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domingo, 21 de janeiro de 2024

138 – Noemi e Rute (Rute 1 – 2)


 

Na1(versículo de Rute 1) época dos juízes houve fome na terra. Um homem de Belém de Judá  I, com a mulher e os dois filhos, foi viver por algum tempo nas terras de Moabe II. O2 homem chamava-se Elimeleque, sua mulher Noemi e seus dois filhos Malom e Quiliom. Eram efrateus de Belém de Judá. Chegaram a Moabe, e lá ficaram.

Morreu3 Elimeleque, marido de Noemi, e ela ficou sozinha, com seus dois filhos. Eles4 se casaram com mulheres moabitas, uma chamada Orfa e a outra Rute. Depois de terem morado lá por quase dez anos, morreram5 também Malom e Quiliom, e Noemi ficou sozinha, sem os dois filhos e o seu marido.

Então, Noemi soube que Deus providenciara comida para os israelitas, e resolveu voltar para Belém. Ela abençoou as duas noras e lhes disse que deveriam voltar a viver com as suas famílias. Noemi tinha esperanças em que fossem capazes de encontrar novos maridos entre o próprio povo delas. Sabia que as duas teriam um futuro muito incerto com ela. Orfa acabou fazendo o que Noemi pedira, e voltou para a sua família. Noemi suplicou para que Rute fizesse o mesmo.

Rute16, porém, respondeu: “Não insistas comigo que te deixe e não mais a acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus!”

Foi22 assim que Noemi voltou das terras de Moabe, com sua nora Rute, a moabita. Elas chegaram a Belém no início da colheita da cevada.

Noemi1(versículo de Rute 2) tinha um parente por parte do marido. Era um homem rico e influente, pertencia ao clã de Elimeleque e chamava-se Boaz.

Rute2, a moabita, disse a Noemi: “Vou recolher espigas no campo III daquele que me permitir”.

“Vá, minha filha”, respondeu-lhe Noemi. Então3 ela foi e começou a recolher espigas atrás dos ceifeiros. Por acaso entrou justamente na parte da plantação que pertencia a Boaz, que era do clã de Elimeleque.

Naquele4 exato momento, Boaz chegou de Belém e saudou os ceifeiros: “O SENHOR esteja com vocês!” Eles responderam: “O SENHOR te abençoe!”

Boaz5 perguntou ao capataz dos ceifeiros: “A quem pertence aquela moça?”

O6 capataz respondeu: “É uma moabita IV que voltou de Moabe com Noemi”.

Disse8 então Boaz a Rute: “Ouça bem, minha filha, não vá colher noutra lavoura, nem se afaste daqui. Fique com minhas servas. Preste9 atenção onde os homens estão ceifando, e vá atrás das moças que vão colher. Darei ordem aos rapazes para que não toquem em você. Quando tiver sede, beba da água dos potes que os rapazes encheram. O12 SENHOR lhe retribua o que você tem feito! Que você seja ricamente recompensada pelo SENHOR, o Deus de Israel, sob cujas asas você veio buscar refúgio!”

Assim23 Rute ficou com as servas de Boaz para recolher espigas, até acabarem as colheitas de cevada e de trigo V. E continuou morando com a sua sogra.

 

v     Curiosidades

                                      I.     Belém de Judá – O nome dessa aldeia, situada a poucos quilômetros de Jerusalém, significa “casa do pão”. No início desta história, Belém era um lugar sem comida. Mas, no final, Belém faz jus ao nome.

                                   II.     Nas terras de Moabe – Os moabitas eram aparentados com os israelitas através de Ló, o sobrinho de Abraão, e ocupavam partes do que atualmente é a Jordânia central, do lado oriental do Mar Morto. Nunca esqueceram a invasão de suas terras pelos israelitas, após o Êxodo, mas havia períodos de relações amistosas, como neste caso.

                                III.     “Recolher espigas no campo” – Em Israel, proprietários de terras deveriam obedecer a esta lei: “Quando fizerem a colheita de sua terra, não colham até os limites extremos de seu campo, nem recolham as sobras de sua colheita. Deixem-nas para o pobre, o órfão e a viúva”. Mesmo nos dias sombrios dos Juízes, ainda havia gente generosa e honesta como Boaz. Mas, entre os segadores, havia gente menos honrada, e Boaz ofereceu a Rute proteção contra eles.

                                IV.     “Moabita” – Rute é estrangeira, de um povo geralmente desprezado pelos israelitas. Mas, por ter fé no Deus de Israel e ser caridosa com a sogra, torna-se um bom exemplo para os israelitas. Na época dos Juízes, grande parte do povo que ela adotou adorava outros deuses e vivia na imoralidade.

                                   V.     “Até acabarem as colheitas de cevada e de trigo” – Cevada e trigo eram colhidos em abril e maio, respectivamente. Os homens cortavam as espigas com foices, e as mulheres as amarravam em feixes. Talos com grãos eram deixados para trás.

 

          - Enterrando os mortos: A maioria dos enterros era feita em cavernas ou em sepulturas rasas. Os pobres, em geral, eram enterrados juntamente com vasos simples de cerâmica, como a “caneca de mergulho” (uma pequena jarra usada para tirar líquidos de recipientes maiores). As câmaras mortuárias dos ricos continham mais objetos de adorno. Nessa época, as pessoas acreditavam que iriam viver no “Sheol”, um lugar de paz e tranquilidade.

          - Mulheres na colheita: O costume de deixar as margens dos campos sem colher continua sendo praticada no Oriente Médio.

 

          Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.

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