Pesquisar neste blog

domingo, 15 de maio de 2022

Medo



Marcos 5:36

“Não tenha medo; tão-somente creia”.

 

Do ponto de vista físico, o medo é um estado emocional que surge como resposta do cérebro diante de uma situação de ameaça, seja ela real ou imaginária. Podemos sentir medo diante de um cachorro bravo vindo em nossa direção na rua – situação real – ou em uma cena de filme de terror – situação imaginária. A ideia de que algo nos causa ameaça, faz com que o cérebro ative, involuntariamente, uma série de compostos químicos que provocam reações que ativam o medo.

De acordo com Freud, o medo pode ter a fase da angústia. Ao ignorar o medo, fingindo que ele não existe, não observando as causas que o deflagram, podemos ser levados a outros distúrbios emocionais, como a depressão. O medo é, desta forma, algo negativo.

O medo também pode ser um mecanismo de preservação, segundo a Psicologia. É quando, diante de uma ameaça inesperada, dispara-se um gatilho emocional que nos impele à fuga, quando esta é possível, ou à agressão/defesa, quando estamos encurralados. Isso acontece à espécie animal em larga escala, e também à espécie humana. O medo é, sob este prisma, um preservador da vida e, portanto, algo positivo.

Jesus nos fala para que não tenhamos medo. Ele não falava, obviamente, do mecanismo de proteção à vida que o medo assume, sendo, assim, algo bom, mas do medo psicológico angustiante e impeditivo da fluidez natural da vida, que é algo ruim.

Medo, portanto, é diferente de cautela. Jesus jamais nos chamou à inconsequência, ao desvario, a sermos tresloucados e faltos de juízo. Jesus nos chamava à confiança, confiança n’Ele e autoconfiança. A cautela faz com que avaliemos os riscos, os passos, aquilo que fazemos ou deixamos de fazer. Aquele pequeno temor que nos toma de vez em quando, ligando uma luz amarela de atenção às coisas, fazendo com que nosso sentido de proteção desperte é, pois, salutar.

O medo não é cautela.

Medo em estado patológico é nocivo à saúde mental e emocional, pois está afastado do amor. O medo deste tipo é, em mais alta instância, a ausência do amor. É disso que fala o apóstolo João, nos chamando a atenção para que avaliemos em que pé está nosso estado de amor/confiança em Deus. Diz ele: No amor não há medo; ao contrário, o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor (1º João 4:18). O amor divino nos infunde um sentido/sentimento de segurança, o que faz com que não mais temamos.

Não tememos, mas mantemos a atenção, o estado de vigilância. Vigiar e orar, como Jesus ensinou, é aquele estado desperto e consciente em que estamos conectados com Deus através de nossas palavras (oração) e pensamentos (meditação), e que nos faz não dormirmos ao andarmos pela vida. Vigiar e orar impede que andemos em estado zumbificado, como grande parte da humanidade anda hoje em dia, especialmente absorta pelas distrações eletrônicas/midiáticas. “Vigiem e orem para que não caiam em tentação”, dizia Jesus em Mateus 26:41. Sim, a “tentação” da distração das mídias é uma realidade do nosso tempo.

Não tenhamos mais medos psicológicos/emocionais oriundos da falta de fé/confiança/amor!

O medo só pode ser lançado fora quando nos largamos na confiança em Deus, e esta cresce cada vez mais de acordo com o empenho com que nos dedicamos a Ele, por direcionarmos nosso modo de vida na direção do modo de vida ensinado e vivido por nosso Mestre.

Tão-somente creiamos.

Crer é uma decisão.

Decido crer quando decido dar razão ao Evangelho, a Deus.

Decido viver minha vida segundo o significado que Jesus propõe como sendo vida.

Quando me entrego deliberadamente ao ensinamento de Cristo, passo a viver a Sua essência: o Seu amor.

O amor liberta; o medo prende.

O amor doa; o medo retém.

O amor expande; o medo retrai.

O amor ilumina; o medo escurece.

O amor doa a vida; o medo tira.

O amor é Deus; o medo não é.

 

Por hora é isso, pessoal. Que a liberdade e o amor de Cristo nos acompanhem.

Saudações,

Kurt Hilbert

Um comentário:

  1. Tenho medo é inevitável mas,o medo não me tem pois,tenho o poder pra não permitir q me domine!

    ResponderExcluir