Pesquisar neste blog

domingo, 13 de março de 2016

Caim e os Outros

Gênesis 4:13-16
          Disse Caim ao SENHOR: “Meu castigo é maior do que posso suportar. Hoje me expulsas desta terra, e terei que me esconder da tua face; serei um fugitivo errante pelo mundo, e qualquer que me encontrar me matará”. Mas o SENHOR lhe respondeu: “Não será assim; se alguém matar Caim, sofrerá sete vezes a vingança”. E o SENHOR colocou em Caim um sinal, para que ninguém que viesse a encontrá-lo o matasse. Então Caim afastou-se da presença do SENHOR e foi viver na terra de Node, a leste do Éden.


Pela morte de Abel,
o irmão que me foi dado,
estou amaldiçoado
e, por aí, ando errante.
Posso, a qualquer instante,
pelos outros ser encontrado
e ser executado
pelo crime da emulação.
O sangue clama vingança.
Tomado de desesperança,
aguardo a execução.
Sei que não serei poupado
quando, pelos outros, for encontrado...
         Não será assim,
         ninguém te porá fim.
         Nada temas, Caim,
         por Mim estás marcado.
Fui para leste do Éden
tocar em frente a vida,
dura e desprovida,
causada por meu ato inválido.
Ando sujo, esquálido,
mas tenho minha garantia
que os outros não me farão danos.
Descobri que, além de papai e mamãe,
e além de mim e Abel, havia
outros seres humanos.


Kurt Hilbert

Nenhum comentário:

Postar um comentário