Pesquisar neste blog

sábado, 10 de novembro de 2012

UMA PALAVRA DE CONSOLO


     Muitas vezes vou a comunidades onde, apesar de não conhecer os pormenores, sinto que existem muitos pesos e preocupações. Ao ocupar-me com este assunto, deparei-me com uma palavra que achei ser adequada e consoladora para estas situações. A palavra encontra-se na Carta do apóstolo Paulo aos Coríntios e diz o seguinte: «…fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes, com a tentação, dará também o escape, para que a possais suportar.» (1ª aos Coríntios 10,13).Que maravilhosa promessa o apóstolo Paulo deu naquela altura.

     As tentações existem, e isso é algo que não podemos mudar. Quem poderia dizer de si próprio que nunca foi desafiado ou tentado. Todos os dias estamos expostos a tentações. Aí pode surgir a pergunta: por que é que o Senhor não ajuda? Por que é que Ele não direciona as coisas noutro sentido para que eu, a pessoa em questão, possa lidar melhor com elas?

     Mas Deus não permite que as tentações sejam maiores do que as nossas forças. O Senhor estabelece um limite e não permite que esse limite seja ultrapassado. E ainda faz com que as tentações tomem um rumo que nós possamos suportar. Por outras palavras: juntamente com as tentações, o Senhor também cria uma saída para que, por fim, as possamos ultrapassar.

     Quero aprofundar mais este tema: o Senhor nunca nos deixa sós. Ele oferece-nos sempre uma possibilidade para sairmos das situações, só que nem sempre é como nós desejamos. Nós preferíamos que todas as dificuldades desaparecessem e pudéssemos ficar livres de preocupações. Nem sempre é assim tão fácil, mas existe uma saída. O Senhor cria uma compensação, dando-nos consolo e proporcionando-nos vivências que nos dão força e confiança: afinal, é Ele que rege.

     Estou a pensar no povo de Israel quando se encontrava à frente do mar, depois de ter saído do Egito: à sua frente tinham água, atrás deles os perseguidores. Mas o Senhor preparou-lhes uma saída que ninguém esperava. As águas separaram-se e o povo pôde passar em segurança. Foi uma saída que permitiu que os israelitas fossem preservados. Também nós, por vezes, vivenciamos coisas idênticas: abrem-se caminhos que nos fazem, de repente, sentir forças para enfrentar as situações. Sentimo-nos com nova coragem, sentimos que está a acontecer algo que nos dá a certeza de que Deus está conosco.

     Apesar de todas as tentações, dificuldades, problemas, preocupações e aflições, com as quais nos possamos deparar, não desistamos: existe uma saída! O Senhor faz com que as coisas não se tornem demasiado difíceis. As tentações e as opressões hão de terminar.

Wilhelm Leber

Fonte: http://www.igrejanovaapostolica.org/site/ndice/portugus/palavra_do_ms/palavras_do_ms/view-details-id-49.htm


Um comentário: