Pesquisar neste blog

domingo, 4 de dezembro de 2022

110 – Jacó Retorna a Canaã (Gênesis 31 – 35)


 

E3(versículo de Gênesis 31) o SENHOR disse a Jacó: “Volte para a terra de seus pais e de seus parentes, e eu estarei com você”.

Então4 Jacó mandou chamar Raquel e Lia para virem ao campo onde estavam os seus rebanhos, e5 lhes disse: “Vejo que a atitude do seu pai para comigo não é mais a mesma, mas o Deus de meu pai tem estado comigo. Vocês6 sabem que trabalhei para seu pai com todo o empenho, mas7 ele tem me feito de tolo, mudando o meu salário dez vezes. Contudo, Deus não permitiu que ele me prejudicasse”.

Raquel14 e Lia disseram a Jacó: “Temos ainda parte na herança dos bens de nosso pai? Não15 nos trata ele como estrangeiras? Não apenas nos vendeu como também gastou tudo o que foi pago por nós! Toda16 a riqueza que Deus tirou de nosso pai é nossa e de nossos filhos. Portanto, faça tudo quanto Deus lhe ordenou”.

Então17 Jacó ajudou seus filhos e suas mulheres a montar nos camelos, e18 conduziu todo o seu rebanho, junto com todos os bens que havia acumulado em Padã-Arã, para ir à terra de Canaã, à casa de seu pai Isaque.

Enquanto19 Labão tinha saído para tosquiar suas ovelhas, Raquel roubou de seu pai os ídolos do clã I. Foi20 assim que Jacó enganou a Labão, o arameu, fugindo sem lhe dizer nada. Ele21 fugiu com tudo o que tinha e, atravessando o Eufrates, foi para os montes de Gileade.

Labão perseguiu Jacó e, quando o alcançou, houve uma violenta discussão. Mas Deus falou com Labão, em um sonho, e o alertou para que não ferisse Jacó; por isso, a disputa foi resolvida pacificamente, e Labão voltou para casa.

Jacó3(versículo de Gênesis 32) mandou mensageiros adiante dele a seu irmão Esaú, na região de Seir, território de Edom.

Quando6 os mensageiros voltaram a Jacó, disseram-lhe: “Fomos até seu irmão Esaú, e ele está vindo ao seu encontro, com quatrocentos homens”.

Jacó7 encheu-se de medo e foi tomado de angústia.

Então9 Jacó orou:

“Livra-me11, rogo-te, das mãos de meu irmão Esaú, porque tenho medo que ele venha nos atacar, tanto a mim como às mães e às crianças. Pois12 tu prometeste: ‘Esteja certo de que eu o farei prosperar e farei os seus descendentes tão numerosos como a areia do mar, que não se pode contar’”.

Depois13 de passar ali a noite, escolheu entre os seus rebanhos um presente para o seu irmão Esaú: duzentas14 cabras e vinte bodes, duzentas ovelhas e vinte carneiros, trinta15 fêmeas de camelo com seus filhotes, quarenta vacas e dez touros, vinte jumentas e dez jumentos.

Naquela22 noite Jacó levantou-se, tomou suas duas mulheres, suas duas servas e seus onze filhos para atravessar o lugar de passagem do Jaboque II. Depois23 de havê-los feito atravessar o ribeiro, fez passar também tudo o que possuía. E24 Jacó ficou sozinho. Então veio um homem que se pôs a lutar com ele III até o amanhecer. Quando25 o homem viu que não poderia dominá-lo, tocou na articulação da coxa de Jacó, de forma que lhe deslocou a coxa IV, enquanto lutavam. Então26 o homem disse: “Deixe-me ir, pois o dia já desponta”. Mas Jacó lhe respondeu: “Não te deixarei ir, a não ser que me abençoes”.

O homem o abençoou e, após ter ido embora, Jacó preparou-se para encontrar Esaú. Para alívio e prazer de Jacó, Esaú o saudou afetuosamente. Esaú aceitou os presentes de Jacó e voltou para Seir. Jacó desfez-se dos ídolos e seguiu para Betel. Lá, Jacó ergueu um altar, e Deus falou com ele.

Depois9(versículo de Gênesis 35) que Jacó retornou de Padã-Arã, Deus lhe apareceu de novo e o abençoou, dizendo10: “Seu nome é Jacó, mas você não será mais chamado Jacó; seu nome será Israel V”. Assim lhe deu o nome de Israel.

E11 Deus ainda lhe disse: “Eu sou o Deus Todo-Poderoso; seja prolífero e multiplique-se. De você procederão uma nação e uma comunidade de nações, e reis estarão entre os seus descendentes. A12 terra que dei a Abraão e a Isaque, dou a você; e também aos seus futuros descendentes darei esta terra”.

Eles16 partiram de Betel, e quando ainda estavam a certa distância de Efrata, Raquel começou a dar à luz com grande dificuldade. E17, enquanto padecia muito, tentando dar à luz, a parteira lhe disse: “Não tenha medo, pois você ainda terá outro menino”. Já18 ao ponto de sair-lhe a vida, quando estava morrendo, deu ao filho o nome de Benoni. Mas o pai deu-lhe o nome de Benjamim VI.

Depois27 Jacó foi visitar seu pai Isaque em Manre, perto de Quiriate-Arba, que é Hebrom, onde Abraão e Isaque tinham morado. Isaque28 viveu cento e oitenta anos. Morreu29 em idade bem avançada e foi reunido aos seus antepassados. E seus filhos Esaú e Jacó o sepultaram.

 

v     Para entender a história

Quando Deus fez a sua primeira promessa a Jacó, em Betel, este não reconheceu de imediato Deus como o seu Senhor. Ao contrário de Abraão e Isaque, Jacó teve que lutar com a sua fé. Mas a experiência mostra a Jacó que Deus está sempre com ele. Ao voltar a Betel, Jacó aceitou Deus incondicionalmente.

 

v     Curiosidades

                                      I.     Os ídolos do clã – Labão e sua família cultuavam os deuses mesopotâmicos locais. As pessoas mantinham em casa reproduções de deuses, acreditando que esses ídolos lhes trariam proteção e bênçãos. Raquel talvez tenha roubado os ídolos na esperança de que os protegessem durante a longa viagem até Canaã.

                                   II.     “Passagem do Jaboque” – O Jaboque é conhecido atualmente como rio Zerqa. Desemboca no rio Jordão 25 quilômetros ao norte do Mar Morto e é um dos principais tributários orientais do Jordão.

                                III.     “Um homem que se pôs a lutar com ele” – Sozinho e com medo, Jacó encontra um homem misterioso. O embate é o ápice de uma vida de lutas para Jacó, tanto com relação à sua família quanto à fé. O homem é uma manifestação de Deus, que disse que estaria sempre com Jacó. Ele surge no momento mais sombrio para Jacó.

                                IV.     “Lhe deslocou a coxa” – O texto bíblico (capítulo 32:31-32) diz que, depois disso, Jacó passou a mancar. Puxar a perna constituía-se em uma marca para Jacó lembrar que, apesar de todos os seus esforços, encontrava-se irremediavelmente dependente de Deus.

                                   V.     “Seu nome será Israel” – O nome “Israel” significa “ele empenha-se com Deus”. Após uma longa luta, finalmente, reconhece Deus como fonte de suas bênçãos. Jacó, o “usurpador”, é um homem mudado. Deus lhe dá um novo nome e renova com “Israel” a aliança feita com Abraão.

                                VI.     “Benoni... Benjamim” – Raquel morreu ao dar à luz o décimo segundo filho de Jacó. O nome que ela lhe deu significa “filho da minha dor”. Jacó deu-lhe o nome de “Benjamim”, que quer dizer “filho de minha mão direita”. O nome também pode ser traduzido por “filho do sul”. Isso porque os hebreus se orientavam encarando o leste; dessa forma, o sul ficava à direita. Benjamim foi o único dos filhos de Jacó a nascer no sul.

 

Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário