Então33(versículo de Números 10) eles partiram do monte do SENHOR e
viajaram três dias. A arca da aliança do SENHOR foi à frente deles durante aqueles três
dias para encontrar um lugar para descansarem.
Aconteceu1(versículo de Números 11) que o povo começou a queixar-se
das suas dificuldades aos ouvidos do SENHOR. Quando ele os ouviu,
a sua ira acendeu-se e fogo da parte do SENHOR queimou entre eles e consumiu algumas
extremidades do acampamento. Então2 o povo clamou a Moisés, este
orou ao SENHOR, e o fogo extinguiu-se. Por3 isso aquele lugar
foi chamado Taberá I,
porque o fogo da parte do SENHOR queimou entre eles.
Um4
bando de estrangeiros II
que havia no meio deles encheu-se de gula, e até os próprios israelitas
tornaram a queixar-se, e diziam: “Ah, se tivéssemos carne para comer! Nós5
nos lembramos dos peixes que comíamos de graça no Egito, e também dos pepinos,
das melancias, dos alhos porós, das cebolas e dos alhos. Mas agora perdemos o
apetite; nunca vemos nada, a não ser este
maná! III”
Moisés10
ouviu gente de todas as famílias se queixando, cada uma à entrada de sua tenda.
Então acendeu-se a ira do SENHOR, e isso pareceu mal a Moisés.
Depois31
disso, veio um vento da parte do SENHOR que trouxe codornizes
IV do mar e as fez cair por todo o
acampamento, a uma altura de noventa centímetros, espalhando-as em todas as
direções até num raio de uma caminhada de um dia. Durante32 todo
aquele dia e aquela noite e durante todo o dia seguinte, o povo saiu e recolheu
codornizes. Ninguém recolheu menos de dez
barris V. Então eles as estenderam para secar ao redor de todo o
acampamento. Mas33, enquanto a carne ainda estava entre os seus
dentes e antes que a ingerissem, a ira do SENHOR acendeu-se contra o povo, e ele o feriu
com uma praga terrível. Por34 isso o lugar foi chamado Quibrote-Hataavá VI, porque
ali foram enterrados os que tinham sido dominados pela gula.
De35
Quibrote-Hataavá o povo partiu para Hazerote, e lá ficou.
Miriã1(versículo de Números 12) e Arão começaram a criticar
Moisés porque ele havia se casado com uma mulher cuxita. “Será2 que
o SENHOR tem falado apenas por meio de Moisés?”, perguntaram. “Também
não tem ele falado por meio de nós?” E o SENHOR ouviu isso.
Então5
o SENHOR desceu numa coluna de nuvem e, pondo-se à entrada da Tenda, chamou
Arão e Miriã. Os dois vieram à frente, e6 ele disse: “Ouçam as
minhas palavras: Quando entre vocês há um profeta do SENHOR, a ele me
revelo em visões, em sonhos falo com ele. Não7 é assim, porém, com
meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa. Com8 ele falo
face a face, claramente, e não por enigmas; e ele vê a forma do SENHOR. Por que
não temeram criticar meu servo Moisés?”
Quando10
a nuvem se afastou da Tenda, Miriã estava leprosa; sua aparência era como a da
neve. Arão voltou-se para ela, viu que ela estava com lepra.
Então13
Moisés clamou ao SENHOR: “Ó Deus, por misericórdia, cura-a!”
O14
SENHOR respondeu a Moisés: “Se o pai dela lhe tivesse cuspido no
rosto, não estaria ela envergonhada sete dias? Que fique isolada fora do
acampamento sete dias; depois ela poderá ser trazida de volta”. Então15
Miriã ficou isolada sete dias fora do acampamento, e o povo não partiu enquanto
ela não foi trazida de volta.
v
Para
entender a história
Na viagem para a
“terra prometida”, Deus tem orientado e protegido o seu povo e provido as suas
necessidades. Ao rejeitar a dádiva do maná e questionar sua escolha de um
líder, os israelitas mostraram desprezo por seu Deus.
v
Curiosidades
I. “Taberá”
– Esta palavra significa “queimado”. O fogo que simbolizou a presença de Deus
entre os israelitas tornou-se um instrumento de castigo divino.
II. “Bando de estrangeiros” – A palavra hebraica aqui empregada no original é “rabble”,
que sugere a idéia de um povo mestiço. Eram os não-israelitas, que acompanharam
os israelitas quando estes deixaram o Egito durante o Êxodo e os seguiram até a
“terra prometida”. Essas pessoas costumavam ser a fonte das reclamações que
percorriam o acampamento. Os israelitas se expuseram à ira de Deus por se
deixarem influenciar por eles.
III. “Este maná” – O maná era o “pão de cada dia” dos israelitas, uma dádiva
de Deus e um sinal de sua providência. O maná era uma substância doce, em forma
de semente, que aparecia diariamente como orvalho, exceto no sábado. O maná
tinha o sabor de mel. Podia ser cozido, ou socado num pilão para se fazerem
bolos.
IV. “Um vento... trouxe
codornizes” – Na época bíblica, milhões de
codornizes atravessaram essa área do deserto, durante a migração. Por causa da
longa distância, as codornizes planavam em correntes de vento.
V. “Dez barris” – Um barril (ou um “homer”) era uma “carga de burro”. A
enorme quantidade de codornizes que cada pessoa recolheu foi a prova da
ganância dos israelitas.
VI. “Quibrote-Hataavá” – O termo hebraico quer dizer “covas da gula”. O local foi o
cemitério daqueles que rejeitaram o maná e imploraram por outra comida.
-
Miriã: Miriã era a irmã de Moisés e Arão. Foi ela
quem ajudou a salvar Moisés ainda bebê da morte. Miriã era profetisa (Êxodo
15:20). Tanto ela quanto Arão ficaram com ciúmes da autoridade de Moisés. Era
esse, e não a mulher estrangeira de Moisés, o verdadeiro motivo da insatisfação
deles.
Publicada
inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta
Street, London WC2E 8PS.
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