Pesquisar neste blog

sábado, 21 de maio de 2022

96 – Caim e Abel (Gênesis 4)


Adão1(versículo de Gênesis 4) teve relações com Eva, sua mulher, e ela engravidou e deu à luz Caim. Disse ela: “Com o auxílio do SENHOR tive um filho homem” I. Voltou2 a dar à luz, desta vez a Abel, irmão dele II.

Abel tornou-se pastor de ovelhas, e Caim, agricultor. Passado3 algum tempo, Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR. Abel4, por sua vez, trouxe as partes gordas das primeiras crias do seu rebanho. O SENHOR aceitou com agrado Abel e sua oferta, mas5 não aceitou Caim e sua oferta III. Por isso Caim se enfureceu e o seu rosto se transtornou.

O6 SENHOR disse a Caim: “Por que você está furioso? Por que se transtornou o seu rosto? Se7 você fizer o bem IV, não será aceito? Mas se não o fizer, saiba que o pecado o ameaça à porta V; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo”.

Disse8, porém, Caim a seu irmão Abel: “Vamos para o campo”. Quando estavam lá, Caim atacou seu irmão Abel e o matou.

Então9 o SENHOR perguntou a Caim: “Onde está seu irmão Abel?”

Respondeu ele: “Não sei; sou eu o responsável por meu irmão?”

Disse10 o SENHOR: “O que foi que você fez? Escute! Da terra o sangue do seu irmão está clamando. Agora11 amaldiçoado é você pela terra, que abriu a boca para receber da sua mão o sangue do seu irmão. Quando12 você cultivar a terra, esta não lhe dará mais da sua força. Você será um fugitivo errante pelo mundo”.

Disse13 Caim ao SENHOR: “Meu castigo é maior do que posso suportar. Hoje14 me expulsas desta terra, e terei que me esconder da tua face; serei um fugitivo errante pelo mundo, e qualquer que me encontrar me matará”.

Mas15 o SENHOR lhe respondeu: “Não será assim; se alguém matar Caim, sofrerá sete vezes a vingança” VI. E o SENHOR colocou em Caim um sinal VII, para que ninguém que viesse a encontrá-lo o matasse. Então16 Caim afastou-se da presença do SENHOR e foi viver na terra de Node VIII, a leste do Éden.

Novamente25 Adão teve relações com sua mulher, e ela deu à luz outro filho, a quem chamou Sete, dizendo: “Deus me concedeu um filho no lugar de Abel, visto que Caim o matou”. Também26 a Sete nasceu um filho, a quem deu o nome de Enos.

Nessa época começou-se a invocar o nome do SENHOR.

 

v     Para entender a história

O ciúme de Caim destrói todos os laços familiares de afeto e leva a um ato desprezível. O seu pecado é maior do que o de Adão e Eva. Além de não se arrepender, ainda protesta contra o castigo. Deus manda Caim para mais além do Jardim do Éden, para viver constantemente se lembrando do seu pecado.

 

v     Curiosidades

                                      I.     Com o auxílio do SENHOR tive um filho homem – Eva reconhece que Deus é o criador de todas as coisas. O nome de seu filho reforça isso. “Caim”, em hebraico, significa “obter”.

                                   II.     Voltou a dar à luz, desta vez a Abel, irmão dele – A palavra hebraica “Abel” significa “um sopro”. Sugere algo que se desfaz e acaba, provendo o destino de seu filho.

                                III.     “Não aceitou Caim e sua oferta” – Embora a Bíblia não explique por que Deus rejeita a oferenda de Caim, isso se torna compreensível no contexto das leis de sacrifício dos israelitas. As Escrituras afirmam que os animais primogênitos devem ser oferecidos a Deus (Êxodo 13:2), e as primeiras frutas de uma plantação devem ser dedicadas na época da colheita (Levítico 23:10). Abel, cuidadosamente, selecionou a sua oferenda a Deus, o que Caim não faz.

                                IV.     “Se você fizer o bem” – As palavras de Deus sugerem que Caim sabia que a sua oferenda não seria aceitável. Somente presentes perfeitos podem ser dedicados a Deus (Levítico 22:20-22).

                                   V.     “O pecado o ameaça à porta” – Esta é a primeira vez que a Bíblia menciona a palavra “pecado”. É representado como um animal esperando para atacar. Caim ainda tem chance de levar uma vida correta, mas precisa superar seus pensamentos invejosos.

                                VI.     “Sofrerá sete vezes a vingança” – Apesar da falta de remorso de Caim, Deus se oferece para cuidar dele. A compaixão de Deus é maior do que a sua ira. O número sete significa a proteção perfeita e absoluta de Deus.

                             VII.     “Colocou em Caim um sinal” – A Bíblia não especifica de que modo Deus colocou um sinal em Caim. O sinal é um símbolo da proteção de Deus e um lembrete do pecado de Caim.

                          VIII.     “Terra de Node” – A palavra hebraica “Node” significa “vagar” ou “peregrinar”. Caim é condenado a vagar numa terra árida na qual ele não conseguirá plantar. Este castigo é pior do que o de Adão. Deus condenou Adão a trabalhar uma terra repleta de espinhos e abrolhos.

 

Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário