Pesquisar neste blog

domingo, 8 de maio de 2022

95 – Adão e Eva (Gênesis 3)


 

Ora1(versículo de Gênesis 3), a serpente I era o mais astuto de todos os animais selvagens que o SENHOR Deus tinha feito. E ela perguntou à mulher: “Foi isto mesmo que Deus disse: ‘Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim’?”

Respondeu2 a mulher à serpente: “Podemos comer do fruto das árvores do jardim, mas3 Deus disse: ‘Não comam do fruto da árvore que está no meio do jardim, nem toquem nele; do contrário vocês morrerão’”.

Disse4 a serpente à mulher: “Certamente não morrerão! Deus5 sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se abrirão, e vocês serão como Deus (*), conhecedores do bem e do mal”.

Quando6 a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar II, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também. Os7 olhos dos dois se abriram, e perceberam que estavam nus; então juntaram folhas de figueira para cobrir-se.

Ouvindo8 o homem e sua mulher os passos do SENHOR Deus que andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia, esconderam-se da presença do SENHOR Deus entre as árvores do jardim.

Deus perguntou se haviam comido da árvore do conhecimento – porque eles se sentiam envergonhados com sua nudez – e Adão respondeu que Eva havia lhe dado o fruto para comer. Eva revelou a Deus que tinha sido enganada pela serpente.

Deus amaldiçoou a serpente e a condenou a viver rastejando sobre o ventre e a comer o pó da terra.

À16 mulher ele declarou:

“Multiplicarei grandemente o seu sofrimento na gravidez; com sofrimento você dará à luz filhos. Seu desejo será para o seu marido, e ele a dominará”.

E17 ao homem declarou:

“Visto que você deu ouvidos à sua mulher e comeu do fruto da árvore da qual eu lhe ordenara que não comesse, maldita é a terra por sua causa; com sofrimento você se alimentará dela todos os dias da sua vida. Ela18 lhe dará espinhos e ervas daninhas, e você terá que alimentar-se das plantas do campo. Com19 o suor do seu rosto você comerá o seu pão, até que volte à terra, visto que dela foi tirado; porque você é pó e ao pó voltará III”.

Adão20 deu à sua mulher o nome de Eva IV, pois ela seria mãe de toda a humanidade. O21 SENHOR Deus fez roupas de pele e com elas vestiu Adão e sua mulher.

Então22 disse o SENHOR Deus: “Agora o homem se tornou como um de nós, conhecendo o bem e o mal. Não se deve, pois, permitir que ele também tome do fruto da árvore da vida e o coma, e viva para sempre”. Por23 isso o SENHOR Deus o mandou embora do jardim do Éden para cultivar o solo do qual fora tirado. Depois24 de expulsar o homem, colocou a leste do jardim do Éden querubins e uma espada flamejante V que se movia, guardando o caminho para a árvore da vida.

 

v     Para entender a história

A inocência e a tranqüilidade do Éden são destruídas por causa do pecado de Adão e Eva. Ao comerem da Árvore do Conhecimento, desafiaram a vontade de Deus. Deus os castiga tirando deles a dádiva da vida eterna e os expulsando do jardim. O pecado deles leva a humanidade a se separar de Deus.

 

v     Curiosidades

                                      I.     “A serpente – Algumas culturas antigas do Oriente Médio associam serpentes com a sabedoria e a intuição. Na Bíblia, a serpente geralmente é apresentada como um símbolo da maldade. A tradição posterior associa a serpente com o diabo. A palavra hebraica para serpente, “nahash”, é semelhante à palavra “nashah”, que significa “traição”. Esse jogo de palavras enfatiza o papel da serpente como tentadora.

                                   II.     “Agradável ao paladar – Embora não seja dado um nome ao fruto, em geral ele é reproduzido como uma maçã. Essa tradição data, provavelmente, do século V, quando a Bíblia foi traduzida para o latim. A palavra latina para maldade, “malum”, também significa maçã.

                                III.     “Você é pó e ao pó voltará” – Adão não mais terá a vida eterna, pois comeu da “árvore do conhecimento”. O homem foi criado do pó (Gênesis 2:7), e a vontade de Deus o devolverá ao mesmo estado. As palavras de Deus estabelecem o ciclo físico de vida e morte.

                                IV.     “Deu à sua mulher o nome de Eva” – “Eva”, em hebraico, é “vida”. É significativo o fato de Adão dar esse nome à mulher logo após Deus lhe falar sobre morte. Adão sabe que Deus continuará a abençoar a humanidade, apesar de os dois terem pecado. A palavra hebraica para “homem” é “Adão”. Sua semelhança com “adamah”, que quer dizer “terra”, serve como lembrança de como Deus criou o homem.

                                   V.     “Querubins e uma espada flamejante” – Em geral, querubins são representados como seres angelicais que agem como guardiões divinos. Esculturas de querubins decoram o Templo construído por Salomão. Essas representações podem ter tido como modelo antigas esculturas do Oriente Médio com leões alados e touros com cabeça humana.

 

(*) – Ou deuses.

 

Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário