Pesquisar neste blog

quarta-feira, 4 de março de 2020

5 – Maria e o Anjo (Lucas 1)



Seis26(versículo) meses depois, Deus enviou o anjo Gabriel a Nazaré, cidade da Galileia I, a uma27 virgem prometida em casamento a um homem chamado José, descendente de Davi. O nome da virgem era Maria. O28 anjo foi até ela e lhe disse: “Salve II, cheia de graça! O Senhor está contigo”.
Maria29 se perturbou muito com essas palavras e se perguntava que tipo de saudação era aquela. Mas30 o anjo lhe disse: “Não temas, Maria, achaste graça diante de Deus. Conceberás31 e darás à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus. Ele32 será grande e será chamado o Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono do seu pai Davi, e33 ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó; o seu reinado não terá fim”.
“Como34 se fará isso”, indagou Maria ao anjo, “se eu sou uma virgem?”
O35 anjo respondeu: “O Espírito Santo virá sobre ti III, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Assim, o santo que nascerá será chamado o Filho de Deus. Mesmo36 Isabel, tua parenta IV, espera um filho em sua velhice, e a que era chamada estéril está no sexto mês. Pois37 para Deus nada é impossível”.
“Eu38 sou a servidora do Senhor”, respondeu Maria. “Faça-se em mim conforme disseste”. Então, o anjo a deixou.
Naqueles39 dias, Maria se aprontou e foi com presteza a uma cidade na área montanhosa da Judeia, onde40 entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando41 Isabel ouviu a saudação de Maria, o bebê em seu ventre se mexeu e ela ficou cheia do Espírito Santo. 
Em42 voz alta exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendita é a criança que darás à luz! Mas43 por que sou tão favorecida que a mãe do meu Senhor me venha visitar? Assim44 que a tua saudação soou aos meus ouvidos, o bebê saltou de alegria no meu ventre. Bendita45 a que acreditou na realização do que lhe foi dito pelo Senhor!”
E46 Maria disse: “Minha alma glorifica o Senhor V e47 o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, pois48 ele deu atenção à humildade da sua serva. Doravante, todas as gerações me proclamarão abençoada, pois49 o Todo-Poderoso fez em mim grandes coisas – santo é o seu nome. Sua50 misericórdia se estende de geração em geração sobre os que o temem. Realizou51 grandes feitos com o poder do seu braço; dispersou os que são soberbos em seus corações. Derrubou52 os poderosos dos seus tronos e elevou os humildes. Saciou53 de boas coisas os famintos e despediu os ricos com as mãos vazias. Socorreu54 a Israel, seu servidor, lembrando de sua misericórdia com55 Abraão e sua descendência para sempre, como dissera a nossos pais”.
Maria56 ficou cerca de três meses com Isabel e então voltou para casa.

v     Para entender a história
Deus escolhe uma virgem para ser a mãe do seu Filho. A concepção de Jesus é um milagre e o cumprimento de uma profecia (Isaías 7:14). Pelo poder do Espírito Santo, Maria vai dar à luz um filho sem pai humano. Jesus será plenamente humano, mas também divino. Maria não duvida do que o anjo lhe diz e se alegra com suas palavras. Como Isabel, crê que “para Deus nada é impossível”.

v     Curiosidades
                                      I.     “Nazaré, cidade da Galileia” – Nazaré, a cidade de Maria, era um pequeno povoado num vale elevado, entre as montanhas meridionais da serra do Líbano. Nazaré significa “torre de vigia” (em hebraico significa também “verdejante”) – provavelmente porque estava na encruzilhada de importantes estradas norte-sul e leste-oeste.
                                   II.     “Salve” – Na primeira versão latina da Bíblia, “Salve” foi traduzido como “Ave” – daí a expressão “Ave Maria”.
                                III.     “O Espírito Santo virá sobre ti” – Gabriel anuncia a Maria que o seu filho será o divino Filho de Deus. A mensagem de Gabriel a Maria é conhecida como a “Anunciação”.
                                IV.     “Isabel, tua parenta” – Isabel e Maria descendem de Aarão, o primeiro sumo-sacerdote de Israel. A referência ao “seu pai Davi” indica que José (a quem Maria estava prometida em casamento) descendia de Davi.
                                   V.     “Minha alma glorifica o Senhor” – A fala de Maria é conhecida como o Magnificat – em latim, “glorifica” –, palavra que deu nome ao hino. Na arte bíblica, louvar a Deus com uma canção é um papel tradicionalmente atribuído a anjos, em decorrência de sua função de mensageiros, que se rejubilam com as ações divinas de criação e misericórdia. Os Salmos indicam que os homens também podem fazer esse papel, já que os mesmos são obras poéticas de louvor.


Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário