Pesquisar neste blog

sexta-feira, 7 de junho de 2019

Andar Com Fé Eu Vou



Hebreus 11:8
Pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu e dirigiu-se a um lugar que mais tarde receberia como herança, embora não soubesse para onde estava indo.

Andar pela fé significa darmos o passo seguinte em nossa vida confiando naquilo que o Senhor, por Sua Palavra, nos tiver revelado. Depois de revelada a vontade d’Ele para conosco, nos cabe obedecê-Lo e seguir.
Uma bela definição de fé é esta: Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos (Hebreus 11:1).
 A Palavra de Deus, que comumente é também chamada de Bíblia no meio cristão, é muito mais que o livro chamado de Bíblia, de capa a capa. Aliás, como escrevia João no Evangelho que leva o seu nome, se tudo o que Cristo é, ensinou e fez, fosse escrito, não haveria biblioteca que chegasse. Jesus fez também muitas outras coisas. Se cada uma delas fosse escrita, penso que nem mesmo no mundo inteiro haveria espaço suficiente para os livros que seriam escritos (João 21:25). Descontada a superlatividade da emoção de João ao escrever o que escreveu, é por aí mesmo, ele tem razão.
Assim, percebemos que a Palavra, muito além do que chamamos de Bíblia, a Palavra é Jesus e Jesus é a Palavra, como o mesmo João escreve no início do seu Evangelho. No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. Ele estava com Deus no princípio (João 1:1-2). Assim, digo que a Bíblia deve ser lida a partir de Jesus, tendo n’Ele a chave interpretativa.
Dito isto, sigamos com a Palavra acima usada como mote para este texto. Esta Palavra diz que Abraão seguiu, pela fé, o chamado de sair de onde estava e dirigir-se a uma terra que nem sabia onde estava, mas confiava n’Aquele que lhe dissera para fazer o que iria fazer.
Abraão andou pela fé. Aliás, este é outro ensinamento que levamos: mesmo Abraão não tendo Google Earth naquele tempo – ou GPS ou Waze – e, naturalmente, não poder visualizar via satélite para onde estava sendo instruído a ir, ele foi. Ele foi! Não só foi segundo o que entendeu por fé, mas viveu segundo o que entendeu por fé – e obedecendo ao que entendera. Porque vivemos por fé, não pelo que vemos (II Coríntios 5:7).
Em nossos dias, também somos chamados a andar pela fé!
Gilberto Gil, numa de suas composições, escreveu e cantou que “andar com fé eu vou, que a fé não costuma falhar...”. E a fé em Deus não falha mesmo, assim como Deus não falha!
Nós é que, vez ou outra, falhamos. Mas, quando falhamos e nos arrependemos, Deus nos perdoa e nos impulsiona a seguir pela mesma fé n’Ele!
E a nossa herança é a eternidade em comunhão com Ele, vivendo essa eternidade e essa herança desde já.
Houve tempo em que nós também éramos insensatos e desobedientes, vivíamos enganados e escravizados por toda espécie de paixões e prazeres. Vivíamos na maldade e na inveja, sendo detestáveis e odiando uns aos outros. Mas quando, da parte de Deus, nosso Salvador, se manifestaram a bondade e o amor pelos homens, não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós generosamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador. Ele o fez a fim de que, justificados por sua graça, nos tornemos seus herdeiros, tendo a esperança da vida eterna. Fiel é esta palavra, e quero que você afirme categoricamente essas coisas, para que os que creem em Deus se empenhem na prática de boas obras. Tais coisas são excelentes e úteis aos homens (Tito 3:3-8).

Por hora é isso, pessoal. Que a liberdade e o amor de Cristo nos acompanhem.
Saudações,
Kurt Hilbert

Um comentário:

  1. Interessante é que as vezes, nós, seres humanos, podemos cometer "erros" e não os "reconhece-los"... a exemplo de "tiranos" como os Faraós do Egito, ou Hitler, que acreditavam estar "corretos" ao "eliminar' pessoas de outras "raças impuras"!
    Cabe aos seguidores de Cristo, fazer uma "auto-análise' profunda de modo a reconhecer os nosso erros..

    ResponderExcluir