Em primeiro lugar, ouço que, quando vocês se reúnem como
igreja, há divisões entre vocês, e até certo ponto eu o creio. Pois é
necessário que haja divergências entre vocês, para que sejam conhecidos quais
dentre vocês são aprovados. Quando vocês se reúnem, não é para comer a ceia do
Senhor, porque cada um come sua própria ceia sem esperar pelos outros. Assim,
enquanto um fica com fome, outro se embriaga. Será que vocês não têm casa onde
comer e beber? Ou desprezam a igreja de Deus e humilham os que nada têm? Que
lhes direi? Eu os elogiarei por isso? Certamente que não!
Pois recebi do Senhor o que também lhes entreguei: que o
Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão e, tendo dado graças,
partiu-o e disse: “Isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto
em memória de mim”. Da mesma forma, depois da ceia ele tomou o cálice e disse: “Este
cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isto, sempre que o beberem, em memória
de mim”. Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam
a morte do Senhor até que ele venha.
Portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do
Senhor indignamente será culpado de pecar contra o corpo e o sangue do Senhor. Examine-se
o homem a si mesmo, e então coma do pão e beba do cálice. Pois quem come e bebe
sem discernir o corpo do Senhor, come e bebe para sua própria condenação. Por
isso há entre vocês muitos fracos e doentes, e vários já dormiram. Mas, se nós
nos examinássemos a nós mesmos, não receberíamos juízo. Quando, porém, somos
julgados pelo Senhor, estamos sendo disciplinados para que não sejamos condenados
com o mundo.
Portanto, meus irmãos, quando vocês se reunirem para comer,
esperem uns pelos outros. Se alguém estiver com fome, coma em casa, para que,
quando vocês se reunirem, isso não resulte em condenação.
Irmãos, quanto aos dons espirituais, não quero que vocês sejam
ignorantes. Vocês sabem que, quando eram pagãos, de uma forma ou de outra eram
fortemente atraídos e levados para os ídolos mudos. Por isso, eu lhes afirmo
que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: “Jesus seja amaldiçoado”; e
ninguém pode dizer: “Jesus é Senhor”, a não ser pelo Espírito Santo.
Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo. Há
diferentes tipos de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. Há diferentes formas
de atuação, mas é o mesmo Deus quem efetua tudo em todos.
A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando
ao bem comum. Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, a
palavra de conhecimento, pelo mesmo Espírito; a outro, fé, pelo mesmo Espírito;
a outro, dons de cura, pelo único Espírito; a outro, poder para operar
milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro,
variedade de línguas; e ainda a outro, interpretação de línguas. Todas essas
coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui
individualmente, a cada um, conforme quer.
Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos
membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim
também com respeito a Cristo. Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em
um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a
todos nós foi dado beber de um único Espírito.
O corpo não é composto de um só membro, mas de muitos. Se o
pé disser: “Porque não sou mão, não pertenço ao corpo”, nem por isso deixa de
fazer parte do corpo. E se o ouvido disser: “Porque não sou olho, não pertenço
ao corpo”, nem por isso deixa de fazer parte do corpo. Se todo o corpo fosse
olho, onde estaria a audição? Se todo o corpo fosse ouvido, onde estaria o
olfato? De fato, Deus dispôs cada um dos membros no corpo, segundo a sua
vontade. Se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Assim, há muitos
membros, mas um só corpo.
O olho não pode dizer à mão: “Não preciso de você!” Nem a
cabeça pode dizer aos pés: “Não preciso de vocês!” Pelo contrário, os membros
do corpo que parecem mais fracos são indispensáveis, e os membros que pensamos
serem menos honrosos, tratamos com especial honra. E os membros que em nós são
indecorosos são tratados com decoro especial, enquanto os que em nós são
decorosos não precisam ser tratados de maneira especial. Mas Deus estruturou o
corpo dando maior honra aos membros que dela tinham falta, a fim de que não
haja divisão no corpo, mas, sim, que todos os membros tenham igual cuidado uns
pelos outros. Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele; quando um
membro é honrado, todos os outros se alegram com ele.
Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês,
individualmente, é membro desse corpo. Assim, na igreja, Deus estabeleceu
primeiramente apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar,
mestres; depois os que realizam milagres, os que têm dom de curar, os que têm dom
de prestar ajuda, os que têm dons de administração e os que falam diversas
línguas. São todos apóstolos? São todos profetas? São todos mestres? Têm todos
o dom de realizar milagres? Têm todos dons de curar? Falam todos em línguas?
Todos interpretam? Entretanto, busquem com dedicação os melhores dons.
Passo agora a mostrar-lhes um caminho ainda mais excelente.
Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não
tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine. Ainda que
eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e
tenha uma fé capaz de mover montanhas, mas não tiver amor, nada serei. Ainda
que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado,
mas não tiver amor, nada disso me valerá.
O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se
vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se
ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se
alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as
línguas cessarão, o conhecimento passará. Pois em parte conhecemos e em parte
profetizamos; quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito
desaparecerá. Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e
raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino.
Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então,
veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da
mesma forma como sou plenamente conhecido.
Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o
amor. O maior deles, porém, é o amor.
Sigam o caminho do amor e busquem com dedicação os dons
espirituais, principalmente o dom de profecia. Pois quem fala em língua não
fala aos homens, mas a Deus. De fato, ninguém o entende; em espírito fala
mistérios. Mas quem profetiza o faz para a edificação, encorajamento e consolação
dos homens. Quem fala em língua a si mesmo se edifica, mas quem profetiza
edifica a igreja. Gostaria que todos vocês falassem em línguas, mas prefiro que
profetizem. Quem profetiza é maior do que aquele que fala em línguas, a não ser
que as interprete, para que a igreja seja edificada.
