Pesquisar neste blog

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Estrangeiros...


           A cidade onde moro atualmente concentra um grande número de imigrantes. Ao passear pela vizinhança durante um Sábado, encontrei um grupo de estrangeiros vestindo trajes típicos de seu país, reunidos em uma área aberta para algo que me pareceu uma festa. Fiquei surpreso ao saber, conversando com um morador local, que não se tratava de uma festa, e sim de um encontro realizado semanalmente, com o intuito de manter a cultura e as raízes, transmitindo às crianças e aos jovens o valor e a importância de estar ligado a uma pátria, que muitos deles nem conhecem pessoalmente.
 
          Acredito que aquele grupo de estrangeiros tem seu dia-a-dia normal, onde muitos trabalham, estudam, se divertem, tudo isso junto aos demais habitantes da cidade, mas há um momento em que se separam desse mundo exterior e se concentram em fortalecer aquilo que eles são originalmente e, talvez a parte mais bonita de todas, fortalecem uns aos outros.

           As perguntas que me faço diante dessa experiência são: qual cultura eu trato de preservar? a que grupo eu pertenço? quem me fortalece? quem eu fortaleço?

           Neste momento, fico feliz com cada uma das minhas respostas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário