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domingo, 9 de julho de 2023

125 – Israel Lamenta-se (Números 10 – 12)


Então33(versículo de Números 10) eles partiram do monte do SENHOR e viajaram três dias. A arca da aliança do SENHOR foi à frente deles durante aqueles três dias para encontrar um lugar para descansarem.

Aconteceu1(versículo de Números 11) que o povo começou a queixar-se das suas dificuldades aos ouvidos do SENHOR. Quando ele os ouviu, a sua ira acendeu-se e fogo da parte do SENHOR queimou entre eles e consumiu algumas extremidades do acampamento. Então2 o povo clamou a Moisés, este orou ao SENHOR, e o fogo extinguiu-se. Por3 isso aquele lugar foi chamado Taberá I, porque o fogo da parte do SENHOR queimou entre eles.

Um4 bando de estrangeiros II que havia no meio deles encheu-se de gula, e até os próprios israelitas tornaram a queixar-se, e diziam: “Ah, se tivéssemos carne para comer! Nós5 nos lembramos dos peixes que comíamos de graça no Egito, e também dos pepinos, das melancias, dos alhos porós, das cebolas e dos alhos. Mas agora perdemos o apetite; nunca vemos nada, a não ser este maná! III

Moisés10 ouviu gente de todas as famílias se queixando, cada uma à entrada de sua tenda. Então acendeu-se a ira do SENHOR, e isso pareceu mal a Moisés.

Depois31 disso, veio um vento da parte do SENHOR que trouxe codornizes IV do mar e as fez cair por todo o acampamento, a uma altura de noventa centímetros, espalhando-as em todas as direções até num raio de uma caminhada de um dia. Durante32 todo aquele dia e aquela noite e durante todo o dia seguinte, o povo saiu e recolheu codornizes. Ninguém recolheu menos de dez barris V. Então eles as estenderam para secar ao redor de todo o acampamento. Mas33, enquanto a carne ainda estava entre os seus dentes e antes que a ingerissem, a ira do SENHOR acendeu-se contra o povo, e ele o feriu com uma praga terrível. Por34 isso o lugar foi chamado Quibrote-Hataavá VI, porque ali foram enterrados os que tinham sido dominados pela gula.

De35 Quibrote-Hataavá o povo partiu para Hazerote, e lá ficou.

Miriã1(versículo de Números 12) e Arão começaram a criticar Moisés porque ele havia se casado com uma mulher cuxita. “Será2 que o SENHOR tem falado apenas por meio de Moisés?”, perguntaram. “Também não tem ele falado por meio de nós?” E o SENHOR ouviu isso.

Então5 o SENHOR desceu numa coluna de nuvem e, pondo-se à entrada da Tenda, chamou Arão e Miriã. Os dois vieram à frente, e6 ele disse: “Ouçam as minhas palavras: Quando entre vocês há um profeta do SENHOR, a ele me revelo em visões, em sonhos falo com ele. Não7 é assim, porém, com meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa. Com8 ele falo face a face, claramente, e não por enigmas; e ele vê a forma do SENHOR. Por que não temeram criticar meu servo Moisés?”

Quando10 a nuvem se afastou da Tenda, Miriã estava leprosa; sua aparência era como a da neve. Arão voltou-se para ela, viu que ela estava com lepra.

Então13 Moisés clamou ao SENHOR: “Ó Deus, por misericórdia, cura-a!”

O14 SENHOR respondeu a Moisés: “Se o pai dela lhe tivesse cuspido no rosto, não estaria ela envergonhada sete dias? Que fique isolada fora do acampamento sete dias; depois ela poderá ser trazida de volta”. Então15 Miriã ficou isolada sete dias fora do acampamento, e o povo não partiu enquanto ela não foi trazida de volta.

 

v     Para entender a história

Na viagem para a “terra prometida”, Deus tem orientado e protegido o seu povo e provido as suas necessidades. Ao rejeitar a dádiva do maná e questionar sua escolha de um líder, os israelitas mostraram desprezo por seu Deus.

 

v     Curiosidades

                                      I.     Taberá – Esta palavra significa “queimado”. O fogo que simbolizou a presença de Deus entre os israelitas tornou-se um instrumento de castigo divino.

                                   II.     “Bando de estrangeiros” – A palavra hebraica aqui empregada no original é “rabble”, que sugere a idéia de um povo mestiço. Eram os não-israelitas, que acompanharam os israelitas quando estes deixaram o Egito durante o Êxodo e os seguiram até a “terra prometida”. Essas pessoas costumavam ser a fonte das reclamações que percorriam o acampamento. Os israelitas se expuseram à ira de Deus por se deixarem influenciar por eles.

                                III.     “Este maná” – O maná era o “pão de cada dia” dos israelitas, uma dádiva de Deus e um sinal de sua providência. O maná era uma substância doce, em forma de semente, que aparecia diariamente como orvalho, exceto no sábado. O maná tinha o sabor de mel. Podia ser cozido, ou socado num pilão para se fazerem bolos.

                                IV.     “Um vento... trouxe codornizes” – Na época bíblica, milhões de codornizes atravessaram essa área do deserto, durante a migração. Por causa da longa distância, as codornizes planavam em correntes de vento.

                                   V.     “Dez barris” – Um barril (ou um “homer”) era uma “carga de burro”. A enorme quantidade de codornizes que cada pessoa recolheu foi a prova da ganância dos israelitas.

                                VI.     “Quibrote-Hataavá” – O termo hebraico quer dizer “covas da gula”. O local foi o cemitério daqueles que rejeitaram o maná e imploraram por outra comida.

 

- Miriã: Miriã era a irmã de Moisés e Arão. Foi ela quem ajudou a salvar Moisés ainda bebê da morte. Miriã era profetisa (Êxodo 15:20). Tanto ela quanto Arão ficaram com ciúmes da autoridade de Moisés. Era esse, e não a mulher estrangeira de Moisés, o verdadeiro motivo da insatisfação deles.

 

Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.

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