Agora, irmãos, se eu for visitá-los e falar em línguas, em
que lhes serei útil, a não ser que lhes leve alguma revelação, ou conhecimento,
ou profecia, ou doutrina? Até no caso de coisas inanimadas que produzem sons,
tais como a flauta ou a cítara, como alguém reconhecerá o que está sendo
tocado, se os sons não forem distintos? Além disso, se a trombeta não emitir um
som claro, quem se preparará para a batalha? Assim acontece com vocês. Se não
proferirem palavras compreensíveis com a língua, como alguém saberá o que está
sendo dito? Vocês estarão simplesmente falando ao ar. Sem dúvida, há diversos
idiomas no mundo; todavia, nenhum deles é sem sentido. Portanto, se eu não
entender o significado do que alguém está falando, serei estrangeiro para quem
fala, e ele, estrangeiro para mim. Assim acontece com vocês. Visto que estão
ansiosos por terem dons espirituais, procurem crescer naqueles que trazem a
edificação para a igreja.
Por isso, quem fala em língua, ore para que a possa
interpretar. Pois, se oro em língua, meu espírito ora, mas a minha mente fica
infrutífera. Então, que farei? Orarei com o espírito, mas também orarei com o
entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento. Se
você estiver louvando a Deus em espírito, como poderá aquele que está entre os não
instruídos dizer o “Amém” à sua ação de graças, visto que não sabe o que você
está dizendo? Pode ser que você esteja dando graças muito bem, mas o outro não
é edificado.
Dou graças a Deus por falar em línguas mais do que todos
vocês. Todavia, na igreja prefiro falar cinco palavras compreensíveis para
instruir os outros a falar dez mil palavras em língua.
Irmãos, deixem de pensar como crianças. Com respeito ao mal,
sejam crianças; mas, quanto ao modo de pensar, sejam adultos. Pois está escrito
na Lei: “Por meio de homens de outras línguas e por meio de lábios de
estrangeiros falarei a este povo, mas, mesmo assim, eles não me ouvirão”, diz o
Senhor.
Portanto, as línguas são um sinal para os descrentes, e não
para os que crêem; a profecia, porém, é para os que crêem, e não para os
descrentes. Assim, se toda a igreja se reunir e todos falarem em línguas, e
entrarem alguns não instruídos ou descrentes não dirão que vocês estão loucos? Mas
se entrar algum descrente ou não instruído quando todos estiverem profetizando,
ele por todos será convencido de que é pecador e por todos será julgado, e os
segredos do seu coração serão expostos. Assim, ele se prostrará, rosto em
terra, e adorará a Deus, exclamando: “Deus realmente está entre vocês!”
Portanto, que diremos, irmãos? Quando vocês se reúnem, cada
um de vocês tem um salmo, ou uma palavra de instrução, uma revelação, uma
palavra em língua ou uma interpretação. Tudo seja feito para a edificação da
igreja. Se, porém, alguém falar em língua, devem falar dois, no máximo três, e
alguém deve interpretar. Se não houver intérprete, fique calado na igreja, falando
consigo mesmo e com Deus.
Tratando-se de profetas, falem dois ou três, e os outros
julguem cuidadosamente o que foi dito. Se vier uma revelação a alguém que está
sentado, cale-se o primeiro. Pois vocês todos podem profetizar, cada um por sua
vez, de forma que todos sejam instruídos e encorajados. Os espíritos dos
profetas estão sujeitos aos profetas. Pois Deus não é Deus de desordem, mas de
paz.
Como em todas as congregações dos santos, permaneçam as
mulheres em silêncio nas igrejas, pois não lhes é permitido falar; antes
permaneçam em submissão, como diz a lei. Se quiserem aprender alguma coisa, que
perguntem a seus maridos em casa; pois é vergonhoso uma mulher falar na igreja.
Acaso a palavra de Deus originou-se entre vocês? São vocês o
único povo que ela alcançou? Se alguém pensa que é profeta ou espiritual,
reconheça que o que lhes estou escrevendo é mandamento do Senhor. Se ignorar
isso, ele mesmo será ignorado.
Portanto, meus irmãos, busquem com dedicação o profetizar e
não proíbam o falar em línguas. Mas tudo deve ser feito com decência e ordem.
Irmãos, quero
lembrar-lhes o evangelho que lhes preguei, o qual vocês receberam e no qual
estão firmes.
(Texto de 1º Coríntios 11:18 a 15:10)
Não, o texto acima não é um texto escrito por
mim ou outro cronista deste Blog, mas um texto escrito pelo apóstolo Paulo,
inspirado pelo Espírito Santo, aos irmãos da igreja em Corinto.
Há, neste texto, aplicativos pontuais àqueles
irmãos e irmãs, dentro do contexto de lugar e época para quem foi escrito, e
aplicativos universais, válidos para a Igreja em qualquer época e lugar.
Deixo a cada um que aqui lê a liberdade para
avaliar e assimilar.
Oro para que sempre o Senhor nos dê
discernimento e sabedoria. Amém.
É isso. Que a liberdade e o amor de Cristo nos
acompanhem!
Saudações,
Kurt Hilbert
Nenhum comentário:
Postar um comentário