Pesquisar neste blog

domingo, 14 de novembro de 2021

Doçura e Cura



Provérbios 16:24

As palavras agradáveis são como um favo de mel, são doces para a alma e trazem cura para os ossos.

 

Palavras agradáveis são sempre bem-vindas!

Um “bom dia” dado com sinceridade – e, se acompanhado de um sorriso, é ainda melhor – pode mudar o dia de alguém.

Uma palavra de elogio verdadeiro – não de bajulação – tem o poder de turbinar as energias positivas de alguém.

Uma palavra de apoio na dificuldade tem o poder de catapultar alguém de um estado deprimente a um estado de altivez, com vislumbres de melhoras à frente.

Uma palavra de esperança pode trazer luz ao caminho de quem está num momento de escuridão psicológica/espiritual.

Uma Palavra de Deus compartilhada pode produzir fé em quem a recebe, ouve e segue o que é dito pelo Senhor, e pode trazer também forças àquele que a compartilha.

Palavras... Não é à toa que o que Deus nos diz é chamado comumente de “Palavra de Deus”.

Cada palavra de Deus é comprovadamente pura; ele é um escudo para quem nele se refugia” (Provérbios 30:5). A Palavra de Deus, quando transmitida pura e puramente recebida, faz com que possamos nos refugiar n’Ele, protegendo-nos qual um escudo.

Certo dia Jesus estava perto do lago de Genesaré, e uma multidão o comprimia de todos os lados para ouvir a palavra de Deus (Lucas 5:1). Quando viam Jesus, as multidões acorriam a Ele e se comprimiam para ouvi-Lo, pois d’Ele saía a Palavra de Deus.

“Felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e lhe obedecem(Lucas 11:28). Jesus indicava claramente a importância da obediência à Palavra de Deus.

Depois de orarem, tremeu o lugar em que estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a palavra de Deus (Atos 4:31). A Igreja anunciava a Palavra de Deus com todo destemor, fortalecidos que estavam pelo poder do Espírito Santo neles.

 Assim, a palavra de Deus se espalhava. Crescia rapidamente o número de discípulos em Jerusalém; também um grande número de sacerdotes obedecia à fé (Atos 6:7). Como resultado do anúncio da Palavra de Deus, esta se espalhava rapidamente e trazia transformações.

Pela fé entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de modo que aquilo que se vê não foi feito do que é visível (Hebreus 11:3). Pela Sua Palavra o Senhor criou tudo o que há.

Palavras são pensamentos e sentimentos expressados em concretude audível, que chegam ao coração do destinatário e sempre produzem algo.

Ainda: a Palavra de Deus nunca volta infrutífera! Assim como a chuva e a neve descem dos céus e não voltam para eles sem regarem a terra e fazerem-na brotar e florescer, para ela produzir semente para o semeador e pão para o que come, assim também ocorre com a palavra que sai da minha boca: ela não voltará para mim vazia, mas fará o que desejo e atingirá o propósito para o qual a enviei (Isaías 55:10-11).

Neste Provérbio usado como mote para este texto, nos é dito que palavras agradáveis são doces para a alma e trazem cura, tanto para a alma quanto para o corpo.

No entanto, é sempre importante nos atentarmos para que as palavras que falamos não sejam desencontradas, do tipo agora uma coisa e depois outra, diferentes e antagônicas. É sempre importante que nos atentemos para que nossas palavras sigam um “pensamento único”, voltadas exclusivamente para o bem. Lembremos que nossas palavras são projeções do que pensamos, e o que pensamos são os impulsores dos nossos sentimentos. Por isso da importância de cuidarmos também dos nossos pensamentos, conforme o Senhor nos ensina: Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas (Filipenses 4:8).

Atentarmos para a linearidade das nossas palavras, como falei há pouco, é vital para que sejamos coerentes. Para isso é necessário exercermos autocontrole, não só sobre nossas ações, como sobre nossas palavras. Vejamos o que diz Tiago a este respeito: Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito, sendo também capaz de dominar todo o seu corpo (Tiago 3:2).

Dia desses criei a seguinte asseveração, como um desejo e um intento: “Somente boas palavras merecem ser faladas, pensadas e oradas”.

Que poder têm nossas palavras!

Quanto mais poder têm elas quando se coadunam com as Palavras de Cristo, quando nossas palavras são o reflexo direto das Palavras de Cristo, quando aquilo que dizemos é aquilo que Jesus diria se estivesse pessoal e fisicamente em nosso lugar!

Cuidemos, assim, das nossas palavras!

 

Por hora é isso, pessoal. Que a liberdade e o amor de Cristo nos acompanhem.

Saudações,

Kurt Hilbert

Nenhum comentário:

Postar um comentário