Pesquisar neste blog

quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

41 – A Ressurreição de Lázaro (João 11)


 

Então1(versículo) um homem chamado Lázaro estava doente. Ele era de Betânia, e era irmão de Maria e de Marta... Assim3, as irmãs enviaram um recado a Jesus: “Senhor, aquele a quem amas está doente”.

Ao4 ouvir isso, Jesus disse: “Essa doença não terminará em morte, mas veio para a glória de Deus, para que através dela o Filho de Deus possa ser glorificado”. Jesus5 amava Marta e sua irmã, e Lázaro. Mas6 quando soube que Lázaro estava doente, ainda ficou onde estava por mais dois dias. Então7 disse aos seus discípulos: “Vamos voltar para a Judeia... Nosso11 amigo Lázaro caiu no sono I; mas estou indo lá para acordá-lo”.

Chegando17 a Betânia, Jesus soube que Lázaro já estava no túmulo havia quatro dias II... Ao20 saber que Jesus estava chegando, Marta foi ao seu encontro, mas Maria ficou em casa.

“Senhor”21, disse Marta, “se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. Mas22 sei que, mesmo agora, Deus te dará o que quer que peças”.

Disse-lhe23 Jesus: “Teu irmão ressuscitará”.

Marta24 respondeu: “Sei que ele ressuscitará no último dia, no dia da ressurreição”. E25 Jesus lhe disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá; e quem vive e crê em mim não morrerá eternamente. Crês nisso?”

“Sim27, Senhor”, disse ela, “eu creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus III, que veio ao mundo”.

E28 depois de dizer isso, voltou e chamou à parte sua irmã Maria. “O Mestre está aqui”, disse-lhe, “e está chamando você”.

Quando32 Maria chegou ao lugar onde Jesus estava e o viu, caiu aos seus pés e disse: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido”.

Profundamente33 comovido, ao ver o seu choro e o dos judeus que haviam vindo com ela... Jesus35 chorou IV...

Ele38 foi até o túmulo. Era uma gruta, com uma pedra colocada na entrada. “Tirem39 a pedra... Não40 falei que, se cresses, verias a glória de Deus?”

Assim41, tiraram a pedra. Então Jesus olhou para cima e disse: “Pai, eu te agradeço V porque me ouviste...”

Tendo43 dito isso, Jesus chamou em voz alta: “Lázaro, vem para fora!” O homem morto saiu, com as mãos e os pés enrolados em faixas de linho...

Disse-lhes Jesus: “Tirem as faixas dele e deixem-no ir”.

 

v     Para entender a história

Jesus expressa compaixão pelas pessoas que sofrem à sua volta; mas esse milagre tem um significado mais profundo. Jesus traz Lázaro de volta à vida para demonstrar a seus seguidores que Ele é o Filho de Deus. Jesus quer que as pessoas não temam a morte física e que entendam que Ele tem o poder de lhes dar a vida eterna.

 

v     Curiosidades

                                      I.     “Lázaro caiu no sono” – Na Bíblia, a morte é muitas vezes representada como sono. Jesus usa essa imagem para ensinar aos discípulos que a morte física não é final: ela conduz a uma nova vida espiritual.

                                   II.     “Lázaro já estava no túmulo havia quatro dias” – Muitos judeus acreditavam que, nos três primeiros dias, as almas dos mortos podiam voltar a seus corpos. Depois de quatro dias, o corpo de Lázaro já teria começado a se decompor, e não havia mais esperança de vê-lo vivo outra vez.

                                III.     “Eu creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus” – Marta declara sua fé em Jesus. Ela sabe que quem tem o poder de dar vida eterna também o tem para trazer o seu irmão de volta dos mortos.

                                IV.     “Jesus chorou” – Jesus chorou porque se comoveu com a dor dos que sofriam por Lázaro. Este é o versículo mais curto da Bíblia.

                                   V.     “Pai, eu te agradeço” – Jesus jamais duvidou que Deus o ajudaria. Ele agradeceu em voz alta para que o povo cresse que sua autoridade vinha de Deus.

 

- Embalsamamento: Os corpos dos mortos eram lavados e envolvidos num lençol ou em faixas, que podiam ser de linho.

 

Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário