Pesquisar neste blog

domingo, 17 de novembro de 2019

O Que é o Evangelho Para Mim



O Evangelho me ensina a partilha e não o acúmulo.
O Evangelho não me impõe uma agenda religiosa.
O Evangelho me convida para servir pessoas em qualquer lugar, todo tempo, o tempo todo.
O Evangelho não me impõe um vocabulário religioso.
O Evangelho muda meu coração, de onde brotam palavras de vida para a vida.
O Evangelho não me indica lugares sagrados.
O Evangelho torna sagrada a vida por inteiro.
O Evangelho não me ensina a odiar o mundo, mas me equipa para servir o mundo em amor.
O Evangelho não me insensibiliza às dores do mundo, mas me torna sensível aos que sofrem e me propõe a partilha e a solidariedade como alívio e cura.
O Evangelho melhora minha autocrítica, ensinando-me a lidar comigo mesmo com graça e torna-me generoso para com meu próximo.
O Evangelho me encoraja a nunca ser agressivo, especialmente quando digo a verdade, pois a verdade não precisa de agressividade.
O Evangelho me ensina a lidar com as pessoas por seus nomes e não com termos que os ofenda, diminua, apequene, agrida, fira, rotule e exclua.
O Evangelho me ensina a levar em conta a história das pessoas antes de julgá-las e rotulá-las, sabendo que o Evangelho refaz histórias e ressignifica a vida.
O Evangelho me ensina a não rotular uma pessoa por um ato controverso, antes, o Evangelho me ensina a caminhar junto destes, ajudando-os e retomar o rumo.
O Evangelho me ensina a piedade e não a impiedade.
O Evangelho me ensina a bondade e não a crueldade.
O Evangelho me ensina a misericórdia, a compaixão, a mansidão, a longanimidade, a benignidade, a paciência, a graça, o perdão – e não a intolerância.
O Evangelho me ensina a ser comedido em tudo, incluindo as tecladas que dou por aqui, que não poucas vezes tem a ver com o que ronda meu coração, e que eu devo guardar só para mim.
O Evangelho me ensina a ser cuidadoso no que escrevo aqui, já que não sei quem me lê e como lê, e o tempo que está vivendo.
O Evangelho me ensina a lidar com reverência com o meu próximo, e são muitos os próximos que tenho por aqui.
O Evangelho me ensina a abençoar meus inimigos, os que me perseguem e os que tentam o mal contra mim.
O Evangelho me ensina oferecer a outra face e nunca revidar com mal o mal que tentam contra mim.
O Evangelho me ensina a morrer se for o caso, nunca matar.
O Evangelho me ensina a nunca matar a alma de ninguém.
O Evangelho é tudo que preciso!


Um texto de Carlos Bregantim

2 comentários:

  1. Excelente texto, permita-me reproduzi-lo e enfiar goela abaixo das igrejas instituições??!!

    ResponderExcluir