Pesquisar neste blog

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Reconstruindo a Casa de Deus

          Ageu 1:3-4
          Por isso, a palavra do SENHOR veio novamente por meio do profeta Ageu: “Acaso é tempo de vocês morarem em casas de fino acabamento, enquanto a minha casa continua destruída?”

          A profecia de Ageu, que pertence ao período pós-exílio, é um apelo dirigido às autoridades e ao povo para que retomem a construção do templo, após dezesseis anos de interrupção e atrasos. O profeta é implacável ao expor a opinião equivocada, mas predominante, de que a obra de Deus é de caráter secundário e deve esperar até que primeiro se resolvam os problemas econômicos.
          Transferindo esse episódio aos dias de hoje, podemos traçar vários paralelos. Assim como o povo daquela época tinha essa opinião equivocada, também hoje a maioria das pessoas pensa que primeiro há de se resolver as questões externas e aparentes, depois as internas – se der tempo. Muitos também pensam: “Sou jovem ainda, buscarei a Deus mais tarde, depois que me encaminhar na vida, depois de atingir minha realização profissional, minha estabilidade financeira”. Mas quem é dono do tempo? Quem pode garantir que haverá um “depois”, um “amanhã”? Vivamos o “hoje”, buscando a Deus hoje, como nos é ensinado: Se hoje vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração” (Hebreus 4:7).
          Muitas vezes nós também priorizamos morar em casas de fino acabamento, isto é, priorizamos as coisas aparentes. Pensamos na nossa imagem junto à opinião pública. O que os outros vão pensar? O que vão dizer? Nos atemos demais ao que os outros pensam e de menos ao que nós pensamos a nosso respeito e em relação às coisas que nos tocam. E é justamente o que nós pensamos que faz a diferença, pois nós somos aquilo que pensamos, porque, em cima do que pensamos, agimos e nos portamos. Se nos portarmos segundo o pensamento dos outros apenas, deixamos de viver a nossa essência. Buscamos o fino acabamento externo, e deixamos de lado o interno, que é o que faz a diferença.
          Por que o profeta Ageu questionava isso? O que essa Palavra pode nos ensinar hoje? Ageu perguntava, inspirado pelo Espírito Santo do Senhor: “Acaso é tempo de vocês morarem em casas de fino acabamento, enquanto a minha casa continua destruída?”. Podemos perceber que ele se preocupava com a casa do Senhor. Hoje, em nosso tempo, sabemos que a verdadeira casa do Senhor, o Seu Templo, deve ser o nosso corpo, ou seja, o Senhor – assim como “morava” em Seu Templo –, deve hoje fazer morada em nós. E como está essa “casa do Senhor”? Como está a nossa alma? Ela está bem, em ordem, em constante manutenção, ou será que ela também continua destruída?
          É claro que precisamos nos ater às coisas materiais. Precisamos nos ater ao trabalho, aos estudos, à carreira, aos nossos bens materiais; é claro que precisamos cuidar das coisas materiais, ter também nossas casas de fino acabamento, mas mais importante é a casa do Senhor. Mais importantes do que as coisas materiais, são nossos sentimentos, nosso lado psicológico, espiritual. Mais importante do que ter bens aparentes, é ter os que não se vêem fisicamente, mas que influenciam todas as coisas, inclusive as materiais. Falo de amor, de alegria, de paz, de paciência, de amabilidade, de bondade, de fidelidade, de serenidade, de domínio próprio; falo dos frutos do Espírito.
          Jesus já ensinava, em Mateus 6:33, falando das coisas materiais: “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas”. Busquemos, como ensinava o Mestre, manter em ordem a casa do Senhor, que somos nós. As demais coisas, elas se arranjam. Em Romanos 8:28, podemos ler: Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. Em outras traduções, essa Palavra traz ainda mais elucidações: “Sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem dos que amam a Deus”. E ainda: “Sabemos que em todas as coisas Deus coopera juntamente com aqueles que o amam, para trazer à existência o que é bom”.
          Eu aposto que já ouvimos ou lemos isso outras vezes. Mas é preciso fazer constante manutenção em nossos corações e mentes, é preciso relembrar e relembrar e relembrar. Em Romanos 12:2 nos é ensinado: “... transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Renovar diariamente as nossas mentes com a leitura da Palavra do Senhor, com as nossas orações, e com a nossa capacidade de percepção, para que possamos ver Deus agindo nas pequenas coisas, nos pequenos detalhes que, somados, são a nossa vida por completo.
          Quando somos capazes de compreender isso, de colocá-lo em prática, somos também capazes de priorizar o cuidado com a casa do Senhor, com o Seu Templo, que é a nossa alma, a nossa essência.
          Temos que reconstruir a casa de Deus todos os dias, como mencionado. Através da leitura bíblica, das nossas orações, do trato adequando com nosso semelhante, manifestando os frutos do Espírito, enfim, vamos, à medida que avançamos, descobrindo novas e mais amplas maneiras de manter a casa do Senhor em ordem. Mas é uma tarefa diária. Quando soubermos disso, estaremos bem. A cada dia necessito reafirmar minha firme disposição em seguir como livre discípulo de Cristo. A cada dia necessito dizer ao Senhor: Eis-me aqui!
          E não quero esquecer de mencionar que devemos nos congregar também, junto com nossos irmãos, como casa de Deus, como Igreja, segundo nos é ensinado: Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia (Hebreus 10:25). É na pregação na casa do Senhor – na Igreja – que podemos ver crescer a nossa fé e viver também o perdão dos pecados e a Santa Ceia, “matérias-primas” necessárias também a uma boa manutenção da casa do Senhor que – falo de novo – somos nós mesmos.

          Por hora é isso, pessoal. Que a liberdade e o amor de Cristo nos acompanhem.

          Saudações,
          Kurt Hilbert

2 comentários:

  1. Irmão Kurt, nessa passagem esta o motivo pelo qual devemos ir a Igreja, não á abandone...Estarei em Gramado esse fim de semana, espero poder vê-lo na Congregação...Um Grande Abraço de seu Irmão e Amigo Marcio Amaral.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Márcio!
      Acho que vi um pouco atrasado o teu comentário, assim que não estarei em Gramado neste findi, mas logo, logo, nos reencontraremos.
      E, quanto a abandonar a igreja, eu nunca a abandonei, e a igreja de Cristo nunca nos abandona...
      Grande abraço!
      Kurt

      Excluir