Pesquisar neste blog

domingo, 11 de junho de 2023

123 – O Bezerro de Ouro (Êxodo 24 – 25 e 32 – 40)

 

Disse12(versículo de Êxodo 24) o SENHOR a Moisés: “Suba a mim, ao monte, e fique aqui; e lhe darei as tábuas de pedra I com a lei e os mandamentos que escrevi para a instrução do povo”.

Quando15 Moisés subiu, a nuvem cobriu o monte.

Moisés18 entrou na nuvem e foi subindo o monte. E permaneceu no monte quarenta dias e quarenta noites II.

Disse1(versículo de Êxodo 25) o SENHOR a Moisés: “Diga2 aos israelitas que me tragam uma oferta. Receba-a de todo aquele cujo coração o compelir a dar. E8 farão um santuário para mim, e eu habitarei no meio deles. Façam9 tudo como eu lhe mostrar, conforme o modelo do tabernáculo e de cada utensílio III”.

O1(versículo de Êxodo 32) povo, ao ver que Moisés demorava a descer do monte, juntou-se ao redor de Arão e lhe disse: “Venha, faça para nós deuses que nos conduzam, pois a esse Moisés, o homem que nos tirou do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu”.

Respondeu-lhes2 Arão: “Tirem os brincos de ouro de suas mulheres, de seus filhos e de suas filhas e tragam-nos a mim”. Todos3 tiraram os seus brincos de ouro e os levaram a Arão. Ele4 os recebeu e os fundiu, transformando tudo num ídolo, que modelou com uma ferramenta própria, dando-lhe a forma de um bezerro IV. Então disseram: “Eis aí os seus deuses, ó Israel, que tiraram vocês do Egito!”

Vendo5 isso, Arão edificou um altar diante do bezerro e anunciou: “Amanhã haverá uma festa dedicada ao SENHOR”. Na6 manhã seguinte, ofereceram holocaustos e sacrifícios de comunhão. O povo se assentou para comer e beber, e levantou-se para se entregar à farra.

Quando19 Moisés aproximou-se do acampamento e viu o bezerro e as danças, irou-se e jogou as tábuas no chão, ao pé do monte, quebrando-as.

E35 o SENHOR feriu o povo com uma praga porque quiseram que Arão fizesse o bezerro.

Moisés subiu outra vez o monte Sinai, com duas novas tábuas de pedra, e escreveu os Dez Mandamentos. Os israelitas fizeram o Tabernáculo, de acordo com as instruções de Deus.

Disse1(versículo de Êxodo 40) o SENHOR a Moisés: “Arme2 o tabernáculo, a Tenda do Encontro, no primeiro dia do primeiro mês V. Coloque3 nele a arca da aliança VI e proteja-a com o véu. Vista13 depois Arão com as vestes sagradas, unja-o e consagre-o para que me sirva como sacerdote. Traga14 os filhos dele e vista-os com túnicas. Unja-os15 como você ungiu o pai deles, para que me sirvam como sacerdotes. A unção deles será para um sacerdócio perpétuo, geração após geração”.

Então34 a nuvem cobriu a Tenda do Encontro, e a glória do SENHOR encheu o tabernáculo.

Sempre36 que a nuvem se erguia sobre o tabernáculo os israelitas seguiam viagem.

De38 dia a nuvem do SENHOR ficava sobre o tabernáculo, e de noite havia fogo na nuvem, à vista de toda a nação de Israel, em todas as suas viagens.

 

v     Para entender a história

A aceitação por parte dos israelitas da Lei da Aliança tem vida curta; antes mesmo de Moisés voltar do monte de Deus, eles infringem um dos mandamentos. Apesar da desobediência, Deus renova a aliança com o seu povo escolhido. O Tabernáculo é construído para lhes dar um local de culto.

 

v     Curiosidades

                                      I.     “As tábuas de pedra – A Lei da Aliança foi escrita em duas tábuas. Foi seguida a tradição do antigo Oriente Médio de fazer duas cópias de um tratado; uma era mantida pelo rei e a outra pelos vassalos. É provável que as tábuas de Moisés contivessem duas cópias idênticas dos Dez Mandamentos. Foram colocadas na arca, como prova do acordo de Deus com o seu povo.

                                   II.     “Quarenta dias e quarenta noites” – O número “quarenta” é usado simbolicamente na Bíblia, e significa “muito”. Está associado a quase todos os novos começos na Bíblia, tais como o Dilúvio (Gênesis 7:12), a exploração de Canaã (Números 13:25), o início do ministério de Jesus (Mateus 4:2) e o período entre a ressurreição e a ascensão de Jesus (Atos 1:3).

                                III.     “O modelo do tabernáculo e de cada utensílio” – “Tabernáculo” vem do latim “tabernaculum”, ou seja, “tenda”. Também é chamado de “Tenda do Encontro”. O Tabernáculo foi construído para substituir a tenda que Moisés usava para falar com Deus (Êxodo 33:7). Era uma construção portátil feita com molduras douradas de madeira e panos firmemente tecidos. Eram montados para formar um cercado, no qual a arca era mantida numa área protegida por cortinas.

                                IV.     “A forma de um bezerro” – Antigas civilizações pagãs costumavam representar os seus deuses como touros, que eram símbolos de poder e virilidade. Acredita-se que o bezerro teve por modelo o touro Ápis, o deus egípcio da fertilidade. A adoração de ídolos por parte dos israelitas violou um dos mandamentos (Êxodo 20:4).

                                   V.     “Primeiro dia do primeiro mês” – Esta data é significativa, pois cai exatamente um ano após a saída de Israel do Egito (Êxodo 12:2-6).

                                VI.     “Arca da aliança” – “Arca” vem da palavra latina que significa “baú”. A arca era uma caixa retangular feita de madeira de acácia revestida de ouro, construída para guardar as tábuas de pedra da Lei. Os israelitas carregavam a arca enfiando varas através de argolas de ouro fixadas nas laterais.

 

 Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário