Pesquisar neste blog

domingo, 7 de novembro de 2021

80 – Paulo é Preso e Sofre Provações (Atos 21 a 25)


 

Estando Paulo em Jerusalém, alguns27(versículo de Atos 21) judeus da Província da Ásia, vendo Paulo no templo, agitaram toda a multidão e o agarraram, gritando28: “Israelitas, ajudem-nos! Este é o homem que ensina a todos em toda parte contra o nosso povo, contra a nossa lei e contra este lugar. Além disso, ele fez entrar gregos no templo I e profanou este santo lugar”. Anteriormente29 eles haviam visto o efésio Trófimo na cidade com Paulo e julgaram que Paulo o tinha introduzido no templo.

Toda30 a cidade ficou alvoroçada, e juntou-se uma multidão. Agarrando Paulo, arrastaram-no para fora do templo, e imediatamente as portas foram fechadas. Tentando31 eles matá-lo, chegaram notícias ao comandante das tropas II romanas de que toda a cidade de Jerusalém estava em tumulto. Ele32 reuniu imediatamente alguns oficiais e soldados, e com eles correu para o meio da multidão. Quando viram o comandante e os seus soldados, pararam de espancar Paulo.

Paulo foi preso e acorrentado. Quando estava para ser açoitado, Paulo disse-lhes que era cidadão romano. O comandante fica alarmado e decide levá-lo ao Sinédrio, para saber por que estava sendo acusado pelos judeus.

Então6(versículo de Atos 23) Paulo, sabendo que alguns deles eram saduceus e os outros fariseus, bradou no Sinédrio: “Irmãos, sou fariseu, filho de fariseu. Estou sendo julgado por causa da minha esperança na ressurreição dos mortos!” Dizendo7 isso, surgiu uma violenta discussão III entre os fariseus e os saduceus, e a assembléia ficou dividida. Os8 saduceus dizem que não há ressurreição nem anjos nem espíritos, mas os fariseus admitem todas essas coisas.

Houve9 um grande alvoroço, e alguns dos mestres da lei que eram fariseus se levantaram e começaram a discutir intensamente, dizendo: “Não encontramos nada de errado neste homem. Quem sabe se algum espírito ou anjo falou com ele?” A10 discussão tornou-se tão violenta que o comandante teve medo que Paulo fosse despedaçado por eles. Então ordenou que as tropas descessem e o retirassem à força do meio deles, levando-o para a fortaleza.

Na11 noite seguinte o Senhor, pondo-se ao lado dele, disse: “Coragem! Assim como você testemunhou a meu respeito em Jerusalém, deverá testemunhar também em Roma”. Na12 manhã seguinte os judeus tramaram uma conspiração e juraram solenemente que não comeriam nem beberiam enquanto não matassem Paulo.

A trama foi descoberta e Paulo foi enviado a Cesareia, onde foi julgado perante Félix, governador romano. Os judeus acusavam Paulo, mas não chegaram a nenhuma conclusão.

Passados27(versículo de Atos 24) dois anos, Félix foi sucedido por Pórcio Festo IV; todavia, porque desejava manter a simpatia dos judeus, Félix deixou Paulo na prisão.

Três1(versículo de Atos 25) dias depois de chegar à província, Festo subiu de Cesareia para Jerusalém, onde2 os chefes dos sacerdotes e os judeus mais importantes compareceram diante dele, apresentando as acusações contra Paulo. Pediram3 a Festo o favor de transferir Paulo para Jerusalém, contra os interesses do próprio Paulo, pois estavam preparando uma emboscada para matá-lo no caminho. Festo4 respondeu: “Paulo está preso em Cesareia, e eu mesmo vou para lá em breve. Desçam5 comigo alguns dos seus líderes e apresentem ali as acusações que têm contra esse homem, se realmente ele fez algo de errado”.

Tendo6 passado com eles oito a dez dias, desceu para Cesareia e, no dia seguinte, convocou o tribunal e ordenou que Paulo fosse trazido perante ele. Quando7 Paulo apareceu, os judeus que tinham chegado de Jerusalém se aglomeraram ao seu redor, fazendo contra ele muitas e graves acusações que não podiam provar.

Então8 Paulo fez sua defesa: “Nada fiz de errado contra a lei dos judeus, contra o templo ou contra César”.

Festo9, querendo prestar um favor aos judeus, perguntou a Paulo: “Você está disposto a ir a Jerusalém e ali ser julgado diante de mim, acerca destas acusações?”

Paulo10 respondeu: “Estou agora diante do tribunal de César, onde devo ser julgado. Não fiz nenhum mal aos judeus, como bem sabes. Se11, de fato, sou culpado de ter feito algo que mereça pena de morte, não me recuso a morrer. Mas se as acusações feitas contra mim por estes judeus não são verdadeiras, ninguém tem o direito de me entregar a eles. Apelo para César! V

Depois12 de ter consultado seus conselheiros, Festo declarou: “Você apelou para César, para César irá!”

 

v     Para entender a história

Quando os judeus de Jerusalém ameaçaram Paulo com falsas acusações, ele se utilizou das divisões internas entre seus acusadores para seu proveito. A perseguição e a prisão resultam, para Paulo, numa nova viagem missionária para Roma.

 

v     Curiosidades

                                      I.     Fez entrar gregos no templo – O Templo era dividido em vários pátios. Permitia-se aos não-judeus entrar no “Pátio dos Gentios”, na parte externa, mas o acesso aos pátios internos era terminantemente proibido. Sinais em pedra advertiam que qualquer estrangeiro que ultrapassasse seria morto. Paulo era falsamente acusado de levar gregos ao pátio interno. Esta acusação causou um tumulto na cidade.

                                   II.     “Comandante das tropas – Trata-se de Cláudio Lísias, que era encarregado da guarnição romana na Fortaleza Antônia. O forte era ligado à parte final do Templo, do lado norte. Jesus fora levado à Fortaleza Antônia após seu julgamento por Pôncio Pilatos. Paulo também foi levado para lá quando foi preso.

                                III.     “Surgiu uma violenta discussão” – O Sinédrio era a corte suprema judaica. No tempo de Paulo, era composto por 72 saduceus e fariseus. Estes dois grupos surgiram durante o período entre o Antigo e o Novo Testamento e sustentavam diferentes opiniões religiosas e políticas. Enquanto os fariseus acreditavam na ressurreição dos mortos, os saduceus não acreditavam.

                                IV.     “Félix foi sucedido por Pórcio Festo” – Antônio Félix foi governador da Judeia de 52 a 60 d.C. Tendo sido escravo, era um soberano brutal e corrupto. Sua imoralidade e incompetência levaram, provavelmente, à sua destituição. Seu sucessor, Pórcio Festo, era homem justo e respeitável.

                                   V.     “Apelo para César!” – Paulo exerce seu direito de cidadão romano para ser julgado por César (que era o título do imperador), em Roma. Naquele tempo, o imperador era Nero, que recebia influência de Sêneca, o filósofo, e ainda não tinha começado a sua perseguição aos cristãos.

 

- Nero: Se tornou imperador aos dezesseis anos. O primeiro ano de seu governo foi moderado, mas logo se tornou um governador brutal e devasso. Teve assassinados sua mulher, sua mãe e seu meio-irmão. Crê-se que pôs fogo em Roma para construir para si mesmo um novo palácio.

 

Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário