Pesquisar neste blog

domingo, 6 de novembro de 2022

108 – A Fuga de Jacó (Gênesis 28 – 29)


 

Jacó10(versículo de Gênesis 28) partiu de Berseba e foi para Harã. Chegando11 a determinado lugar, parou para pernoitar, porque o sol já se havia posto. Tomando uma das pedras dali, usou-a como travesseiro e deitou-se. E12 teve um sonho no qual viu uma escada apoiada na terra; o seu topo alcançava os céus, e os anjos de Deus subiam e desciam por ela. Ao13 lado dele estava o SENHOR, que lhe disse: “Eu sou o SENHOR, o Deus de seu pai Abraão e o Deus de Isaque. Darei a você e a seus descendentes a terra na qual você está deitado. Seus14 descendentes serão como o pó da terra, e se espalharão para o Oeste e para o Leste, para o Norte e para o Sul. Todos os povos da terra serão abençoados por meio de você e da sua descendência. Estou15 com você e cuidarei de você, aonde quer que vá; e eu o trarei de volta a esta terra. Não o deixarei enquanto não fizer o que lhe prometi”.

Quando16 Jacó acordou do sono, disse: “Sem dúvida o SENHOR está neste lugar, mas eu não sabia!” Teve17 medo e disse: “Temível é este lugar! Não é outro, senão a casa de Deus; esta é a porta dos céus”.

Na18 manhã seguinte, Jacó pegou a pedra que tinha usado como travesseiro, colocou-a de pé como coluna I e derramou óleo sobre o seu topo. E19 deu o nome de Betel àquele lugar II, embora a cidade anteriormente se chamasse Luz.

Então20 Jacó fez um voto, dizendo: “Se Deus estiver comigo, cuidar de mim nesta viagem que estou fazendo, prover-me de comida e roupa, e21 levar-me de volta em segurança à casa de meu pai, então o SENHOR será o meu Deus. E22 esta pedra que hoje coloquei como coluna servirá de santuário de Deus; e de tudo o que me deres certamente te darei o dízimo III”.

Então1(versículo de Gênesis 29) Jacó seguiu viagem e chegou à Mesopotâmia. Certo2 dia, olhando ao redor, viu um poço no campo e três rebanhos de ovelhas deitadas por perto, pois os rebanhos bebiam daquele poço, que era tapado por uma grande pedra. Por3 isso, quando todos os rebanhos se reuniam ali, os pastores rolavam a pedra da boca do poço e davam água às ovelhas. Depois recolocavam a pedra em seu lugar, sobre o poço.

Jacó4 perguntou aos pastores: “Meus amigos, de onde são vocês?”

“Somos de Harã”, responderam.

“Vocês5 conhecem Labão, neto de Naor?”, perguntou-lhes Jacó.

Eles responderam: “Sim, nós o conhecemos”.

Então6 Jacó perguntou: “Ele vai bem?”

“Sim, vai bem”, disseram eles, “e ali vem sua filha Raquel com as ovelhas”.

Disse7 ele: “Olhem, o sol ainda vai alto e não é hora de recolher os rebanhos. Dêem de beber às ovelhas e levem-nas de volta ao pasto”.

Mas8 eles responderam: “Não podemos, enquanto os rebanhos não se agruparem e a pedra não for removida da boca do poço. Só então daremos de beber às ovelhas”.

Ele9 ainda estava conversando, quando chegou Raquel com as ovelhas de seu pai, pois ela era pastora. Quando10 Jacó viu Raquel, filha de Labão, irmão de sua mãe, e as ovelhas de Labão, aproximou-se, removeu a pedra da boca do poço e deu de beber às ovelhas de seu tio Labão. Depois11 Jacó beijou Raquel e começou a chorar bem alto. Então12 contou a Raquel que era parente do pai dela e filho de Rebeca. E ela foi correndo contar tudo a seu pai.

Logo13 que Labão ouviu as notícias acerca de Jacó, seu sobrinho, correu ao seu encontro, abraçou-o e o beijou. Depois, levou-o para casa, e Jacó contou-lhe tudo o que havia ocorrido.

 

v     Para entender a história

Enquanto Jacó dorme, Deus lhe aparece pela primeira vez. Deus diz a Jacó que ele herdará a aliança feita com os seus antepassados Abraão e Isaque. Jacó não proclama imediatamente a sua fé em Deus, mas promete servir a Deus se retornar em segurança à casa do pai.

 

v     Curiosidades

                                      I.     Colocou-a de pé como coluna – Os cananeus costumavam adorar pedras sagradas, que simbolizavam os seus deuses. Jacó erigiu uma coluna para marcar o local de sua visão de Deus, e não como um objeto de adoração. Posteriormente, quando Deus celebrou a aliança com Moisés, os israelitas foram proibidos de adorar estátuas ou ídolos (Levítico 26:1).

                                   II.     “Deu o nome de Betel àquele lugar” – A palavra hebraica “Betel” significa “Casa de Deus”. Jacó voltou a Betel, muito tempo depois, e lá ergueu um altar, exatamente como o seu avô Abraão havia feito (Gênesis 12:7).

                                III.     De tudo o que me deres certamente te darei o dízimo” – Jacó pede a Deus que o proteja e, em troca, reconhecerá Deus como seu Senhor. Também promete dar a Deus um décimo de seus bens. Nessa época, era costume as pessoas pagarem a seu rei um décimo de suas rendas.

 

- A escada de Jacó: No sonho, Jacó vê uma escadaria levando ao céu. A descrição de seu sonho lembra um zigurate. Esses templos mesopotâmicos tinham degraus que levavam a um altar no topo.

 

Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário