Os5(versículo de 1º Samuel 13) filisteus reuniram-se
para lutar contra Israel, com três mil carros de guerra, seis mil condutores de
carros e tantos soldados quanto a areia da praia. Eles foram a Micmás, a leste de Bete-Áven e lá acamparam I. Quando6
os soldados de Israel viram que a situação era difícil e que seu exército
estava sendo muito pressionado, esconderam-se em cavernas e buracos, entre as
rochas e em poços e cisternas. Alguns7 hebreus até atravessaram o
Jordão para chegar à terra de Gade e de Gileade.
Saul ficou em Gilgal, e os soldados que estavam
com ele tremiam de medo. Ele8 esperou sete dias, o prazo
estabelecido por Samuel; mas este não chegou a Gilgal, e os soldados de Saul
começaram a se dispersar. Então9 ele ordenou: “Tragam-me o
holocausto e os sacrifícios de comunhão”. Saul ofereceu então o holocausto, e10
quando ele terminou de oferecê-lo, Samuel chegou, e Saul foi saudá-lo.
E11 perguntou-lhe Samuel: “O que você
fez?”
Saul respondeu: “Quando vi que os soldados
estavam se dispersando e que você não tinha chegado no prazo estabelecido e que
os filisteus estavam reunidos em Micmás, pensei12: ‘Agora, os
filisteus me atacarão em Gilgal, e eu não busquei o SENHOR’. Por isso senti-me obrigado
a oferecer o holocausto”.
Disse13 Samuel: “Você agiu como tolo,
desobedecendo ao mandamento que o SENHOR, o seu Deus,
lhe deu II;
se você tivesse obedecido, ele teria estabelecido para sempre o seu reinado sobre
Israel. Mas14 agora seu reinado não permanecerá; o SENHOR procurou um homem
segundo o seu coração e o designou líder de seu povo, pois você não obedeceu ao
mandamento do SENHOR”.
Então15 Samuel partiu de Gilgal e foi
a Gibeá de Benjamim, e Saul contou os soldados que estavam com ele. Eram cerca
de seiscentos.
Saul16 e seu filho Jônatas,
acompanhados de seus soldados, ficaram em Gibeá
de Benjamim III, enquanto os filisteus estavam acampados em
Micmás. Uma17 tropa de ataque saiu do acampamento filisteu em três
divisões. Uma foi em direção a Ofra, nos arredores de Sual, outra18 para
Bete-Horom, e a terceira para a região fronteiriça de onde se avista o vale de Zeboim,
diante do deserto.
Naquela19 época não havia nem mesmo um único ferreiro IV em toda a terra
de Israel, pois os filisteus não queriam que os hebreus fizessem espadas e
lanças. Assim20, eles tinham que ir aos filisteus para afiar seus
arados, enxadas, machados e foices.
Por22 isso no dia da batalha nenhum
soldado de Saul e Jônatas tinha espada ou lança nas mãos, exceto o próprio Saul
e seu filho Jônatas.
Aconteceu23 que um destacamento
filisteu foi para o desfiladeiro de Micmás.
E6(versículo
de 1º Samuel 14) Jônatas disse a seu escudeiro: “Vamos ao
destacamento daqueles incircuncisos. Talvez o SENHOR aja em nosso favor,
pois nada pode impedir o SENHOR de salvar, seja com muitos ou com poucos”.
Jônatas13 escalou o desfiladeiro,
usando as mãos e os pés, e o escudeiro foi logo atrás. Jônatas começou a
derrubá-los, e seu escudeiro, logo atrás dele, os matava. Naquele14
primeiro ataque, Jônatas e seu escudeiro mataram cerca de vinte homens numa
pequena área de terra.
Então15 caiu terror sobre todo o
exército, tanto sobre os que estavam no acampamento e no campo, como sobre os
que estavam nos destacamentos e até mesmo nas tropas de ataque. O chão tremeu V e houve um
pânico terrível.
Então20 Saul e todos os soldados se
reuniram e foram para a batalha. Encontraram os filisteus em total confusão,
ferindo uns aos outros com suas espadas. Alguns21 hebreus que antes estavam
do lado dos filisteus e que com eles tinham ido ao acampamento filisteu,
passaram para o lado dos israelitas que estavam com Saul e Jônatas. Quando22
todos os israelitas que haviam se escondido nos montes de Efraim ouviram que os
filisteus batiam em retirada, também entraram na batalha, perseguindo-os. Assim23
o SENHOR
concedeu vitória a Israel naquele dia, e a batalha se espalhou para além de
Bete-Áven.
v
Para
entender a história
Os atos de
Saul são compreensíveis, levando-se em conta os seus diminutos destacamentos e
o tamanho do exército filisteu. A sua desobediência, porém, revela falta de fé.
Os atos de Jônatas, ao contrário, mostram confiança no poder de libertação de
Deus, sejam quais forem os obstáculos.
v
Curiosidades
I. “Micmás... e
lá acamparam”
– Micmás estava situada estrategicamente em um alto desfiladeiro entre o leste
e o oeste. Ocupando-o, o exército filisteu ficou encravado no meio dos
povoamentos israelitas. Os filisteus mantinham uma forte presença na região
montanhosa central de Israel, controlando a área com postos avançados fortificados.
Reuniram forças para combater Saul, porque ele atacara um desses postos, em
Gibeá, matando o governador filisteu.
II. “Desobedecendo ao mandamento que o SENHOR, o seu
Deus, lhe deu” – Saul era
rei em Israel, mas continuava debaixo da autoridade de Samuel, pois Deus falava
e agia através de seu profeta. Desobedecendo a Samuel, Saul desobedeceu à
palavra de Deus. Além disso, a Lei de Moisés determinava que apenas um
sacerdote podia oferecer sacrifícios.
III. “Gibeá de Benjamim” – Gibeá era a cidade natal de Saul e foi a
capital de Israel durante o seu reinado. Gibeá foi identificada como sendo Tell
el-Ful, onde foram descobertos os remanescentes de uma construção do século XI
a.C. Acredita-se que essas ruínas sejam do “palácio” de Saul. As escavações revelaram
uma estrutura retangular medindo 52m x 35m, com dois ou mais pavimentos.
Paredes duplas de pedra e uma torre em cada canto sugerem uma fortaleza, e não
um palácio.
IV. “Não havia nem mesmo um único ferreiro” – Na época de Saul, os
israelitas ainda dependiam dos filisteus para obtenção de ferramentas de ferro.
Eles controlavam a disponibilidade dessas ferramentas através do monopólio da
tecnologia do uso do ferro.
V. “O chão tremeu” – Terremotos não eram incomuns na região. Mas,
na Bíblia, essas ocorrências sempre são associadas ao poder e à intervenção de
Deus.
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As primeiras batalhas de Saul: Saul iniciou o seu
reinado com sucesso, unindo as tribos dispersas de Israel. Sua primeira vitória
foi contra os amonitas, que sitiavam Jabes-Gileade e ameaçavam mutilar seus
habitantes. Em seguida, Saul concentrou a sua atenção na presença dos
filisteus.
Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.
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