Pesquisar neste blog

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Falta de Conhecimento

Mateus 22:29
Jesus respondeu: “Vocês erram porque não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus!”.

Oséias 4:6
“Meu povo foi destruído por falta de conhecimento”.

Será que Oséias já profetizava, além de para seu povo em sua época, para a nossa época e para nós também? Acho que é uma boa questão. Nos dias de hoje, o conhecimento é fundamental em todas as áreas. Já faz algum tempo em que escutamos os pais dizerem a seus filhos coisas como: “Estude, meu filho. O que você sabe ninguém pode lhe tirar”. Ou então: “Estude, meu filho, para que você possa ter uma vida melhor”. Sábios conselhos paternos, uma vez que vivemos hoje na era do conhecimento. Governos dirigidos por políticos honestos investem na educação do seu povo; já políticos desonestos investem pouco, pois quanto mais ignorante o povo, mais manipulável ele é.
Mas não quero falar de política. Quero falar de espiritualidade, de fé e equilíbrio emocional. Quero falar de cristianismo. Em Mateus 22:29, Cristo falava do que pode levar ao erro. E hoje, muitos erram em seu caminho espiritual por falta de conhecimento. Veja que Ele falava que a falta de conhecimento das Escrituras alija a pessoa da experiência do poder de Deus. Quem não O conhece, em Sua Palavra, não consegue experimentá-Lo em Seu poder. Para quem não O conhece, parece que Deus e Sua Palavra são “teoria”. Para quem cresce em Seu conhecimento, Deus se torna “prática”. Veja como o conhecimento está ligado à prática, à vida, às experiências, à edificação. E a falta de conhecimento está, em proporção diametralmente oposta, ligada, conforme Oséias fala, à destruição. Falando em destruição, não quero ser catastrófico, até porque sou um otimista incorrigível. Mas quero alertar para o que é importante: o saber.
E o saber (ou a sabedoria) divino busca-se pelo empenho no aprendizado do caminho. Quero pedir licença a Oséias e inverter as palavras que ele diz, sem inverter o sentido. Quando ele fala que “meu povo foi destruído por falta de conhecimento”, eu gostaria de dizer, então, que “nosso povo hoje pode ser edificado pelo conhecimento”. Pedindo licença também ao Cristo, gostaria de dizer que “nós acertamos se conhecemos as Escrituras e o poder de Deus!” No sentido divino da Palavra, era para isso que Oséias e Jesus chamavam a atenção. No sentido da fé, tanto a primeira quanto a segunda sentença não são estáticas, mas são um movimento constante. Explico: o “conhecimento” e a busca por ele, nunca cessam. Nunca teremos conhecido o bastante – sempre haverá mais para conhecer; nunca teremos experimentado o “poder de Deus” ao seu limite – sempre haverá mais e novas experiências.
Isso é a vida, seu ciclo, a energia que nos move. Nunca param, nunca morrem, sempre se renovam e se transformam. Isso é a nossa vida no relacionamento com Deus e com o próximo.
Esses dois pontos bíblicos supra mencionados são alguns dos motores que nos movem na busca constante do conhecimento divino perscrutando as Escrituras. Isso traz edificação pessoal e experiência divina.


Por hora é isso, pessoal. Que a liberdade e o amor de Cristo nos acompanhem.
Saudações,
Kurt Hilbert

Nenhum comentário:

Postar um comentário