Pesquisar neste blog

domingo, 3 de março de 2019

Relacionamentos e Reciprocidades



O Evangelho se resume em Relacionamentos e Reciprocidades.

1.                      Amem-se uns aos outros – “Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros” (João 13:34).
2.                    Aceitem-se uns aos outros – Portanto, aceitem-se uns aos outros, da mesma forma como Cristo os aceitou, a fim de que vocês glorifiquem a Deus (Romanos 15:7).
3.                    Saúdem-se uns aos outros – Todos os irmãos daqui lhes enviam saudações. Saúdem-se uns aos outros com beijo santo (I Coríntios 16:20).
4.                    Tenham igual cuidado uns pelos outros – Mas Deus estruturou o corpo dando maior honra aos membros que dela tinham falta, a fim de que não haja divisão no corpo, mas, sim, que todos os membros tenham igual cuidado uns pelos outros (I Coríntios 12:24-25).
5.                     Sujeitem-se uns aos outros – Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo (Efésios 5:21).
6.                    Suportem-se uns aos outros – Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor (Efésios 4:2).
7.                     Não tenham inveja uns dos outros – Não sejamos presunçosos, provocando uns aos outros e tendo inveja uns dos outros (Gálatas 5:26).
8.                    Deixem de julgar uns aos outros – Portanto, deixemos de julgar uns aos outros. Em vez disso, façamos o propósito de não colocar pedra de tropeço ou obstáculo no caminho do irmão (Romanos 14:13).
9.                    Não se queixem uns dos outros – Irmãos, não se queixem uns dos outros, para que não sejam julgados (Tiago 5:9).
10.                Não falem mal uns dos outros – Irmãos, não falem mal uns dos outros. Quem fala contra o seu irmão ou julga o seu irmão, fala contra a Lei e a julga. Quando você julga a Lei, não a está cumprindo, mas está se colocando como juiz (Tiago 4:11).
11.                  Não mordam e devorem uns aos outros – Toda a Lei se resume num só mandamento: “Ame o seu próximo como a si mesmo”. Mas se vocês se mordem e se devoram uns aos outros, cuidado para não se destruírem mutuamente (Gálatas 5:14-15).
12.                Não provoquem uns aos outros – Não sejamos presunçosos, provocando uns aos outros e tendo inveja uns dos outros (Gálatas 5: 26).
13.                Não mintam uns aos outros – Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador (Colossenses 3:9-10).
14.                Confessem os seus pecados uns aos outros – Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz (Tiago 5:16).
15.                 Perdoem-se uns aos outros – Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo (Efésios 4:31-32).
16.                Edifiquem-se uns aos outros – Por isso, exortem-se e edifiquem-se uns aos outros, como de fato vocês estão fazendo (I Tessalonicenses 5:11).
17.                 Ensinem uns aos outros – Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seus corações (Colossenses 3:16).
18.                Encorajem uns aos outros – Cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha coração perverso e incrédulo, que se afaste do Deus vivo. Pelo contrário, encorajem-se uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama “hoje”, de modo que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado (Hebreus 3:12-13).
19.                Aconselhem-se uns aos outros – Meus irmãos, eu mesmo estou convencido de que vocês estão cheios de bondade e plenamente instruídos, sendo capazes de aconselhar-se uns aos outros (Romanos 15:14).
20.               Falem com salmos, hinos e cânticos espirituais uns aos outros – Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito, falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor, dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo (Efésios 5:18-20).
21.                Sirvam uns aos outros – Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; pelo contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor (Gálatas 5:13).
22.               Levem os fardos pesados uns dos outros – Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo (Gálatas 6:2).
23.               Sejam hospitaleiros uns dos outros – Sejam mutuamente hospitaleiros, sem reclamação (I Pedro 4:9).
24.               Sejam bondosos uns para com os outros – Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo (Efésios 4:31-32).
25.               Orem uns pelos outros – Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz (Tiago 5:16).

O Evangelho é Solidário, nunca Solitário.
Minha Espiritualidade é tão saudável quanto saudáveis são os meus Relacionamentos.


Um texto de Carlos Bregantim

Um comentário:

  1. 1-5-8-12-13 estão fora de moda:assim como muitos motoristas não param para o pedestre na faixa de segurança...evangélicos do mundo todo estão com condutas 'proprias'-o nome 'mandamento"-já subentende que Jesus "manda".

    ResponderExcluir