulo estava dizendo.

Então46 Paulo e Barnabé lhes responderam corajosamente: “Era necessário anunciar primeiro a vocês a palavra de Deus; uma vez que a rejeitam e não se julgam dignos da vida eterna, agora nos voltamos para os gentios V. Pois47 assim o Senhor nos ordenou: ‘Eu fiz de você luz para os gentios, para que você leve a salvação até aos confins da terra’”.

Ouvindo48 isso, os gentios alegraram-se e bendisseram a palavra do Senhor; e creram todos os que haviam sido designados para a vida eterna.

 

v     Para entender a história

A escolha dos primeiros missionários da Igreja é um passo histórico. Paulo e seus companheiros não saem com planos estratégicos; ao invés disso, confiam no Espírito Santo para orientar sua missão. Quando sua mensagem é rejeitada pelos judeus de Antioquia da Pisídia, Paulo decide levar o Evangelho aos gentios.

 

v     Curiosidades

                                      I.     “Selêucia” – Naquele tempo, Selêucia era um importante porto marítimo para os romanos, por causa da sua posição privilegiada numa rota comercial. Estava a cerca de 25 quilômetros de Antioquia.

                                   II.     “Chipre” – A ilha de Chipre é visível desde o porto de Selêucia. Foi famosa por suas ricas minas de cobre. Seu nome vem da palavra latina que significa “cobre”. Salamina (a atual Famagusta) era a capital, mas os romanos usavam a cidade de Pafos como quartel-general. Chipre tinha grande população de judeus.

                                III.     “Saulo, também chamado Paulo” – Saulo (nome hebreu) agora é chamado Paulo (nome romano). Paulo é judeu, mas, como cidadão romano, também faz parte do mundo gentio. Esta mudança de nome dá ênfase ao papel de Paulo como apóstolo dos gentios.

                                IV.     “João os deixou ali” – Trata-se de João Marcos, o provável autor do segundo Evangelho (Marcos). Seu papel como auxiliar terminou quando retornou a Jerusalém, por razão desconhecida. Isto provocou desentendimento entre Paulo e Barnabé, tio de João. Barnabé queria que João se reunisse a eles, mas Paulo achava que João não era confiável.

                                   V.     “Os gentios” – Os judeus chamavam os não-judeus de “gentios”, da palavra latina “gens”, que significa “nação”. A palavra tinha outro sentido naquele tempo, quando os judeus tiveram que partilhar a “terra prometida” com nações não-judias e se mantiveram separados deles.

 

Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário