Pesquisar neste blog

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Reconhecimento Para Orar

         
          Lucas 23:42-43
          Então ele disse: “Jesus, lembra-te de mim quando entrares no teu Reino”. Jesus lhe respondeu: “Eu lhe garanto: Hoje você estará comigo no paraíso”.
 
          Dia desses estava na Igreja e quem oficiava falou que “quando não oramos, é por falta de reconhecimento”. Depois, quem co-oficiou salientou que para que possamos “reconhecer” é preciso que antes “conheçamos”, pois “reconhecer” é “conhecer novamente e continuamente, dia a dia”.
          Fiquei matutando naquilo. E concordo.
          Orar. Uma oração não tem necessariamente uma fórmula. Uma oração pode ser um pensamento, em sentimento, algumas palavras, enfim, uma oração é tudo aquilo que direcionamos a Deus. Isso é orar.
          Lembrei-me do assim chamado “bom ladrão”, aquele que foi crucificado com Jesus. A Bíblia diz que Jesus foi crucificado entre dois malfeitores. Um deles zombou de Jesus, enquanto que o outro “reconheceu” em Jesus a salvação. Por isso este é chamado popularmente de “bom ladrão”, porque reconheceu a Jesus (ainda que não saibamos se era de fato ladrão, pois malfeitor é aquele que faz coisas más, mas não necessariamente rouba. Enfim, esse não é o ponto central da história...).
          Para “reconhecer” a Jesus, subentende-se que já O conhecia de antemão, mesmo que fosse só de ouvir falar. Podemos deduzir isso, porque “xingou” o outro malfeitor, quando este insultava a Jesus; chamou-lhe a atenção para o fato de eles – os malfeitores – serem merecedores daquilo que padeciam, mas que Jesus era um homem justo, não merecendo passar por aquilo. Ali este homem “reconheceu” Jesus, pois podia vê-Lo como realmente era.
          E isso motivou o pedido que ele fez: “Jesus, lembra-te de mim quando entrares no teu Reino”. Esse pedido foi uma oração. Ele reconheceu Jesus e “orou” a Jesus.
          A resposta de Jesus à oração feita pelo malfeitor que se arrependia e intercedia a Ele foi imediata: “Eu lhe garanto: Hoje você estará comigo no paraíso”. Jesus não disse “amanhã”, ou “depois que Eu ressuscitar”, ou “quando eu voltar pela segunda vez”, ou coisas do tipo remetendo a um futuro sabe-se lá se distante ou provável. Não. Ele disse: Hoje. E não disse “vou ver o que posso fazer por você lá com meu Pai...”. Ele disse claramente: Eu lhe garanto”.
          Isso é uma oração! E isso é uma resposta à oração!
          Podemos crer nisso?
 
          Por hora é isso, pessoal. Que a liberdade e o amor de Cristo nos acompanhem.
          Saudações,
          Kurt Hilbert

Nenhum comentário:

Postar um comentário