Pesquisar neste blog

domingo, 8 de novembro de 2015

Tempestades e Consequências


          Provérbios 10:25
          Passada a tempestade, o ímpio já não existe, mas o justo permanece firme para sempre.

          Ímpio, segundo o dicionário, é quem não é piedoso. E piedoso é aquele sujeito que tem reverência ao que é sagrado, que tem reverência a Deus.
          A Palavra acima começa nos dizendo que a tempestade passa. Sempre passa. Aliás, tudo passa – tempestades e bonanças passam. Sempre.
          Segue dizendo a Palavra que o ímpio – aquele que não tem reverência a Deus – já não existe após a tempestade. E que o justo, passada a tempestade, fica para sempre.
          Agora, vamos trabalhar um pouquinho com isso.
          Como assim, passada a tempestade, o ímpio já não existirá? Terá ido para onde? Terá sido sorvido pelos ventos e águas tempestuosas ou o quê? Podemos concluir, de bom tom, que, das duas, uma: ou o tal ímpio foi tragado por algum abismo existencial ou trasladado para alguma outra dimensão. E aqui não estou brincando com as palavras.
          Quando alguém passa por uma tempestade existencial na vida, ou esta o derroca para um fundo abismal de alma, mergulhando-o em depressão psicológica, numa doença patológica, física mesmo, manifestada por fatores oriundos da psique, como é grande parte das doenças, ou, então, essa pessoa é catapultada para um estágio espiritual ou psicológico superior ao que se encontrava antes da intempérie. Em outras palavras: em indo para o fundo do poço, ou ela soçobra lá ou de lá sai fortalecida.
          Quando alguém está alicerçado sobre a Rocha – Jesus Cristo – pode até parar no fundo do poço, mas sairá de lá muito maior, psicológica e espiritualmente.
          Então, por que a Palavra diz que o justo permanece firme para sempre? O justo não estaria sujeito às tempestades? Claro que sim! Se até Jesus, com Seus discípulos, encontraram-se em meio a ventos e chuvas, a bordo dum barquinho, a mercê da tempestade... O que aconteceu foi que Jesus acalmou a tempestade, naquele caso.  Quando a Palavra diz que o justo permanece firme para sempre, afirma-se aí que o justo, mesmo passando pela tempestade, quando esta cessa, estará mais fortemente embarcado no barco de Cristo, onde Ele será sempre o timoneiro. O justo – aquele que é justificado pela fé em Cristo, não por seus próprios méritos – permanecerá firme sempre.
          E o ímpio? Este se lascou? Não necessariamente. Quando, em passando pela tempestade, ele se apegar a Cristo, também de lá sairá firme. Quando a Palavra diz que passada a tempestade, o ímpio já não existe, ela diz que a impiedade da pessoa morre lá, na tempestade, e emerge de lá uma pessoa não mais ímpia, mas agora ancorada na fé. Nem sempre é assim – pois sempre dependerá da decisão da pessoa – mas assim poderá ser, se assim decidir.
          Esta é a boa nova. Este é o Evangelho.

          Por hora é isso, pessoal. Que a liberdade e o amor de Cristo nos acompanhem.
          Saudações,

          Kurt Hilbert

Nenhum comentário:

Postar um comentário